10/12/2018 - 66a Solene

ENTREGA DO XXII PRÊMIO SANTO DIAS DE DIREITOS HUMANOS
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 15/12/2018:

Resumo da Sessão
Presidência : CARLOS BEZERRA JR.
1 -  CARLOS BEZERRA JR.
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  IZABEL DE JESUS PINTO
Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.
3 -  PRESIDENTE CARLOS BEZERRA JR.
Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, para realizar a "Entrega do XXII Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Lê histórico a respeito da vida de Santo Dias, que empresta seu nome ao prêmio de Direitos Humanos entregue nesta noite. Anuncia vídeo relativo ao homenageado Paulo César Pinheiro, diplomata, ex-ministro dos Direitos Humanos e acadêmico.
4 -  BETH LULA SAHÃO
Deputada estadual, informa que hoje comemora-se 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Pede um minuto de silêncio em respeito a todos que deram suas vidas pela consolidação dos Direitos Humanos no Brasil. Considera que a luta pelos Direitos Humanos abrange, além de presidiários, também crianças, jovens e todo tipo de cidadãos à margem da sociedade. Comunica sua presença em solenidade de culto ecumênico na Cadetral da Sé.
5 -  DANIELA AMENDOLA PINHEIRO
Filha de Paulo César Pinheiro, lê documento de autoria de seu pai agradecendo a homenagem recebida e fazendo análise da atual conjuntura política brasileira.
6 -  PRESIDENTE CARLOS BEZERRA JR.
Solicita a deputada estadual Beth Lula Sahão que entregue o Prêmio Santo Dias à Sra. Daniela Pinheiro, representando seu pai, o diplomata e acadêmico Paulo César Pinheiro.
7 -  MARCOS LULA MARTINS
Deputado estadual, destaca a atuação do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região por sua combatividade em defesa dos trabalhadores. Faz menção ao papel desta instituição na greve de 1968.
8 -  CARLOS BEZERRA JR.
Solicita ao deputado estadual Marcos Lula Martins que entregue o Prêmio Santo Dias ao Sr. Jorge Nazareno, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região.
9 -  JORGE NAZARENO
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, agradece a homenagem. Destaca a participação de diversos membros do sindicato na greve de 1968.
10 -  STANISLAW SZERMETA
Sindicalista, faz comentários sobre a conjuntura política atual do Brasil.
11 -  PRESIDENTE CARLOS BEZERRA JR.
Anuncia a exibição de vídeo relativo ao próximo homenageado, João Pedro Agustini Stédile, economista, ativista e escritor.
12 -  MÁRCIA LULA LIA
Deputada estadual, faz histórico da trajetória de João Pedro Agustini Stédile, sobretudo sua luta pelos direitos dos trabalhadores rurais sem terra. Justifica a ausência do homenageado nesta ocasião devido ao assassinato de lideranças do MST na Paraíba.
13 -  PRESIDENTE CARLOS BEZERRA JR.
Anuncia apresentação musical do cantor Jorge Camargo.
14 -  CLÉLIA GOMES
Deputada estadual, faz histórico da atuação da ONG Amigo de Você atendendo a parcela mais carente da sociedade.
15 -  PRESIDENTE CARLOS BEZERRA JR.
Solicita à deputada estadual Clélia Gomes que entregue o Prêmio Santo Dias ao Sr. Sérgio Ricardo Basso, presidente da ONG Amigo de Você.
16 -  SÉRGIO RICARDO BASSO
Presidente da ONG Amigo de Você, agradece a homenagem recebida. Retifica sua crença nos Direitos Humanos.
17 -  PRESIDENTE CARLOS BEZERRA JR.
Enaltece a conduta da Sra. Patrícia Villela Marino em defesa dos Direitos Humanos. Lista sua ampla atuação em benefício dos menos favorecidos. Elogia seu trabalho em prol da recuperação de detentas. Anuncia a apresentação de vídeo institucional sobre a homenageada Sra. Patrícia Villela Marino. Realiza a entrega do Prêmio Santo Dias à Sra. Patrícia Villela Marino.
18 -  PATRÍCIA VILLELA MARINO
Empresária e ativista, cumprimenta os presentes. Considera a vida de seu filho um milagre. Agradece pela homenagem. Discorre sobre seu trabalho com presidiárias. Considera que há muito a aprender com os demais defensores dos Direitos Humanos presentes nesta solenidade.
19 -  JOÃO PAULO RILLO
Deputado estadual, faz críticas ao presidente eleito Jair Bolsonaro, que considera violento, machista, racista e fascista. Elogia a atuação profissional de Júlio César Neves, ouvidor das polícias do Estado de São Paulo, ponderando que sua conduta deu voz aos invisíveis e marginalizados pela sociedade.
20 -  PRESIDENTE CARLOS BEZERRA JR.
Solicita ao deputado João Paulo Rillo que entregue o Prêmio Santo Dias ao Sr. Júlio César Neves, ouvidor das polícias do Estado de São Paulo.
21 -  JÚLIO CÉSAR NEVES
Ouvidor das polícias do Estado de São Paulo, lembra sua participação em greves conjuntamente com o operário Santo Dias, que empresta seu nome ao prêmio de Direitos Humanos desta noite. Faz agradecimentos gerais.
22 -  ALENCAR LULA SANTANA
Deputado estadual, discorre sobre o dia a dia dos defensores dos Direitos Humanos. Defende a liberdade do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. Fala sobre a atuação do Sr. Benedito Roberto Barbosa, ativista de movimento à moradia.
23 -  PRESIDENTE CARLOS BEZERRA JR.
Solicita ao deputado Alencar Lula Santana que entregue o Prêmio Santo Dias ao Sr. Benedito Roberto Barbosa, ativista.
24 -  BENEDITO ROBERTO BARBOSA
Ativista, lista os movimentos sociais em que atua em defesa do direito à moradia. Demonstra preocupação com discussão no Senado do PLS 272/16, que propõe alterar lei federal que tipifica os crimes de terrorismo no País. Defende os direitos à moradia, à autogestão e a urbanização das favelas.
25 -  PRESIDENTE CARLOS BEZERRA JR.
Anuncia homenagem com flores ao Sr. Benedito Roberto Barbosa, do Sr. Manoel Marques, representando o Sindicato dos Advogados. Discorre a respeito da atuação artística e revolucionária do poeta Sérgio Vaz e anuncia vídeo a respeito do homenageado, a quem entrega o Prêmio Santo Dias.
26 -  SÉRGIO VAZ
Poeta e criador da Cooperifa, agradece a homenagem recebida. Informa estar comemorando seus 30 anos de carreira hoje, nesta solenidade. Oferece seu prêmio a todos os educadores e jovens da periferia. Recita poema de sua autoria chamado "Novos Dias".
27 -  BETH LULA SAHÃO
Deputada estadual, representando a deputada estadual Ana do Carmo, relata a luta do Sr. Anderson Lopes Miranda, coordenador do Movimento Nacional da População de Rua, em defesa dos moradores de rua.
28 -  PRESIDENTE CARLOS BEZERRA JR.
Solicita à deputada Beth Lula Sahão que entregue o Prêmio Santo Dias ao Sr. Anderson Lopes Miranda, ativista.
29 -  ANDERSON LOPES MIRANDA
Coordenador do Movimento Nacional da População de Rua, lamenta sua trajetória como ex-morador de rua. Destaca que ninguém mora na rua por desejo próprio. Menciona que recebeu Prêmio Nacional de Direitos Humanos. Lembra casos de moradores de rua vítimas de violência. Defende políticas públicas concretas para os moradores de rua. Pede a efetivação de renda básica de cidadania.
30 -  PRESIDENTE CARLOS BEZERRA JR.
Anuncia homenagem com flores do Sr. Manoel Marques ao Sr. Anderson Lopes Miranda, representando o Sindicato dos Advogados. Discorre sobre a trajetória do Dr. Roberto Kikawa, brutalmente assassinado neste ano. Comenta que o conheceu enquanto foi vereador e que o Dr. Roberto foi responsável pela criação das Carretas da Saúde. Destaca sua luta pela humanização do Sistema de Saúde. Convida todos os deputados membros da Comissão de Direitos Humanos para realizar a entrega do Prêmio Santo Dias a Roberto Kikawa - in memoriam, em nome de seu filho Daniel Kikawa e do médico Marcelo Hatanaka.
31 -  MARCELO HATANAKA
Médico, destaca a trajetória do Dr. Roberto Kikawa em defesa da Saúde para a população carente. Menciona que o homenageado era cristão. Agradece a homenagem recebida nesta noite.
32 -  PRESIDENTE CARLOS BEZERRA JR.
Solicita a todos um minuto de silêncio a todos em homenagem ao Dr. Roberto Kikawa e todos as vítimas da violência em nosso País. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp