08/02/2019 - 2a Solene do Período Adicional

CONCESSÃO DO COLAR DE HONRA AO MÉRITO LEGISLATIVO DO ESTADO DE SÃO PAULO AOS SENHORES TAKASHI MORITA E KUNIHIRO BONKOHARA E SENHORA JUNKO WATANABE (SOBREVIVENTES DA BOMBA ATÔMICA EM HIROSHIMA - JAPÃO), SENHOR ROGÉRIO NAGAI E SENHOR PEDRO YANO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 01/03/2019:

Resumo da Sessão
Presidência : PEDRO KAKÁ
1 -  PEDRO KAKÁ
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  AUGUSTO HIDEATO CIMINO TAKEDA
Mestre de cerimônias, nomeia a Mesa e demais autoridades presentes.
3 -  PRESIDENTE PEDRO KAKÁ
Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene para "Concessão do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo aos Srs. Takashi Morita e Kunihiko Bonkohara, e à Sra. Junko Watanabe, sobreviventes da Bomba Atômica em Hiroshima - Japão, e aos Srs. Rogério Nagai e Pedro Yano", por solicitação deste deputado. Convida o público para ouvir, de pé, o "Hino do Japão" e o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a exibição de vídeo do projeto "Sobreviventes pela Paz".
4 -  PAULO NASSIF
Chefe de Gabinete do vereador Reginaldo Trípoli, saúda os presentes. Manifesta-se honrado por participar da solenidade. Elogia o projeto "Sobreviventes pela Paz".
5 -  SATOSHI MORITA
Cônsul-geral do Japão, saúda os presentes. Agradece o convite para participar da solenidade. Parabeniza os homenageados.
6 -  YOSHIHARO KIKUCHI
Presidente do Comitê Executivo da Comissão para Comemoração dos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil, cumprimenta os presentes. Discorre acerca da importância da paz mundial. Tece considerações a respeito da bomba atômica, em solo japonês. Ressalta a necessidade da união entre os povos.
7 -  PRESIDENTE PEDRO KAKÁ
Anuncia a apresentação de taiko, em homenagem aos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil.
8 -  AUGUSTO HIDEATO CIMINO TAKEDA
Mestre de cerimônias, tece considerações a respeito do taiko. Faz leitura de biografias e anuncia a entrega das comendas aos homenageados.
9 -  ROGÉRIO NAGAI
Ator, saúda os presentes. Manifesta-se honrado por receber a comenda. Estende a homenagem a todos que pleiteiam a paz no mundo. Afirma que conhecer sobreviventes de Hiroshima mudara sua maneira de viver.
10 -  TAKASHI MORITA
Sobrevivente de Hiroshima, cumprimenta os presentes. Faz breve relato de sua chegada ao Brasil, em 1956. Lembra que mesmo ferido salvara pessoas, em Hiroshima. Ressalta a fraternidade vivenciada no Brasil.
11 -  KUNIHIKO BONKOHARA
Sobrevivente de Hiroshima, saúda os presentes. Manifesta contentamento por participar da solenidade. Estende a todas as vítimas a honraria recebida. Discorre acerca da explosão e dos riscos das usinas nucleares no mundo, além dos malefícios das radiações. Comenta a diminuição da taxa de natalidade no Japão.
12 -  JUNKO WATANABE
Sobrevivente de Hiroshima, cumprimenta os presentes. Agradece a homenagem recebida. Informa que somente aos 38 anos de idade soubera ser sobrevivente da bomba atômica. Discorre acerca do fatídico dia. Clamou pela paz entre os povos.
13 -  PEDRO YANO
Presidente da Federação Sakura e Ipê do Brasil, saúda os presentes. Agradece ao deputado Pedro Kaká a iniciativa da solenidade. Reflete acerca dos riscos inerentes às usinas nucleares. Comenta a apresentação de taiko, resultante de trabalho em equipe e de colaboração.
14 -  PRESIDENTE PEDRO KAKÁ
Anuncia apresentação de taiko. Faz agradecimentos gerais. Lembra visita a Hiroshima. Destaca a influência da cidade na defesa da paz e da união entre os povos. Encerra a sessão.
alesp