27/02/2019 - 18ª Sessão Ordinária do Período Adicional

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 12/03/2019:

Resumo da Sessão
Presidência : DOUTOR ULYSSES
Secretaria : CORONEL TELHADA

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  DOUTOR ULYSSES
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  RAMALHO DA CONSTRUÇÃO
Relata debate, do qual participou, no Instituto de Engenharia de São Paulo, a respeito de saúde e segurança no trabalho. Exibe fotos do evento. Faz comentários sobre o que vê como desorganização no governo e na sociedade.
3 -  WELSON GASPARINI
Tece considerações acerca dos problemas sociais enfrentados pelo Brasil. Lamenta o grande número de escândalos de corrupção. Fala sobre as qualidades que julga essenciais a um bom político. Defende a participação mais atenta dos cidadãos na política.
4 -  ANTONIO CARLOS JUNIOR
Agradece a diversos deputados, sobretudo ao presidente Cauê Macris, que participarão de reunião com a Artesp, para sugerir o aumento do limite de velocidade na Rodovia dos Tamoios. Apresenta argumentos favoráveis à proposta.
5 -  JULIO CESAR
Menciona reunião que teve com o secretário estadual da Habitação. Critica secretários que não recebem parlamentares. Questiona medida que, a seu ver, prejudica o atendimento a pacientes na Santa Casa de São Carlos.
6 -  ORLANDO BOLÇONE
Expressa apoio à PEC 7/18, que foi aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Discorre sobre os desafios que, a seu ver, o Brasil enfrenta, e sobre como esta Casa pode contribuir para sua solução.
7 -  CORONEL TELHADA
Comenta o assassinato de um policial militar, no Rio Grande do Norte. Questiona o investimento a ser feito na desativação do Minhocão, bem como diversas outras medidas tomadas pela Prefeitura de São Paulo.
8 -  MÁRCIA LULA LIA
Descreve diversos episódios de racismo, ocorridos em todo o Brasil. Alude ao SOS Racismo, órgão desta Casa. Cita estatísticas relacionadas ao assunto. Faz reflexão sobre o papel da Educação para a construção de uma sociedade mais tolerante.
9 -  REINALDO ALGUZ
Pede ao Executivo que tome medidas para promover o desenvolvimento do oeste paulista. Faz críticas a plano da Artesp de duplicação da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, por conta da implantação de pedágios em áreas pobres da região.

GRANDE EXPEDIENTE
10 -  CÁSSIO NAVARRO
Pelo art. 82, alude a medidas tomadas pela Defesa Civil de São Paulo para alertar a população, por mensagens de celular, em casos de emergência. Faz comentários sobre método, usado na Baixada Santista, para encontrar crianças perdidas na praia.
11 -  TEONILIO BARBA LULA
Exibe vídeo de ato junto à fábrica da Ford, em São Bernardo do Campo. Afirma que a montadora vem tentando desativar essa unidade desde 1998. Descreve as lutas dos sindicatos, em várias ocasiões, para evitar o fechamento. Ressalta que o fato teria um grande impacto econômico.
12 -  TEONILIO BARBA LULA
Pelo art. 82, tece críticas à direção da Ford. Dá conhecimento de estatísticas quanto à capacidade produtiva da planta de São Bernardo do Campo. Pede que os governos federal e estadual intervenham no assunto. Afirma que todos os deputados devem lutar pela permanência das indústrias no estado de São Paulo.
13 -  RAFAEL SILVA
Tece comentários sobre a importância do grau de consciência política dos cidadãos. Cita o pensamento de filósofos e sociólogos acerca do assunto. Fala sobre o preconceito social no Brasil. Defende a Educação como meio pelo qual a sociedade pode evoluir. Discorre sobre a reforma da Previdência no que tange aos guardas civis municipais.
14 -  CAMPOS MACHADO
Pelo art. 82, elogia a esposa do deputado Rafael Silva. Cumprimenta o deputado Teonilio Barba Lula, pelo seu pronunciamento a respeito da Ford. Pede que o governo estadual tome providências para evitar o fechamento da montadora em São Bernardo do Campo. Lamenta o que vê como tentativa de influenciar as eleições da Mesa Diretora desta Casa, em 15/03.
15 -  CAMPOS MACHADO
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças, o que foi anotado.
16 -  BRUNO CAETANO
Para comunicação, agradece aos seus pares pela aprovação de projeto, de sua autoria, que trata da mobilidade metropolitana.
17 -  TEONILIO BARBA LULA
Para comunicação, agradece ao deputado Campos Machado pelo seu apoio à demanda dos trabalhadores da Ford. Requere o apoio dos demais deputados.
18 -  BRUNO CAETANO
Para comunicação, endossa os pronunciamentos dos deputados Teonilio Barba Lula e Campos Machado, no que diz respeito à Ford. Menciona medidas tomadas pelo governo estadual com relação ao assunto.
19 -  TEONILIO BARBA LULA
Para comunicação, comenta o pronunciamento do deputado Bruno Caetano. Defende a permanência da Ford em São Bernardo do Campo. Critica a direção da empresa.
20 -  PRESIDENTE DOUTOR ULYSSES
Defere o pedido do deputado Campos Machado. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária em 28/02, à hora regimental, com Ordem do Dia. Levanta a sessão.
alesp