06/05/2019 - 4a Solene

CELEBRAÇÃO DO DIA DO PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 25/05/2019:

Resumo da Sessão
Presidência : ITAMAR BORGES
1 -  ITAMAR BORGES
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  MARCUS VINICIUS
Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa e demais autoridades presentes.
3 -  PRESIDENTE ITAMAR BORGES
Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, para a "Celebração do Dia do Profissional da Contabilidade". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Lê justificativas de ausência de diversas autoridades.
4 -  EDIR SALES
Vereadora da Câmara Municipal de São Paulo, cumprimenta o deputado Itamar Borges, os membros da Mesa e os presentes nesta solenidade. Destaca o seu orgulho em voltar a falar nesta tribuna, após dois mandatos. Parabeniza todos os profissionais da contabilidade presentes. Lembra que as comemorações por este dia iniciaram-se em sessão solene na Câmara dos Vereadores. Destaca a importância da categoria no desenvolvimento da economia do País, garantindo a saúde financeira das empresas. Cita parceria com a Frente Parlamentar do Empreendedorismo, presidida pelo deputado Itamar Borges. Ressalta a necessidade de parceria do Poder Público e as empresas e da valorização da classe. Esclarece que a contabilidade é uma ciência que contribui para o aprimoramento da sociedade. Coloca-se à disposição de todos. Entrega uma homenagem ao deputado Itamar Borges. Informa que amanhã será o aniversário de 20 anos do Semanário da Zona Norte.
5 -  CASTELLO BRANCO
Deputado estadual, cumprimenta as autoridades presentes. Conta histórias sobre o seu avô. Lembra que o mesmo veio trabalhar em São Paulo, participando dos primeiros grupos de conselhos de contabilistas. Esclarece que foi criado no meio de contabilistas. Cita os quatro livros escritos por seu avô sobre o assunto. Considera uma classe importante, nobre e essencial para o Brasil. Coloca-se à disposição.
6 -  PRESIDENTE ITAMAR BORGES
Cumprimenta os integrantes da Mesa. Agradece Reynaldo pela parceria, juntamente com a frente parlamentar presidida por ele e o apoio da diretoria do Sescon. Saúda as autoridades e demais homenageados presentes. Cita todas as entidades representadas nesta sessão solene. Agradece a presença de todos. Demonstra seu orgulho em trabalhar em prol da categoria dos contabilistas. Informa que a data é comemorada dia 25 de abril, sendo uma das mais tradicionais sessões solenes desta Casa. Diz ser esta profissão uma das mais demandadas do mercado de trabalho, estando entre as seis profissões de nível superior que mais contrataram em 2018. Considera os contabilistas indispensáveis, tanto nos momentos de recessão ou de desafios e oportunidades. Cumprimenta cada diretoria e todos os associados da capital e do interior. Afirma que a categoria trabalha pelo avanço do empreendedorismo e desenvolvimento do País. Diz ser esta uma homenagem para os profissionais, empresas, associações, entidades contábeis, entre outras. Comenta a necessidade de união para aprovação das reformas da Previdência e tributária. Agradece a Sescon e a Aescon. Demonstra seu respeito e admiração por estes profissionais e entidades. Parabeniza os profissionais pelo seu dia.
7 -  MANUEL DE OLIVEIRA MAIA
Presidente da Fecontesp, saúda o presidente desta Casa, o deputado Cauê Macris, o deputado Itamar Borges, proponente desta solenidade e todas as autoridades presentes. Cumprimenta todas as mulheres presentes, em nome da presidente do CRC. Afirma que a Fecontesp representa as entidades congraçadas nesta solenidade. Considera a atividade de contabilista como indispensável para o empreendimento econômico. Agradece todos os presentes.
8 -  SÉRGIO APPROBATO MACHADO JÚNIOR
Presidente da Fenacon, agradece o presidente Cauê Macris, o deputado Itamar Borges, proponente desta homenagem e todas as autoridades presentes. Diz estar feliz por participar de mais esta merecida homenagem. Afirma que 98% das empresas nacionais de pequeno e médio porte são orientadas por empresas de contabilidade e os outros 2% também tem profissionais da contabilidade. Destaca a eficiência e o profissionalismo dos contabilistas. Considera esta homenagem como um reconhecimento da sociedade. Menciona a proatividade e o profissionalismo da categoria. Diz ser necessária uma simplificação e redução da burocracia para ajudar o desenvolvimento das empresas e do País. Agradece pela oportunidade de participar desta sessão solene.
9 -  PRESIDENTE ITAMAR BORGES
Anuncia a exibição de um vídeo institucional sobre o Sescon SP.
10 -  REYNALDO LIMA JUNIOR
Presidente do Sescon-SP e da Aescon-SP, cumprimenta as autoridades presentes. Cita todas as entidades presentes no evento. Lembra que este é o oitavo ano consecutivo desta homenagem, prestadas aos contabilistas pelo dia 25 de abril. Destaca o reconhecimento da categoria por esta Casa. Cita como exemplo a Frente Parlamentar de Empreendedorismo. Esclarece que o Sescon e a categoria contábil abriram um importante canal de diálogo com esta Casa. Agradece o deputado Itamar Borges por abrir as portas desta Casa para homenagear e acreditar nos contabilistas. Lembra que os contabilistas são o elo entre o Fisco e o contribuinte e trabalham como operadores do sistema tributário e fiscal do Brasil, sendo essenciais para desenvolvimento das empresas e do País. Lamenta a burocracia ultrapassada, que engessa o setor produtivo e prejudica a competição internacional. Compara a quantidade de horas gastas com burocracia no Brasil e em outros países. Exalta as dificuldades impostas aos contabilistas. Parabeniza toda a categoria.
11 -  MARCUS VINICIUS
Mestre de cerimônias, anuncia homenagens, com entrega de placas às diversas entidades presentes.
12 -  PRESIDENTE ITAMAR BORGES
Lembra que o seu novo mandato parlamentar completou 52 dias da posse. Agradece o apoio dos amigos e da classe contábil, que o permitiram ter um novo mandato. Coloca-se à disposição das entidades, do setor e dos amigos profissionais da contabilidade. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp