18/02/2019 - 4a Solene do Período Adicional

CONCESSÃO DO COLAR DE HONRA AO MÉRITO LEGISLATIVO DO ESTADO DE SÃO PAULO AO EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR ALMINO MONTEIRO ÁLVARES AFFONSO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 22/03/2019:

Resumo da Sessão
Presidência : ROBERTO MASSAFERA
1 -  ROBERTO MASSAFERA
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  IZABEL DE JESUS PINTO
Mestre de cerimônias, nomeia a Mesa e demais autoridades presentes.
3 -  PRESIDENTE ROBERTO MASSAFERA
Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene para "Concessão do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Excelentíssimo Senhor Doutor Almino Monteiro Álavares Affonso", por solicitação do deste deputado. Convida o público para ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".
4 -  ITAMAR BORGES
Deputado estadual, saúda os presentes. Elogia o deputado Roberto Massafera e integrantes da Mesa. Faz breve relato sobre a trajetória pública do homenageado, no MDB. Reconhece a relevância da solenidade.
5 -  FERNANDO PASSOS
Advogado, saúda os presentes. Lembra entrevista de Ferreira Neto, com Dr. Almino. Revela a influência do fato em sua escolha profissional. Reflete sobre o exemplo do homenageado no exercício de função pública, para futuras gerações.
6 -  FLÁVIO BIERRENBACH
Advogado, saúda os presentes. Manifesta emoção, orgulho e alegria por participar da solenidade. Atribui ao homenageado a prerrogativa de maior orador do Brasil. Lembra que na década de 60, Dr. Almino já lutara por reformas de base hoje reclamadas pela sociedade. Rememorou viagem ao Chile, com endereço de Dr. Almino memorizado, em razão de exílio político. Estabelece relação entre a redemocratização do País e a coragem do homenageado.
7 -  ANTONIO ROQUE CITADINI
Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, saúda os presentes. Demonstra satisfação por participar da solenidade. Cita saudosos amigos. Elogia a coerência, o compromisso e a atenção aos mais pobres, como norteadores do pensamento de Dr. Almino. Cumprimenta o deputado Roberto Massafera pela iniciativa da solenidade.
8 -  GISELE TONCHIS
Prefeita de Lourdes, cumprimenta os presentes. Mostra-se honrada por participar da solenidade. Discorre sobre a influência do homenageado em candidaturas femininas. Informa que conhecera Almino em lançamento de livro de Marcelo Barbieri.
9 -  MARCELO BARBIERI
Presidente da Associação Brasileira dos Municípios, saúda os presentes. Comenta livro sobre o Golpe de 64, de autoria do homenageado. Lembra presença do Dr. Almino na tribuna da Câmara dos Deputados, em apoio à Petrobras, no governo FHC. Elogia o deputado Roberto Massafera pela iniciativa da solenidade. Relembra apoio à candidatura de Dr. Almino ao Senado, em 1982.
10 -  ARNALDO JARDIM
Deputado federal, cumprimenta os presentes. Discorre acerca da relação próxima entre autoridades presentes e o homenageado. Assevera que Dr. Almino tem o dom de transmutar pessoas, e a capacidade de remar contra a corrente e de estimular novos comportamentos.
11 -   PRESIDENTE ROBERTO MASSAFERA
Tece considerações filosóficas sobre a política. Enaltece a coerência, a honestidade, o trabalho e o exemplo do homenageado. Faz breve relato do currículo e de políticas públicas defendidas por Dr. Almino. Anuncia a entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo ao homenageado.
12 -  ALMINO MONTEIRO ÁLVARES AFFONSO
Homenageado, cumprimenta os presentes. Manifesta gratidão pelo gesto do deputado Roberto Massafera. Acrescenta que trata-se de noite definitiva em sua vida. Enaltece a presença significativa de mulheres nesta sessão. Afirma-se devedor de São Paulo. Lembra chegada à cidade, em 1950, aos 20 anos, para estudar Direito. Cita relação com poemas de expoentes da literatura brasileira. Comenta a Revolução de 1932 e visita ao Museu do Ipiranga. Aduz que percebera, na instituição, uma lição de democracia. Tece considerações sobre a relação entre a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco e o monopólio estatal do petróleo, com a criação da Petrobras. Informa que vivera 12 anos em exílio. Lembra que após o regresso, recebera 1.500.000 votos nas eleições de 1982, em candidatura ao Senado. Narra experiência na Secretaria dos Negócios Metropolitanos, no governo Franco Montoro. Menciona a outorga de Cidadão Paulistano, que recebera da Câmara Municipal de São Paulo. Rememora êxito em candidatura a vice-governador de São Paulo e, posteriormente, a deputado federal, quando exercera a vice-liderança do governo de FHC. Assevera que deve graças a São Paulo. Cita frase de Joaquim Nabuco a Rui Barbosa, sobre doação e grandeza. Comenta o teor do Brasão de São Paulo: "Pelo Brasil, faça o melhor".
13 -  PRESIDENTE ROBERTO MASSAFERA
Discorre acerca da relevância da filosofia. Cita passagem de Homero, em Ilíada. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp