10/09/2018 - 57a Solene

COMEMORAÇÃO DO DIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 14/09/2018:

Resumo da Sessão
Presidência : HÉLIO NISHIMOTO
1 -  HÉLIO NISHIMOTO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  IZABEL DE JESUS PINTO
Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.
3 -  PRESIDENTE HÉLIO NISHIMOTO
Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, para a "Comemoração do Dia do Profissional de Educação Física". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", executado pela Seção da Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Anuncia a apresentação de um vídeo institucional do Cref4/SP.
4 -  SEBASTIÃO GOBBI
Primeiro secretário do Conselho Federal de Educação Física, representando o presidente Jorge Steinhilber, cumprimenta o deputado Hélio Nishimoto por valorizar o profissional de Educação Física. Saúda as autoridades presentes. Diz estar satisfeito em ver vários oficiais da Polícia Militar presentes nesta sessão, já que teve a sua formação em Educação Física nesta instituição. Parabeniza, em nome do presidente do Conselho Federal de Educação Física, a iniciativa do Cref4 por criar a Comenda do Estado de São Paulo e a Medalha do Mérito de Educação Física. Afirma que estas outorgas representam a gratidão, em retribuição a atuação competente e ética dos profissionais de Educação Física. Ressalta o trabalho de valorização destes profissionais.
5 -  IZABEL DE JESUS PINTO
Mestre de cerimônias, anuncia a entrega da Comenda do Estado de São Paulo Cref4 - Ordem da Educação Física às personalidades indicadas pelos membros do Conselho Regional de Educação Física. Anuncia a entrega da Comenda Benemérita às personalidades e organizações que contribuíram para o engrandecimento da Educação Física na sociedade paulista e brasileira. Presta homenagem, com entrega da Medalha de Mérito da Educação Física, aos profissionais de Educação Física indicados pelos conselheiros.
6 -  HUMBERTO PANZETTI
Representante dos homenageados, cumprimenta as autoridades presentes. Parabeniza o comando da Polícia Militar. Lembra que a PM teve a primeira faculdade de Educação Física do País. Elogia as pessoas que batalham pelo esporte nacional. Demonstra seu orgulho em estar nesta homenagem com um grupo seleto de profissionais. Esclarece que o presidente Nelson Leme da Silva Júnior busca a valorização da profissão. Agradece a Deus pela oportunidade de ter sido um dos homenageados. Parabeniza todos os homenageados. Considera que estes podem fazer a diferença e transformar a sociedade. Deseja a todos que continuem a luta para que o esporte efetivamente contribua com a inclusão e a qualidade de vida. Cumprimenta o deputado Hélio Nishimoto.
7 -  NABIL GHORAYEB
Médico cardiologista, cumprimenta as autoridades presentes. Ressalta a parceria dos educadores físicos com a medicina, em especial com a cardiologia. Diz ter lutado para que a profissão fosse reconhecida. Lembra de seu professor de Educação Física do Arquidiocesano, que disse ter marcado sua vida de estudante. Menciona sua ética no esporte, assim como a exigência com os seus alunos. Demonstra o seu orgulho em ter sua filha como educadora física. Informa que como cardiologista do Instituto Dante Pazzanese, sempre prestigiou esta profissão. Diz ter fundado um departamento ligado à Educação Física. Incentiva a prática de exercícios físicos com a orientação de um bom profissional, para evitar problemas de saúde. Agradece os profissionais de Educação Física e toda a diretoria do Conselho de Educação Física. Afirma que esta homenagem o deixou muito feliz e honrado.
8 -  NELSON LEME DA SILVA JÚNIOR
Presidente do Conselho Regional de Educação Física de São Paulo - Cref4/SP, cumprimenta as autoridades presentes. Agradece a Deus e à sua família pela paciência e a aceitação de suas ausências, mas sempre dando forças para continuar a sua missão. Discorre sobre a história da Educação Física no Brasil, desde 1910, com a criação da primeira escola na Polícia Militar. Cita a criação do Centro Militar de Educação Física em 1922, e sua transformação em Escola de Educação Física do Exército durante o Governo Getúlio Vargas. Menciona sua atuação em todo o território nacional. Exibe sua Medalha do Centenário, recebida pela Escola de Educação Física da PM. Destaca os 20 anos da regulamentação da profissão. Cita diversas pessoas e instituições que desenvolveram vertentes e oportunidades de trabalho para os profissionais da Educação Física. Ressalta a importância de todos os homenageados. Lembra a atuação de várias personalidades, que protagonizaram uma luta incessante em prol do crescimento da profissão. Menciona a realização do evento anual em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física. Informa que os profissionais podem atuar em muitos lugares diferentes. Diz que a entrega da Comenda do Estado de São Paulo, a Medalha de Mérito e a Comenda Benemérita tem o objetivo de reconhecer as ações meritórias de todos os homenageados, além de reconhecer publicamente as instituições envolvidas. Reverencia a profissão de educador físico.
9 -  PRESIDENTE HÉLIO NISHIMOTO
Parabeniza toda a diretoria do Cref4 e todos os homenageados. Agradece os presentes nesta solenidade. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp