14/03/2019 - 26ª Sessão Ordinária do Período Adicional

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 20/03/2019:

Resumo da Sessão
Presidência : DOUTOR ULYSSES / ED THOMAS
Secretaria : CORONEL TELHADA

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  DOUTOR ULYSSES
Assume a Presidência e abre a sessão. Convoca os Srs. Deputados para uma sessão extraordinária, a ter início às 19 horas.
2 -  CORONEL TELHADA
Fala sobre suas expectativas para a nova legislatura. Discorre sobre os debates acerca da Segurança Pública. Comenta o massacre na Escola Estadual Professor Raul Brasil, em Suzano. Relata a morte de dois policiais militares.
3 -  CARLOS NEDER LULA
Combate proposta do governo estadual de fundir diversos institutos públicos de pesquisa e transferi-los para a gestão privada. Faz histórico do seu trabalho, como deputado, em comissões e frentes parlamentares desta Casa.
4 -  ANTONIO CARLOS JUNIOR
Faz histórico de sua trajetória política e de suas ações como parlamentar. Destaca projeto de lei, de sua autoria, aprovado nesta Casa, que trata da merenda escolar. Pede ao governo estadual que atenda demandas da região de Caraguatatuba.
5 -  JULIO CESAR
Para comunicação, anuncia a presença do vereador Leandro Guerreiro, da Câmara Municipal de São Carlos, acompanhado pelo seu assessor Eduardo.
6 -  PRESIDENTE DOUTOR ULYSSES
Saúda os visitantes.
7 -  ORLANDO BOLÇONE
Presta solidariedade à população de Suzano, por conta do massacre ocorrido na Escola Estadual Professor Raul Brasil. Expressa sua gratidão à cidade de São José do Rio Preto, da qual faz breve histórico.
8 -  WELSON GASPARINI
Tece elogios aos seus colegas deputados. Argumenta que a população é responsável por compor bons quadros políticos. Defende o sistema de voto distrital. Expressa seu orgulho por ter participado desta Casa. Faz histórico de sua trajetória política.
9 -  JULIO CESAR
Faz agradecimentos aos que o apoiaram no período em que foi deputado nesta Casa. Dá conhecimento das ações de seu mandato, através do qual, acrescenta, buscou dar enfoque às demandas da região de São Carlos.
10 -  JUNIOR APRILLANTI
Relata sua carreira política, passada, em sua maior parte, no âmbito do Poder Executivo. Descreve as ações do seu mandato como deputado estadual. Presta agradecimentos aos seus pares e aos funcionários deste Parlamento.
11 -  LUIZ CARLOS GONDIM
Discorre sobre o massacre na Escola Estadual Professor Raul Brasil, em Suzano. Faz sugestões para impedir a ocorrência de episódios similares no futuro. Faz agradecimentos aos funcionários desta Casa. Frisa a importância das áreas sociais.

GRANDE EXPEDIENTE
12 -  HÉLIO NISHIMOTO
Pelo art.82, manifesta gratidão pelo período em que representara a população de São Paulo, especialmente da região do Vale do Paraíba, nesta Casa. Faz agradecimentos gerais. Apoia a reeleição de Cauê Macris à Presidência deste Poder. Deseja boas-vindas aos novos deputados eleitos. Cita Letícia Aguiar, recém-eleita parlamentar. Manifesta o desejo de reingressar a este Parlamento.
13 -  ANA LULA DO CARMO
Para comunicação, saúda seus pares. Mostra-se grata pelos 16 anos como deputada estadual. Aduz que deve continuar a defender a população excluída. Lembra o exercício de profissão como diarista. Enaltece os policiais militares femininos. Lamenta assassinatos acontecidos em escola estadual de Suzano.
14 -  CARLOS NEDER LULA
Faz breve resumo de suas atividades políticas. Valoriza políticas públicas eficientes. Lamenta a desigualdade verificada no Brasil. Afirma que a sociedade brasileira é excludente e homofóbica. Discorre acerca da relevância da fiscalização de atos governamentais e da democratização dos parlamentos, a partir de audiências públicas. Assevera que a ausência da imprensa dificulta a transmissão da informação ao domínio público. Defende a coerência na atuação de siglas partidárias. Lembra que fiscalizara o Governo Marta Suplicy, quando fora vereador à Câmara Municipal de São Paulo. Lista fiscalizações realizadas por seus mandatos. Comenta orçamento posto à disposição de organizações sociais. Cita CPIs em que atuara. Defende melhoria na gestão da Saúde.
15 -  CELSO NASCIMENTO
Pelo art. 82, faz agradecimentos gerais. Cita trecho da Bíblia. Manifesta-se realizado por ter sido parlamentar e aprovado 7 projetos de lei, em único mandato. Lembra que exerce função como pastor na Igreja do Evangelho Quadrangular. Agradece ao reverendo Mário de Oliveira. Informa que trabalhara especialmente para o meio ambiente e a favor de crianças com síndrome de Down. Mostra-se honrado por ter representado, com dignidade, o povo paulista. Informa que sua filha é vereadora à Câmara Municipal de Bauru.
16 -  ED THOMAS
Assume a Presidência e deseja felicidades ao deputado Celso Nascimento.
17 -  BRUNO CAETANO
Comenta projeto de sua autoria, a respeito do empreendedorismo. Enaltece a citada função social. Afirma que o profissional do setor normalmente mostra-se presente e acompanha a atividade empresarial. Discorre sobre o fomento de Startups em São Paulo, empresas baseadas em tecnologia, inovação e escalabilidade. Assevera que é alto o índice de empregabilidade na área. Defende a presença das referidas empresas na nova economia. Ressalta a necessidade da mão de obra adequada e mecanismos que facilitem a abertura dos estabelecimentos, a criação de centros de capacitação e incentivos tributários, em parceria com o Poder Público. Acrescenta que trata-se de uma semente para a próxima Legislatura.
18 -  FELICIANO FILHO
Pelo art. 82, informa que hoje é o último dia de exercício de seu terceiro mandato. Faz agradecimentos gerais. Discorre acerca de seu trabalho em prol de animais, a influenciar inclusive a legislação de outros estados e países. Lista e comenta leis sobre o tema. Lembra vídeo de retirada de pele de chinchilas vivas, exibido neste plenário. Rememora o Dia do Protetor dos Animais, de sua autoria, comemorado em 04/10. Acrescenta que não pretende voltar a ocupar cargo público. Agradece aos seus pares que apoiaram o PL 31. Lamenta o sofrimento de animais. Deseja boas-vindas ao deputados recém-eleitos. Coloca-se à disposição das novas autoridades. Defende a realização do Colégio de Líderes em plenário.
19 -  TEONILIO BARBA LULA
Pelo art. 82, cumprimenta seus pares que hoje se despedem do Parlamento. Comenta ato a ser realizado amanhã, neste Poder, com funcionários da Ford, que defendem a permanência da montadora no ABC. Informa que em 5 anos a empresa recebera cerca de 7 bilhões de reais em incentivos fiscais. Defende a criação de CPI para investigar a intenção da referida fábrica. Convida os parlamentares para participarem do evento. Lembra projeto de sua autoria para discutir emprego, serviço, comércio e desenvolvimento, vetado pelo Governo Alckmin. Agradece especialmente a deputados do PT.
20 -  ROBERTO MASSAFERA
Cita e comenta períodos da política e de governos do País. Opina que a fábrica da Ford fabrica caminhões superados. Cita fala de Aristóteles sobre o bem comum buscado pela política. Lamenta a desmoralização da citada classe, pela mídia. Enaltece a divisão entre os Poderes e a democracia. Comenta a dívida social do País, a seu ver fruto da escravidão.
21 -  CARLOS GIANNAZI
Pelo art. 82, discorre acerca do que considera abandono das escolas públicas. Cita a falta de energia elétrica na Escola Estadual João Kopke. Exibe vídeo sobre a questão, a impossibilitar a realização de aulas. Clama à secretaria da Educação, ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas que tomem as devidas providências. Reitera que há abandono das instituições de ensino estaduais. Critica o Governo do Estado pela extinção do programa Escola da Família. Manifesta repúdio à falta de quórum, ontem, que impossibilitara a derrubada do veto ao PL 1257/14. Lembra que há um ano ocorrera o assassinato de Marielle Franco. Clama pela prisão dos mandantes do crime. Comenta que preso pela execução da ex-vereadora mora no mesmo condomínio em que morara o presidente Jair Bolsonaro.
22 -  GERSON BITTENCOURT
Pelo art. 82, solidariza-se com os familiares dos alunos, professores e funcionários pela tragédia ocorrida em Suzano. Discorre sobre a ampliação do ódio em nosso País. Ressalta que são necessárias alternativas para acabar com este tipo de intolerância. Comenta o problema das enchentes e suas consequências, especialmente no Itaim Paulista. Informa ter estudado, em sua legislatura anterior, a lagoa do Itaim. Relata os resultados de sua pesquisa. Lamenta que hoje, a região é um depósito de entulho, além de animais e insetos. Informa que as obras de contenção na região foram iniciadas no final do ano passado. Parabeniza o Governo do Estado pelas obras. Faz agradecimentos pelo período nesta Casa. Lembra sua atuação nos últimos 30 dias. Diz esperar que os novos deputados tenham êxito em seus mandatos e que continuem a cumprir seus papéis. Parabeniza os deputados eleitos e deseja boa sorte.
23 -  GILENO GOMES
Pelo art. 82, lamenta a tragédia ocorrida em Suzano. Discorre sobre as enchentes ocorridas na região do ABC, de Guarulhos e outras cidades. Informa que o governador anunciou medidas para as contenções de enchentes. Pede que outras regiões, como Guarulhos e Arujá sejam lembradas. Agradece o tempo que passou nesta Casa. Lembra parte das ações de seu mandato. Parabeniza os novos deputados. Agradece os assessores que auxiliam os deputados, policiais, pessoal da imprensa e TV Alesp, a sua assessoria, todos os funcionários da Casa, aqueles que trabalham no campo e em Guarulhos, sua família, todos os que contribuíram para a condução de seu mandato e em especial os seus eleitores, que acreditaram em seu mandato. Afirma que continuará trabalhando dentro da política, representando a população. Demonstra sua felicidade pelas amizades feitas neste Legislativo.
24 -  GILENO GOMES
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
25 -  PRESIDENTE DOUTOR ULYSSES
Convida todos para a Sessão Preparatória e Inaugural de Instalação da Primeira Sessão Legislativa da Décima Nona Legislatura, às 15 horas do dia 15 de março de 2019. Lembra a realização da sessão extraordinária, a realizar-se hoje, às 19 horas. Levanta a sessão.
alesp