09/11/2018 - 63a Solene

HOMENAGEM AOS 120 ANOS DE FUNDAÇÃO DA FACULDADE DE FARMÁCIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
 

Resumo da Sessão
Presidência : LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA
1 -  LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  EDSON SERBONCHINI
Mestre de cerimônias, dá a conhecer a composição da Mesa. Anuncia a entrega, ao deputado Luiz Fernando Lula da Silva, de placas em homenagem a ele e ao presidente Cauê Macris, pela Profa. Dra. Primavera Borelli, diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP.
3 -  PRESIDENTE LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA
Informa que a Presidência convocara a presente sessão solene, em "Homenagem aos 120 Anos da Faculdade de Farmácia da Universidade de São Paulo", por solicitação deste deputado, na direção dos trabalhos. Avalia que esta Casa não tem cumprido suas obrigações para com as universidades estaduais. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Destaca a justeza desta homenagem aos 120 anos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, ressaltando a importância dos professores, alunos e funcionários na história da entidade. Enaltece a qualidade do corpo docente da instituição. Discorre sobre a relevância da atividade farmacêutica para a sociedade. Anuncia a exibição de vídeo institucional sobre a trajetória da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP.
4 -  RODNEY GARCIA ROCHA
Diretor da Faculdade de Odontologia da USP, declara-se honrado por participar desta solenidade. Parabeniza a Faculdade de Ciências Farmacêuticas pelos seus 120 anos. Considera que nenhuma instituição dura tanto tempo sem a capacidade de adaptar-se às mudanças e vencer os desafios. Lê histórico da faculdade, lembrando que, por cerca de 75 anos, ela foi responsável não só pelo curso de Farmácia, mas também pelo de Odontologia.
5 -  LAURO MORETTO
Presidente emérito da Academia Nacional de Farmácia, relembra sua primeira visita à Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, quando prestou vestibular para ali entrar. Expressa seu orgulho por ter sido aluno da instituição. Cita professores que, a seu ver, contribuíram para a reputação da entidade e para o desenvolvimento do ramo farmacêutico no Brasil. Discorre sobre os primeiros anos da faculdade.
6 -  LENIRA DA SILVA COSTA
Vice-presidente do Conselho Federal de Farmácia, elogia a vitalidade da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, parabenizando-a pelos seus 120 anos. Dá conhecimento da participação do Conselho Federal de Farmácia nas discussões acerca do ensino na área. Fala sobre o Prêmio Jayme Torres, oferecido pelo conselho.
7 -  MARCOS MACHADO FERREIRA
Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, reconhece a importância que a Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP tem para a sociedade brasileira. Manifesta preocupação com os rumos do ensino das ciências farmacêuticas no País. Destaca momentos fundamentais da história da instituição, em especial aqueles que demonstraram o seu pioneirismo. Parabeniza a Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP e seus professores pela homenagem recebida.
8 -  PRESIDENTE LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA
Presta homenagem, com a entrega de diplomas, a doutores, professores, diretores e funcionários da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, cujos currículos foram lidos pelo mestre de cerimônias Edson Serbonchini.
9 -  PRIMAVERA BORELLI
Diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, transmite cumprimentos do reitor da universidade, Vahan Agopyan. Agradece pela homenagem prestada, nesta sessão, à faculdade de que é diretora. Discorre sobre o contexto histórico em que nasceu a instituição, bem como sobre os valores e princípios que norteiam sua atividade desde o início. Afirma que a criação da entidade veio em resposta a um anseio social por farmacêuticos com formação rigorosa. Alude às atividades desempenhadas pelos profissionais oriundos da instituição. Julga que o financiamento da Educação deve ser uma das prioridades do Poder Público. Considera que a universidade deve acolher a divergência e fomentar a discussão de ideias.
10 -  PRESIDENTE LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA
Cumprimenta a Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, pelos seus 120 anos. Expressa preocupação com os rumos do ensino no País. Afirma que o governo paulista tem feito cortes no financiamento da Educação. Tece considerações sobre os debates a respeito do Orçamento, nesta Casa. Coloca-se à disposição das universidades estaduais. Argumenta que a população só conquista avanços políticos e sociais quando se mobiliza para cobrá-los. Considera que a Educação é o único meio pelo qual o Brasil se transformar num grande país. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp