18/10/2018 - 61a Solene

OUTORGA DO COLAR DE HONRA AO MÉRITO LEGISLATIVO DO ESTADO DE SÃO PAULO AO PRESIDENTE DO INSTITUTO OLGA KOS, DR. WOLF KOS TRAMBUCH
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 27/10/2018:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ
1 -  FERNANDO CAPEZ
Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a composição da Mesa: Sr. Wolf Kos Trambuch, presidente do Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural; Sr. Floriano Pesaro, deputado federal; Sra. Olga Kos; e Sra. Aline Cardoso, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, para a "Outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo de São Paulo ao Presidente do Instituto Olga Kos, Dr. Wolf Kos Trambuch". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", reproduzido pelo Serviço de Audiofonia desta Casa. Anuncia a apresentação de um vídeo institucional para a apresentação dos trabalhos realizados pelo Instituto Olga Kos.
2 -  FLORIANO PESARO
Deputado federal, diz ser esta uma justa homenagem. Cumprimenta o deputado Fernando Capez e todas as autoridades presentes. Ressalta o compromisso do homenageado na construção de um mundo melhor e mais inclusivo. Destaca sua seriedade e dedicação. Afirma que o Instituto Olga Kos se diferencia pelas suas iniciativas inovadoras. Considera um privilégio estar presente nesta sessão, para homenagear um instituto com o qual sempre colabora e ajuda na busca de recursos. Agradece o deputado Fernando Capez pela homenagem. Parabeniza o Sr. Wolf Kos e o instituto dirigido por ele.
3 -  ALINE CARDOSO
Secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, cumprimenta as autoridades presentes. Parabeniza o deputado Fernando Capez pela homenagem. Diz ter conhecido o Wolf há um ano e meio atrás, na Câmara Municipal. Afirma que sua admiração e respeito pelo instituto e pelas pessoas que participam desta instituição só cresceram neste tempo. Menciona os voluntários, colaboradores e patrocinadores do Instituto Olga Kos, que são aqueles que fazem acontecer. Considera os temas tratados pelo instituto de extrema importância para a sociedade, apesar da falta de recursos e estrutura. Informa que a pasta de Desenvolvimento Econômico busca a integração, a inserção e o acesso das pessoas aos seus direitos plenos. Discorre sobre a necessidade da inserção da pessoa com deficiência para que ela possa ser aceita na sociedade e ser feliz. Diz ser defensora destes temas, que são os primeiros a sofrerem impacto em momentos de crise. Parabeniza a instituição e as pessoas que participam da mesma. Comenta o programa Contrata SP e o mutirão do emprego, cujo tema mais forte é o da pessoa com deficiência. Cumprimenta todos os envolvidos nesta homenagem.
4 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Faz a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo, por sua atuação na luta pela causa da inclusão, ao Sr. Wolf Vel Kos Trambuch.
5 -  WOLF VEL KOS TRAMBUCH
Presidente do Instituto Olga Kos, cumprimenta as autoridades e todos os presentes. Diz ser este um dia magnífico, de muita emoção. Afirma que esta Casa, que representa a população de São Paulo, mostra sua grandeza ao acolher a minoria das pessoas com deficiência intelectual. Ressalta que representa toda a equipe do Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural, assim como os amigos e empresas que contribuem para esta causa. Demonstra seu orgulho pelo reconhecimento nacional e internacional da instituição, e por todos que se comprometeram com esta causa. Considera que a palavra mais importante desta época é a "inclusão", que faz com que imigrantes e minorias tornem-se cidadãos plenos. Agradece esta Casa pela oportunidade desta outorga e por permitir a confraternização em favor da cidadania plena. Discorre sobre as atividades do Instituto Olga Kos, desde o seu início em 2007, assim como a dificuldade na obtenção de patrocínios. Registra sua alegria com a crescente conscientização da importância dos projetos de inclusão e da consciência de que pessoas com deficiência são também cidadãos. Comenta o fortalecimento dos projetos e o crescimento e aceitação das pessoas com deficiência intelectual. Afirma que a outorga deste colar é a confirmação do alto nível de consciência da sociedade de que somos todos cidadãos brasileiros. Menciona sua origem, como filho de imigrante e sobrevivente do Holocausto. Enfatiza o apoio e a fé inabalável de sua esposa Olga Kos nesta causa, a quem agradece. Reconhece a luta do deputado Fernando Capez pela melhoria das condições de vida do povo paulista, assim como sua crença nos valores da cidadania e da inclusão. Diz que jamais os integrantes do Instituto Olga Kos esquecerão o seu gesto. Agradece a presença de todos.
6 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Considera uma grande contradição o pai do homenageado ter sobrevivido após sua passagem em 13 campos de concentração, para que ele pudesse conhecer a mulher de sua vida e assim levar adiante este trabalho de inclusão, que é a antítese da destruição. Afirma que a política traz muitas compensações, sendo uma delas fazer com que esta Casa seja homenageada pelo Instituto Olga Kos. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp