16/07/2018 - 98ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 24/07/2018:

Resumo da Sessão
Presidência : CORONEL TELHADA / CORONEL CAMILO
Secretaria : CORONEL CAMILO

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência e abre a sessão. Convoca os Srs. Deputados para uma sessão solene, a realizar-se no dia 21 de agosto, às 10 horas, para prestar "Homenagem ao Exército Brasileiro e ao seu Patrono, Marechal Luís Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias", por solicitação do deputado Fernando Capez. Registra a presença do Sr. Wanderley Dallas, deputado estadual do Amazonas, acompanhado de seu filho, o vereador Dallas Filho, da Câmara Municipal de Manaus.
2 -  CARLOS GIANNAZI
Comemora a publicação, no Diário Oficial de 14/07, da promulgação da LC 1329/18, que garante a aposentadoria especial aos professores readaptados da Rede Estadual de Ensino. Ressalta que os professores readaptados são aqueles que adoeceram em serviço, vítimas das péssimas condições de trabalho, da violência nas escolas e da jornada estafante de trabalho. Lembra que, apesar de serem impedidos de lecionar em salas de aulas, continuam a trabalhar nas escolas, cumprindo uma função importante para o desenvolvimento do projeto pedagógico. Agradece todos os deputados, a Associação dos Professores Readaptados de São Paulo, o governador Márcio França e o secretário estadual de Educação. Considera que a promulgação deste projeto vai à contramão do que está acontecendo no Brasil, com a retirada de direitos previdenciários dos trabalhadores. Cita a reforma da Previdência do presidente Michel Temer e do ex-prefeito de São Paulo, João Doria, ambos derrotados provisoriamente.
3 -  PRESIDENTE CORONEL TELHADA
Considera a aprovação deste projeto uma grande vitória para os professores. Parabeniza o deputado Carlos Giannazi.
4 -  CORONEL CAMILO
Lamenta o enfraquecimento da Operação Delegada. Lembra que esta operação é uma solução em que os policiais vendem suas folgas, trabalhando para a Prefeitura, conseguindo assim complementar o seu orçamento. Afirma que quem mais ganha são os cidadãos, que podem circular pelas áreas de compras de São Paulo com maior tranquilidade. Ressalta que a Operação Delegada deve ser expandida. Destaca a sua importância no enfrentamento da desordem urbana. Pede ao governador Márcio França um reajuste nos salários dos policiais. Incentiva os prefeitos a expandirem esta operação.
5 -  CORONEL CAMILO
Assume a Presidência.
6 -  CORONEL TELHADA
Saúda os visitantes do Amazonas presentes em plenário. Comenta ocorrência, enviada pela coronel Kátia, da cidade de Botucatu. Diz ter ocorrido a maior apreensão de drogas no interior do estado de São Paulo. Descreve a ocorrência e a quantidade de drogas apreendidas. Parabeniza a coronel Kátia pela operação. Discorre sobre a morte de policial militar de São Paulo, vítima de acidente de moto, assim como dois policiais do Rio de Janeiro e um policial aposentado. Descreve o ocorrido em todos os casos. Ressalta que a polícia tem que ter equipamento mais adequado, com coletes à prova também de fuzil. Lembra dos 66 policiais assassinados no Rio de Janeiro somente em 2018. Considera necessário um reajuste no salário dos policiais. Solicita que o governador Márcio França volte os olhos para a polícia do Estado.
7 -  CORONEL TELHADA
Solicita o levantamento da sessão por acordo de lideranças.
8 -  PRESIDENTE CORONEL CAMILO
Anota o pedido. Faz coro ao pronunciamento do deputado Coronel Telhada. Parabeniza a coronel Kátia pela apreensão de drogas em Botucatu. Pede que os policiais militares tenham cuidado, principalmente durante suas folgas. Defere o pedido do deputado Coronel Telhada. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 17/07, à hora regimental, com Ordem do Dia. Levanta a sessão.
alesp