03/08/2018 - 48a Solene

OUTORGA DO COLAR DE HONRA AO MÉRITO LEGISLATIVO DO ESTADO DE SÃO PAULO À ASSOCIAÇÃO OKINAWA KENJIN DO BRASIL E AO SENHOR GOVERNADOR DA PROVÍNCIA DE OKINAWA, TAKESHI ONAGA
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 21/08/2018:

Resumo da Sessão
Presidência : HÉLIO NISHIMOTO / PEDRO KAKÁ
1 -  HÉLIO NISHIMOTO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  TÉRIO UEHARA
Mestre de cerimônias, nomeia a Mesa e demais autoridades presentes.
3 -  PRESIDENTE HÉLIO NISHIMOTO
Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, em "Homenagem aos 110 anos da Imigração Okinawana no Brasil e Outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo à Associação Okinawa Kenjin do Brasil ao Senhor Governador da Província de Okinawa, Takeshi Onaga, por solicitação deste deputado, e dos deputados Pedro Kaká e Jooji Hato. Convida o público para ouvir, de pé, o "Hino do Japão" e o "Hino Nacional Brasileiro". Agradece a presença das autoridades e da comunidade de Okinawa, nesta solenidade. Enaltece a contribuição da cultura japonesa para o Estado. Lembra visita à província de Okinawa, em 2013.
4 -  PEDRO KAKÁ
Deputado estadual, assume a Presidência. Saúda os presentes. Manifesta gratidão e honra por participar da solenidade. Acrescenta que é justa a homenagem à Associação Okinawa Kenjin do Brasil. Tece considerações sobre a adoção de seu apelido Kaká. Elogia os deputados Hélio Nishimoto e Jooji Hato. Enaltece o trabalho realizado por esta Casa. Faz reflexão filosófica a respeito da imigração japonesa para o Brasil. Ressalta a representatividade de japoneses no cenário social brasileiro. Rende homenagens aos ancestrais nipônicos.
5 -  GEORGE HATO
Vereador à Câmara Municipal de São Paulo, a representar o deputado estadual Jooji Hato, cumprimenta os presentes. Manifesta o contentamento de seu pai, o deputado estadual Jooji Hato, por ocasião desta solenidade. Lê mensagem enviada pela citada autoridade.
6 -  WALTER IROSHI
Deputado federal, saúda os presentes. Deseja boas-vindas à comunidade japonesa. Discorre acerca da concessão de vistos de ingresso ao Japão, para estudantes brasileiros com descendência japonesa. Lembra o pioneirismo dos que imigraram para o Brasil, há 110 anos. Enaltece a manutenção da cultura okinawana, no Estado.
7 -  EIKI SHIMABUKURO
Presidente da Associação Okinawa Kenjin do Brasil, cumprimenta os presentes. Manifesta gratidão pela homenagem à associação. Faz breve relato da chegada dos imigrantes japoneses ao País. Valoriza a transmissão de valores entre as gerações, como a união e a solidariedade, por exemplo. Parabeniza os homenageados.
8 -  MORITAKE TOMIKAWA
Vice-governador de Okinawa, ressalta a longevidade de moradores de Okinawa. Atribui relevo ao intercâmbio entre os povos. Manifesta gratidão pela homenagem recebida.
9 -  YONEKICHI SHINZATO
Presidente da Assembleia Legislativa de Okinawa, parabeniza os homenageados - beneméritos e longevos. Argumenta a respeito de imigrantes que exercem liderança no Brasil. Defende a progressão do relacionamento internacional entre Brasil e Japão.
10 -  MIKIO SHIMOJI
Deputado federal no Japão, parabeniza os homenageados. Menciona a alegria dos presentes nas galerias. Faz convite de retorno a Okinawa, como meio de melhorar o relacionamento entre Brasil e Japão. Tece considerações sobre a ida de jovens brasileiros para o Japão, para estudar.
11 -  YASUSHI NOGUSHI
Cônsul-geral do Japão em São Paulo, saúda os presentes. Afirma que 40% dos primeiros imigrantes japoneses são naturais de Okinawa. Informa que em visita a Mato Grosso do Sul conhecera descendentes de Okinawa. Menciona a contribuição dos japoneses para a sociedade brasileira.
12 -  TÉRIO UEHARA
Mestre de cerimônias, anuncia a entrega de diplomas de agradecimento, do governo de Okinawa, aos beneméritos e descendentes de Okinawa. Informa homenagem aos pioneiros centenários e aos pioneiros acima de 90 anos.
13 -  ISSAMU YAMASHIRO
Saúda os presentes. Manifesta gratidão pela homenagem recebida. Comenta a longevidade e cuidados com a saúde.
14 -  TÉRIO UEHARA
Mestre de cerimônias, faz breve relato da história da Associação Okinawa Kenjin do Brasil. Anuncia a entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo ao seu presidente, Sr. Eiki Shimabukuro. Faz breve relato da biografia e anuncia a entrega da mesma honraria ao Sr. Takeshi Onaga, governador da província de Okinawa, representado por Moritake Tomikama, vice-governador de Okinawa.
15 -  EIKI SHIMABUKURO
Presidente da Associação Okinawa Kenjin do Brasil, cumprimenta os presentes. Agradece a honraria recebida, em nome de todos os descendentes okinawanos. Assevera que a solenidade deve ser eternamente relevante para a Associação Okinawa Kenjin do Brasil.
16 -  MORITAKE TOMIKAWA
Vice-governador de Okinawa, saúda os presentes. Valoriza o fortalecimento dos laços de amizade e desenvolvimento econômico mútuos.
17 -  TÉRIO UEHARA
Mestre de cerimônias, anuncia a exibição de dança clássica feminina, típica de Okinawa.
18 -  HÉLIO NISHIMOTO
Deputado estadual, assume a Presidência. Faz agradecimentos gerais.
19 -  PEDRO KAKÁ
Deputado estadual, assume a Presidência. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp