28/06/2018 - 90ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 04/07/2018:

Resumo da Sessão
Presidência : DOUTOR ULYSSES
Secretaria : MARCO VINHOLI

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  DOUTOR ULYSSES
Assume a Presidência e abre a sessão. Dá boas-vindas a alunos do curso de Direito da Faculdade Politécnica de Campinas - Policamp - SP, acompanhados da professora Ana Clara Vianna Blaauw, a convite do deputado Fernando Capez; e aos participantes da Delegação Chinesa da Federação Brasileira de Intercâmbio China-Brasil. Convoca os Srs. Deputados para duas sessões extraordinárias: a primeira a realizar-se hoje, às 19h; e a segunda a ter início dez minutos após o término da anterior.
2 -  CARLOS GIANNAZI
Chama atenção para a compra das universidades Anhembi Morumbi e FMU pelo grupo americano Laureate, controlado por fundos de investimento. Denuncia que com a nova gestão, que, a seu ver, visa ao lucro, houve demissão em massa de professores e mudanças na carga horária e base curricular dos cursos. Tece críticas à reforma trabalhista.
3 -  MARCO VINHOLI
Critica programa proposto pelo governador Márcio França que dispõe sobre a concessão de bolsa-auxílio a jovens que irão prestar serviços de apoio ao cidadão nas ruas. Considera que o recurso seria mais bem investido na Cultura e em outras áreas sociais do Estado. Opina que a medida tem caráter de campanha eleitoral.
4 -  CARLOS GIANNAZI
Para comunicação, repudia repressão a estudantes da Faculdade de Ciências e Letras de Assis da Unesp, em movimento a favor de Educação Pública de qualidade.
5 -  VITOR SAPIENZA
Elogia a atuação parlamentar do deputado Marco Vinholi. Solicita a publicação no "Diário Oficial" de artigo do jornal "O Estado de S. Paulo" sobre a PEC 5. Chama atenção para a morosidade na concessão de certidões em órgãos públicos do Estado para civis. Cita sistema utilizado pela Polícia, que expede certidões mais rapidamente. Requer uma solução para o problema.
6 -  MARCO VINHOLI
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
7 -  PRESIDENTE DOUTOR ULYSSES
Anota o pedido.
8 -  LECI BRANDÃO
Saúda os visitantes presentes nas galerias. Lembra que hoje é comemorado o Dia do Orgulho LGBT. Chama atenção para o fato de que relações homoafetivas são tratadas como crime em diversos países. Presta solidariedade à pré-candidata do PCdoB à presidência da República Manuela D'Ávila, a seu ver, desrespeitada no programa Roda Viva, da TV Cultura. Manifesta-se favorável a projeto de lei que proíbe o transporte marítimo e fluvial de animais para abate.
9 -  PRESIDENTE DOUTOR ULYSSES
Dá boas-vindas a alunos do curso de Direito da Faculdade das Américas - FAN e alunos da Unicsul-SP, acompanhados pelo Sr. Wilson Batista Mello.
10 -  LUIZ CARLOS GONDIM
Discorre sobre a dificuldade de marcação de cirurgias no estado de São Paulo. Anuncia que fora liberado o projeto de construção da alça de acesso entre a Rodovia Ayrton Senna e o distrito industrial do Taboão, na região de Mogi das Cruzes.
11 -  CARLOS GIANNAZI
Retoma denúncia de demissão em massa de professores das universidades Anhembi Morumbi e FMU, compradas pelo grupo Laureate. Registra a presença de alunas da Universidade Anhembi Morumbi, que se manifestaram prejudicadas pela medida.
12 -  CARLOS GIANNAZI
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
13 -  PRESIDENTE DOUTOR ULYSSES
Defere o pedido. Saúda as alunas da Universidade Anhembi-Morumbi presentes em plenário. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 29/06, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Lembra a realização de sessão extraordinária, hoje, às 19h, e de sessão solene dia 29/06, às 10h, para a "Outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Padre Rosalvino Morán Vinayo". Levanta a sessão.
alesp