25/10/2018 - 136ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 30/10/2018:

Resumo da Sessão
Presidência : DOUTOR ULYSSES
Secretaria : CORONEL TELHADA

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  DOUTOR ULYSSES
Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a visita de estudantes de Direito das Faculdades Metropolitanas Unidas, acompanhados pela professora Jaqueline de Souza. Cancela sessão solene antes convocada para o dia 26/10, às 10 horas, em "Homenagem às Guardas Municipais do estado de São Paulo", por solicitação do deputado Chico Sardelli.
2 -  CORONEL TELHADA
Cumprimenta os municípios de Casa Branca, Flórida Paulista e Penápolis por seu aniversário. Discorre acerca da violência no Brasil. Faz apelo pelo voto consciente. Declara voto em Jair Bolsonaro. Descreve ocorrência com falecimento de policial militar. Lista mortes de agentes de segurança no Pará, este ano. Defende o endurecimento da lei, o encarceramento e o preparo adequado das polícias como medidas para o enfrentamento do crime. Parabeniza o 14º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano por seu aniversário.
3 -  MARCO VINHOLI
Saúda visitantes presentes às galerias. Combate fake news a respeito do candidato ao Governo do Estado de São Paulo, João Doria. Aponta irregularidades sinalizadas pela CPI das OSs no Instituto Sócrates Guanaes, o qual, adita, tem ligações com o irmão do governador Márcio França. Deseja que no debate entre candidatos a governador, hoje, haja esclarecimentos desse tema e apresentação de boas propostas para a população.
4 -  CARLOS GIANNAZI
Saúda estudantes da FMU. Declara apoio a projeto de debate de conteúdos cinematográficos na formação em Licenciatura do IFSP de Caraguatatuba. Mostra repúdio ao teor de críticas de JR Forlim, da Rádio Caraguá FM, ao projeto e aos educadores da instituição. Frisa o dever educativo, a seu ver, das rádios, por serem concessões públicas. Defende a educação crítica e libertária. Reprova o projeto Escola sem Partido.
5 -  FERNANDO CAPEZ
Lamenta a propagação de informações falsas na propaganda eleitoral de Márcio França. Aponta a impossibilidade, segundo ele, de cumprimento de promessa do candidato, de reajuste de 25% nos salários dos policiais militares. Debate investigação sobre a autoria e a fonte de divulgação de imagens íntimas atribuídas a João Doria, práticas que, adita, constituem crimes eleitorais.
6 -  JOÃO CARAMEZ
Cumprimenta os presentes às galerias. Critica a improdutividade desta Casa, a seu ver, nos últimos meses. Atribui a situação à oposição, pelos parlamentares do PSDB, à gestão de Márcio França no Governo do Estado. Defende a moralidade do político. Sugere que o candidato João Doria preste esclarecimentos sobre vídeo íntimo a ele imputado.
7 -  FERNANDO CAPEZ
Para comunicação, esclarece que o ex-prefeito João Doria estava em evento de agenda da campanha eleitoral no momento de produção das imagens atribuídas a ele. Defende o esclarecimento do caso.
8 -  CARLOS GIANNAZI
Sinaliza o aniversário de assassinato de Vladimir Herzog. Lamenta a possibilidade, a seu ver, de retorno de um regime político autoritário no Brasil, caso sejam eleitos Jair Bolsonaro e seu vice, general Mourão. Faz críticas a João Doria, destacando a rejeição à sua candidatura por ex-secretários de sua gestão na Prefeitura de São Paulo. Reprova o apoio do ex-prefeito e de parlamentares desta Casa ao candidato do PSL à Presidência da República, sobretudo pela defesa, por ele, da repressão política e da prática da tortura. Enumera medidas de João Doria que, a seu ver, prejudicaram a população de São Paulo. Defende a apreciação do PL788/17.
9 -  MARCO VINHOLI
Fala sobre o apoio de partidos e organizações de esquerda ao governador Márcio França. Atribui cortes orçamentários da gestão Doria, em São Paulo, à má gestão financeira do prefeito anterior, Fernando Haddad. Faz críticas ao PT. Defende o projeto político de Bolsonaro para o País. Desaprova críticas ao pronunciamento do deputado João Caramez. Reprova a utilização de fake news em campanhas eleitorais.

GRANDE EXPEDIENTE
10 -  CARLOS GIANNAZI
Pelo art. 82, cobra do Poder Público a chamada dos aprovados em concurso para o cargo de escrevente do Tribunal de Justiça. Apresenta demandas dos servidores do órgão citado. Ressalta a existência de verba suplementar que pode ser usada no atendimento dessas reivindicações. Elenca projetos de lei que, a seu ver, têm grande importância e devem ser debatidos nesta Casa. Lê e comenta trechos de carta de Plínio de Arruda Sampaio, escrita em março de 1964, a qual, afirma, mostra que a situação política nas vésperas da ditadura militar era similar à de hoje.
11 -  CARLOS GIANNAZI
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
12 -  PRESIDENTE DOUTOR ULYSSES
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária do dia 26/10, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Levanta a sessão.
alesp