18/09/2018 - 123ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 21/09/2018:

Resumo da Sessão
Presidência : LECI BRANDÃO / CORONEL TELHADA
Secretaria : CORONEL TELHADA

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  LECI BRANDÃO
Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a visita de alunos do curso de Direito das Faculdades Integradas Campos Salles, de São Paulo.
2 -  CORONEL TELHADA
Lamenta o falecimento dos policiais militares, servidores do Rio de Janeiro, Édson de Jesus da Silveira, Héber de Oliveira, e Rodrigo Limeira Gregory, assassinados por meliantes, em ocorrências criminais. Informa dados estatísticos sobre mortes de profissionais da Segurança. Critica decisão judicial que concedera liberdade provisória, sem fiança, a homem que, após abordagem policial, por dirigir embriagado, desferira disparo de arma de fogo contra policial militar. Clama por mudanças profundas na legislação penal do País.
3 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência.
4 -  LECI BRANDÃO
Saúda os visitantes presentes nas galerias. Critica o candidato à vice-Presidência do Brasil, Hamilton Mourão, por fala a seu ver preconceituosa e discriminatória à mulher. Assevera que as mulheres devem decidir o pleito eleitoral em curso. Valoriza o trabalho, o protagonismo e empoderamento femininos.
5 -  PRESIDENTE CORONEL TELHADA
Cancela, em nome da Presidência efetiva, sessões solenes anteriormente convocadas para os dias: 21 de setembro, às 20 horas, para "Homenagem ao Dia da Estrela do Oriente", por solicitação do deputado Fernando Capez; 24 de setembro, às 20 horas, para "Comemoração do Dia do Profissional de Relações Internacionais", a pedido do deputado Marco Vinholi; e 8 de outubro, às 20 horas, para "Homenagem ao Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo", a requerimento do deputado Coronel Camilo; e altera para o dia 18 de outubro, às 20 horas, a realização de sessão solene anteriormente convocada para o dia 27 de setembro, para "Outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Presidente do Instituto Olga Kos, Dr. Wolf Kos Trambuch, por solicitação do deputado Fernando Capez.
6 -  CARLOS GIANNAZI
Para comunicação, tece considerações sobre manifestação de servidores públicos, a ser realizada na cidade de Cubatão, em razão da afronta a direitos, levada a efeito pelo Poder Executivo local. Defende a nomeação de aprovados em concursos públicos, realizados na citada cidade. Acrescenta que o Governo Alckmin adotava mesmo expediente.
7 -  ORLANDO BOLÇONE
Faz breve relato do currículo, e lamenta o falecimento do ex-deputado estadual Jayme Gimenez. Enaltece a importância dos servidores públicos para o desenvolvimento permanente do País. Aduz que a motivação da categoria deve favorecer a melhoria na prestação de serviços em Segurança, Educação, Saúde, inovação, emprego, Ciência e Tecnologia, por exemplo.
8 -  CARLOS GIANNAZI
Afirma que o PSOL discordara de Resolução para a realização de sessões ordinárias somente nas terças-feiras, neste Parlamento, no período eleitoral. Assevera que há projetos importantes que demandam aprovação. Critica o Governo do Estado por reconvocar para o exercício de cargo público, professores doentes e readaptados. Explica que a medida é consequência da não convocação de aprovados em concursos públicos. Afirma que representara ao Ministério Público e ao Conselho Regional de Medicina, para que providências sejam tomadas.
9 -  ED THOMAS
Comemora o aporte de 6 milhões de reais, a serem destinados, em duas parcelas, pelo Governo do Estado, ao Hospital do Câncer de Presidente Prudente. Argumenta que os recursos financeiros devem ser usados no Centro de Imagens e Diagnósticos, a favorecer tratamentos oncológicos. Asseverou que a medida deve favorecer 53 cidades próximas, inclusive do Mato Grosso do Sul e do Paraná. Agradece ao governador Márcio França.
10 -  WELSON GASPARINI
Lê e comenta trecho da Cartilha de Orientação Política da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil sobre a relevância do pleito eleitoral que se avizinha. Acrescenta que a escolha, quando do exercício do voto, deve ser norteada pela honestidade, capacidade, idealismo e coragem do candidato.
11 -  WELSON GASPARINI
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
12 -  PRESIDENTE CORONEL TELHADA
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária do dia 25 de setembro, à hora regimental, com Ordem do Dia. Levanta a sessão.
alesp