10/10/2018 - 127ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 18/10/2018:

Resumo da Sessão
Presidência : DOUTOR ULYSSES
Secretaria : CORONEL TELHADA

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  DOUTOR ULYSSES
Assume a Presidência e abre a sessão. Convoca os Srs. Deputados para sessões solenes a serem realizadas: no dia 09/11, às 20 horas, para "Prestar homenagem aos Economistas", a pedido do deputado Ed Thomas; e dia 12/11 às 19 horas, para "Comemorar o 88º aniversário de fundação da Soka Gakkai", por solicitação do deputado João Caramez.
2 -  CORONEL TELHADA
Anuncia a presença do vereador Tenente Jesuel, da Câmara de Pinhalzinho. Parabeniza o mesmo pela sua atuação. Descreve a morte de diversos agentes da Segurança pública, em São Paulo, Rio de Janeiro, Piauí e Pará. Lamenta o assassinato de homens e mulheres somente pelo fato de serem policiais. Considera a atual situação como um extermínio de policiais militares no Brasil.
3 -  PRESIDENTE DOUTOR ULYSSES
Convoca os Srs. Deputados para uma sessão solene a ser realizada no dia 26/11, às 20 horas, para "Comemorar o Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher", a pedido do deputado Marco Vinholi.
4 -  MARCO VINHOLI
Discorre sobre a peça orçamentária, enviada em 30 de setembro para esta Casa, pelo governador Márcio França. Exibe matéria do site G1 com proposta, de Márcio França, de reajuste para os policiais militares. Informa que no Orçamento foram destinados aproximadamente 22 milhões de reais para a Segurança pública, valor 2,75% acima do Orçamento do ano passado e abaixo da inflação. Afirma que o discurso é muito diferente da prática. Menciona redução de 17% nos gastos de modernização e de 11% para a assistência médica dos policiais. Ressalta que a peça orçamentária será debatida na Comissão de Finanças.
5 -  CARLOS GIANNAZI
Discorre sobre matéria do jornal "O Estado de S. Paulo", na qual o candidato Jair Bolsonaro diz estar procurando um ministro da Educação que retire Paulo Freire das escolas, assim como as disciplinas de filosofia e sociologia do Ensino Médio. Afirma que Paulo Freire estimula a libertação dos alunos e o desenvolvimento do senso crítico. Considera que, se a Educação brasileira fosse influenciada por Paulo Freire, a cultura política no Brasil seria diferente e as pessoas teriam mais consciência de democracia e cidadania. Diz ter assistido entrevista, de um deputado do MBL eleito para esta Casa, cujo primeiro projeto será a Escola sem Partido. Lembra que este projeto é inconstitucional, que já foi rejeitado inclusive pelo STF e outros órgãos e criticado pela ONU. Destaca este momento como difícil e de retrocesso social.
6 -  PRESIDENTE DOUTOR ULYSSES
Anuncia a presença dos alunos do curso superior de Tecnologia em Eventos das Fatecs Barueri e Itu, São Paulo, acompanhados pela professora Viviane Veiga Shibaki. Convoca os Srs. Deputados para uma sessão solene a ser realizada no dia 30/11, às 20 horas, para "Comemorar os 40 anos da Adeva - Associação de Deficientes Visuais e Amigos", por solicitação da deputada Célia Leão.
7 -  ORLANDO BOLÇONE
Faz agradecimento às pessoas e às instituições que confiaram em seu trabalho. Ressalta que um dos seus princípios, herdado de seus pais, é não permitir sentimentos negativos, mesmo em circunstâncias difíceis. Diz que sempre faz o que deve ser feito e dá o seu melhor. Compara os resultados de suas votações nesta e nas últimas eleições. Afirma que durante este período, a região de São José do Rio Preto ocupou cargos representativos nesta Casa, com presença em todas as comissões e diversas lideranças, juntamente com os deputados João Paulo Rillo, Vaz de Lima, Marco Vinholi e Beth Sahão. Informa ser sua região a que exibe os melhores indicadores de responsabilidade social, Saúde e Educação no Estado. Elogia a atuação de sua equipe durante o seu mandato.
8 -  JOÃO PAULO RILLO
Diz ter sido esta eleição atípica, em razão da ausência de civilidade, racionalidade, excesso de agressão, não democracia e não diálogo. Afirma que lutará até o último segundo para que possam ser vencidos o fascismo, o esvaziamento do Estado e o desprezo pelas coisas públicas no voto. Combate o projeto de entrega do Brasil e de destruição da democracia. Discorre sobre a sua atuação em seus dois mandatos nesta Casa. Afirma que a candidatura de Guilherme Boulos foi estrangulada pelo voto útil. Cumprimenta e demonstra sua admiração por Boulos. Saúda Lisete, candidata ao Governo de São Paulo, que diz ter dado esperança e dignidade ao partido e outros candidatos do partido. Informa que o partido dobrou a sua bancada, o que considera extraordinário e impressionante. Agradece os votos recebidos, o carinho e o acolhimento das ruas. Comenta o desempenho dos candidatos derrotados na eleição para presidente da República. Considera que a democracia brasileira está na berlinda, mas que ainda existe um sopro de democracia.
9 -  ED THOMAS
Afirma ter sido colocado novamente nesta Casa em razão das eleições distritais. Esclarece aos seus eleitores que eles podem ter a mesma confiança e que seus compromissos serão os mesmos. Agradece o oeste paulista. Demonstra seu orgulho com a eleição de Major Olímpio para o Senado. Diz ter sido ele o senador mais votado na história deste País. Afirma ser ele um homem digno, honrado, de atitude, de coragem e verdadeiro. Ressaltou que ambos estarão juntos pelo oeste paulista, por São Paulo e pelo Brasil.
10 -  EDMIR CHEDID
Agradece todos os seus eleitores. Informa ter sido o segundo mais votado do seu partido e está agora em seu sétimo mandato. Agradece sua família, todos os coordenadores de campanha, entre outros. Diz ter sido esta uma campanha diferente, polarizada. Cumprimenta o deputado Carlos Cezar, líder do Governo nesta Casa, pela sua reeleição. Critica o descaso da Dersa com a balsa que liga Ilhabela a São Sebastião. Diz ser este o único meio de transporte e que oito mil pessoas utilizam este transporte diariamente. Menciona a colisão de duas balsas na última semana. Pede providências à Secretaria de Transportes, Dersa e ao governador Márcio França.
11 -  CARLOS CEZAR
Agradece a Deus e à sua família pelo apoio nestas eleições. Faz agradecimento especial à Igreja do Evangelho Quadrangular, onde serve como pastor e às pessoas que acreditaram no seu trabalho e que depositaram nele responsabilidade por mais quatro anos nesta Casa. Destaca a chegada de Márcio França ao segundo turno das eleições para governador do Estado, ao contrário de todas as previsões. Elogia sua atuação nestes últimos meses. Ressalta que a população mostrou que quer mudanças, tanto no cenário federal como no estadual. Presta homenagem à Aimee McPherson, fundadora da Igreja do Evangelho Quadrangular, pelos 128 anos do seu nascimento. Informa que a igreja está presente em mais de 146 países, com mais de 2.500 igrejas. Parabeniza todos os deputados reeleitos.

GRANDE EXPEDIENTE
12 -  CARLOS GIANNAZI
Pelo art. 82, defende a votação de projetos, como o PL 31/18, o do Ipesp, o PLC 34/18 , o PL 788/17, o PLC 24/15, e PL 507/18.
13 -  CARLOS GIANNAZI
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
14 -  PRESIDENTE DOUTOR ULYSSES
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária do dia 11/10, à hora regimental, com Ordem do Dia. Levanta a sessão.
alesp