16/10/2018 - 130ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 23/10/2018:

Resumo da Sessão
Presidência : MARIA LÚCIA AMARY / DOUTOR ULYSSES
Secretaria : CORONEL TELHADA

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  DOUTOR ULYSSES
Assume e Presidência e abre a sessão.
2 -  LECI BRANDÃO
Faz comparações entre as propostas de governo dos candidatos às eleições presidenciais. Critica posicionamentos violentos. Declara-se a favor da democracia e da justiça social. Rebate pronunciamento de candidato ao Governo do Estado de São Paulo, que se refere de forma pejorativa a socialistas e comunistas.
3 -  CORONEL TELHADA
Saúda os municípios aniversariantes de Bariri, Piracaia e Salto. Presta pêsames pelo falecimento do radialista Gil Gomes, cujo trabalho enaltece. Faz elogios ao sistema de segurança CSI, de Guararema. Presta apoio ao candidato Jair Bolsonaro na disputa pela Presidência do Brasil. Defende a aprovação do PL 556/216.
4 -  CARLOS GIANNAZI
Reprova a reportagem da "Folha de S.Paulo" a respeito da defesa, por Paulo Guedes, da desvinculação de gastos sociais do orçamento público. Critica a postura e planos de governo de Jair Bolsonaro e de sua equipe. Desaprova o presidenciável na área da Educação.
5 -  MARCO VINHOLI
Fala sobre aumento das desonerações fiscais na proposta de Orçamento do estado de São Paulo para 2019, que geraria, segundo ele, diminuição de recursos para as áreas sociais. Exibe vídeo contendo manifestação do governador Márcio França acerca da Previdência Social de servidores públicos do Estado e o critica.
6 -  MARCOS LULA MARTINS
Lembra dificuldades enfrentadas pelos cidadãos brasileiros durante a ditadura militar. Enaltece valores democráticos. Lista pautas que deseja que sejam valorizadas por esta Casa, relacionadas aos problemas causados por substâncias químicas à saúde da população. Anuncia sua participação em eventos relativos à Convenção de Minamata e a ações de eliminação do amianto.
7 -  WELSON GASPARINI
Agradece os votos recebidos por seu filho, Mauricio Gasparini, na disputa eleitoral para deputado estadual. Declara apoio aos candidatos ao Governo do Estado de São Paulo, João Doria, e à Presidência da República, Jair Bolsonaro. Afirma que continuará atuando na política, mesmo fora desta Casa. Rechaça manifestações preconceituosas a respeito de nordestinos, nas redes sociais. Faz votos de melhoria nas condições do Brasil.
8 -  GILMACI SANTOS
Repudia críticas que Fernando Haddad teria feito ao bispo Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus. Destaca a laicidade e a tolerância religiosa do Brasil. Considera o político despreparado para assumir a posição de presidente do País.
9 -  CARLOS CEZAR
Mostra-se grato por sua reeleição. Parabeniza outros parlamentares escolhidos pela população nos últimos pleitos. Relata acontecimentos da vida política de Márcio França e o defende. Destaca a aprovação do candidato a governador em São Vicente, cidade em que foi prefeito. Desaprova a disseminação de notícias falsas acerca do governador.
10 -  ED THOMAS
Tece agradecimentos por sua reeleição como deputado estadual. Destaca a relevância social dos funcionários desta Casa. Homenageia o radialista Gil Gomes, morto nesta data, por sua carreira. Lamenta reportagem que aborda a violência de jovens contra seus pais e mães idosos. Frisa a importância do debate político sobre os direitos da terceira idade.
11 -  TEONILIO BARBA LULA
Reprova o apoio de parcela dos religiosos evangélicos do Brasil à candidatura de Jair Bolsonaro. Destaca o respeito às diversas crenças e a defesa da tolerância religiosa por Fernando Haddad. Defende a postura do político diante de declarações públicas de Edir Macedo. Rebate críticas do deputado Gilmaci Santos ao presidenciável do PT. Posiciona-se contra a eleição de João Doria para governador do estado de São Paulo.
12 -  TEONILIO BARBA LULA
Pede a suspensão da sessão até as 17 horas, por acordo de lideranças.
13 -  PRESIDENTE DOUTOR ULYSSES
Defere o pedido e suspende a sessão às 15h38min.
14 -  MARIA LÚCIA AMARY
Assume a Presidência e reabre a sessão às 17h00min.
15 -  CARLOS GIANNAZI
Pelo art. 82, informa que o Ministério Público estadual ajuizou ação civil pública contra o ex-prefeito João Doria em razão de irregularidades nas propagandas apresentadas com o intuito de promover o programa Sampaprev. Lembra que este projeto foi derrotado na Câmara Municipal após manifestações populares. Critica a gestão municipal de João Doria pelo corte de orçamento das áreas sociais.
16 -  TEONILIO BARBA LULA
Pelo art. 82, agradece os votos que recebeu em sua reeleição para exercer mandato de deputado estadual nesta Casa por mais uma Legislatura. Discorre sobre sua trajetória política. Lista as causas nas quais seu mandato atua, como a defesa dos trabalhadores e das minorias.
17 -  CARLÃO PIGNATARI
Pelo art. 82, agradece a população que o reelegeu como deputado estadual. Faz comentários sobre estas eleições parlamentares, considerando-as atípicas. Rebate as críticas feitas pelo deputado Carlos Giannazi ao ex-prefeito João Doria. Defende a eleição de João Doria para o governo estadual.

ORDEM DO DIA
18 -  PRESIDENTE MARIA LÚCIA AMARY
Encerra a discussão, coloca em votação e declara aprovado requerimento de licença, do deputado Celso Nascimento, para acompanhar a Sexta Comunhão Internacional de Líderes Cristãos, no período de 22 a 30/10, em Seul, Coreia do Sul.
19 -  CARLÃO PIGNATARI
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
20 -  PRESIDENTE MARIA LÚCIA AMARY
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 17/10, à hora regimental, com a mesma Ordem do Dia. Levanta a sessão.
alesp