30/11/2018 - 64a Solene

COMEMORAÇÃO DOS 40 ANOS DA ADEVA - ASSOCIAÇÃO DE DEFICIENTES VISUAIS E AMIGOS
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 07/12/2018:

Resumo da Sessão
Presidência : CÉLIA LEÃO
1 -  CÉLIA LEÃO
Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a composição da Mesa. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, em "Homenagem aos 40 Anos da Adeva - Associação de Deficientes Visuais e Amigos", por solicitação desta deputada, na direção dos trabalhos. Destaca a justeza da homenagem. Cita estatísticas acerca do número de brasileiros com deficiências. Dá conhecimento de mensagens, enviadas por diversas autoridades, alusivas a esta solenidade. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Discorre sobre a importância das sessões solenes. Tece elogios à Adeva. Ressalta a seriedade com que se deve tratar o tema da deficiência, no Brasil e no mundo. Afirma que o assunto pertence à área dos direitos humanos. Considera que é preciso prestar homenagem a todos os que contribuem para a inclusão social das pessoas com deficiência.
2 -  LAERCIO SANT'ANNA
Ex-aluno e instrutor da Associação de Deficientes Visuais e Amigos, lembra as circunstâncias em que passou a ser atendido pela instituição. Observa que a sua carreira profissional teve início por conta do curso que fez na entidade. Relata como foi bem acolhido pelos integrantes da Adeva. Discorre sobre os princípios que norteiam o trabalho da associação, cujo objetivo é promover a verdadeira inclusão e independência dos deficientes visuais.
3 -  PRESIDENTE CÉLIA LEÃO
Faz breve histórico das secretarias municipal e estadual dedicadas aos direitos das pessoas com deficiência, tecendo elogios aqueles que estiveram à frente das duas pastas. Anuncia apresentação do Coral da Adeva.
4 -  MARINALVA CRUZ
Secretária-adjunta municipal da Pessoa com Deficiência, parabeniza a Associação de Deficientes Visuais e Amigos pelos seus 40 anos de existência. Faz elogio aos serviços prestados pela instituição, iniciados numa época em que não havia, ainda, muitas leis que tratassem do tema da deficiência. Tece considerações sobre os obstáculos que os deficientes visuais enfrentam no acesso ao mercado de trabalho. Afirma que é preciso valorizar a diversidade e promover a inclusão social.
5 -  PRESIDENTE CÉLIA LEÃO
Anuncia a presença de Elza Ambrósio, curadora do Memorial da Inclusão. Relata a luta para que a tribuna desta Casa fosse adaptada às pessoas com deficiência.
6 -  MARKIANO CHARAN FILHO
Presidente da Associação de Deficientes Visuais e Amigos, expressa a sua alegria pela homenagem prestada aos 40 anos da entidade. Enaltece Sandra Maria de Sá Brito Maciel, uma das fundadoras da instituição. Faz histórico da Adeva, frisando a qualificação profissional que ela ofereceu, desde o início, aos deficientes visuais. Alude à participação da entidade nas lutas pelos direitos das pessoas com deficiência. Fala da necessidade de patrocinadores para que a associação possa continuar crescendo. Cobra do Poder Público maior apoio a entidades como a Adeva. Agradece a todos os colaboradores pelo trabalho.
7 -  PRESIDENTE CÉLIA LEÃO
Presta homenagem, com a entrega de um diploma, ao Sr. Markiano Charan Filho, diretor da Associação de Deficientes Visuais e Amigos, pelos 40 anos da entidade. Elogia a secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella. Rememora peça de teatro realizada em 1981, Ano Internacional das Pessoas Deficientes, da qual participou, e que foi apresentada em todo o País. Relata diálogo que teve com uma das atrizes da peça, que era deficiente visual. Afirma que o mais importante é a vida. Parabeniza a Adeva por sua atuação em prol de uma sociedade melhor e mais inclusiva. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp