13/03/2019 - 25ª Sessão Ordinária do Período Adicional

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 20/03/2019:

Resumo da Sessão
Presidência : DOUTOR ULYSSES / CARLÃO PIGNATARI
Secretaria : CORONEL TELHADA

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  DOUTOR ULYSSES
Assume a Presidência e abre a sessão. Convoca uma sessão extraordinária a ser realizada hoje, às 19 horas.
2 -  MARCOS LULA MARTINS
Lembra-se de sua primeira posse, em 2007, nesta Casa. Lista políticas defendidas por seu mandato. Faz agradecimentos gerais. Comenta enchentes na região do ABC, falecimentos provocados por rompimento de barragens, a morte de Marielle Franco, a reforma da Previdência, e assassinatos seguidos de suicídio, em escola estadual de Suzano. Critica o governo federal e o Governo do Estado.
3 -  PRESIDENTE DOUTOR ULYSSES
Convoca uma sessão extraordinária a ser realizada hoje, 10 minutos após o término da primeira.
4 -  WELSON GASPARINI
Tece considerações sobre o término de seu terceiro mandato como deputado estadual. Faz breve relato de sua trajetória política. Afirma que todo cidadão tem o dever de participar da política. Destaca princípios norteadores de sua conduta profissional, notadamente em benefício de Ribeirão Preto e região. Cumprimenta seus pares.
5 -  VITOR SAPIENZA
Informa que trabalha desde os 13 anos de idade. Lembra que há 32 anos ingressara nesta Casa, sem experiência política. Aduz que primeiramente estudara o Regimento Interno deste Poder. Lembra outrora intenção de ser membro da Comissão de Finanças. Rememora a CPI dos Marajás. Destaca momentos quando fora presidente desta Casa. Afirma que teme pelo futuro desta Assembleia Legislativa. Despede-se de seus pares e de servidores. Faz agradecimentos gerais.
6 -  ORLANDO BOLÇONE
Faz breve relato de sua conduta como parlamentar, dedicada a São José do Rio Preto, principalmente. Lembra tratativas para solucionar dívida da Faculdade de Medicina e do Hospital de Base da referida cidade. Destaca atenção dada à consolidação do Parque Tecnológico do município. Ressalta a criação da Floresta do Noroeste Paulista e a conclusão das instalações do Fórum municipal. Tece considerações a respeito da modernização do aeroporto da citada cidade. Registra participação na Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas. Faz agradecimentos gerais.
7 -  CORONEL TELHADA
Saúda deputados estaduais não reeleitos, presentes em plenário, aos quais agradece. Elogia os deputados Doutor Ulysses, Welson Gasparini, Vítor Sapienza, Orlando Bolçone, Davi Zaia, Edson Giriboni, Luiz Carlos Gondim, Dr. Itamar, Bruno Caetano, Antonio Carlos Junior, Julio César, e Marcos Martins. Cumprimenta a cidade de Sarapuí pela data comemorativa de seu aniversário. Clama pela nomeação de 668 excedentes no concurso de 2017, aptos ao ingresso na Polícia Militar. Lamenta o assassinato de adolescentes e funcionários na Escola Estadual Professor Raul Brasil, em Suzano. Defende o endurecimento nas leis penais e o investimento em segurança, inclusive nesta Casa.
8 -  LUIZ CARLOS GONDIM
Comenta tragédia ocorrida na Escola Estadual Professor Raul Brasil, em Suzano. Lembra o PL 314/11, de sua autoria, que visa à instalação de detectores de metais em escolas. Informa conteúdo das redes sociais dos assassinos. Lamenta a inexistência de inspetores, como no passado. Defende a fiscalização nas entradas das instituições de ensino. Transmite condolências às famílias enlutadas. Clama ao governador João Doria que valorize a Educação.
9 -  DR. ITAMAR
Informa que há 47 anos exerce função política. Faz breve resumo de sua atividade como deputado estadual, em benefício principalmente do Vale do Paraíba. Tece considerações sobre demandas em prol do atendimento em clínicas médicas. Clama por aparelho de ressonância magnética para o Hospital Regional de São José dos Campos. Defende a ampliação do número de transplantes de órgãos no Estado, para favorecer a descentralização na prestação do serviço. Defende a reestruturação da Santa Casa em Cruzeiro. Anuncia que projeto de lei de sua autoria visa a estabelecer prioridade para o transporte de órgãos, em helicópteros. Defende que São José dos Campos seja denominada como A Capital do Avião. Faz agradecimentos gerais. Lembra que participara do 1º Congresso de Vereadores do Brasil, em Aracaju, com Geraldo Alckmin.

GRANDE EXPEDIENTE
10 -  VITOR SAPIENZA
Pelo art. 82, lê manifesto dos agentes fiscais de renda do estado de São Paulo, pedindo aos deputados a aprovação de proposições referentes à categoria.
11 -  EDSON GIRIBONI
Pelo art. 82, faz histórico do seu mandato. Menciona medidas do governo estadual que beneficiaram a região do sudoeste paulista, da qual é representante. Agradece aos seus pares pelo trabalho realizado nesta Casa. Deseja boa sorte aos parlamentares que tomarão posse no dia 15/03.
12 -  BRUNO CAETANO
Faz agradecimentos aos deputados e funcionários desta Casa. Destaca a transparência pela qual pautou o seu mandato, destacando o uso de aplicativo que permite à população acompanhar de perto o trabalho parlamentar. Discorre sobre os projetos de lei que apresentou.
13 -  SEBASTIÃO SANTOS
Pelo art. 82, comenta os alagamentos na Grande São Paulo nos dias 10/03 e 11/03. Pede que o Poder Público tome providências para diminuir a incidência de enchentes. Afirma que os alagamentos podem favorecer a proliferação de doenças como a dengue.
14 -  EVANDRO LOSACCO
Considera que é urgente fazer uma reforma política no País. Lamenta que os debates acerca do assunto tenham diminuído. Defende o sistema de voto distrital misto, o qual, a seu ver, refletiria melhor a vontade da população. Faz agradecimento aos deputados e aos funcionários desta Casa.
15 -  SEBASTIÃO SANTOS
Solicita a suspensão dos trabalhos até as 16 horas e 30 minutos, por acordo de lideranças.
16 -  PRESIDENTE DOUTOR ULYSSES
Defere o pedido e suspende a sessão às 16h19min.

ORDEM DO DIA
17 -  CARLÃO PIGNATARI
Assume a Presidência e reabre a sessão às 16h40min. Encerra a discussão, coloca em votação e declara aprovado requerimento, com o número regimental de assinaturas, de Urgência ao PL 24/19.
18 -  TEONILIO BARBA LULA
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
19 -  PRESIDENTE CARLÃO PIGNATARI
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de amanhã, à hora regimental, com Ordem do Dia. Lembra a realização da sessão extraordinária, a realizar-se hoje às 19 horas. Levanta a sessão.
alesp