10/05/2019 - 5a Solene

HOMENAGEM AOS CONSELHOS COMUNITÁRIOS DE SEGURANÇA (CONSEGS)
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 30/05/2019:

Resumo da Sessão
Presidência : CAUÊ MACRIS / DELEGADO OLIM
1 -  PRESIDENTE CAUÊ MACRIS
Abre a sessão.
2 -  SERGIO EWERTON
Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.
3 -  PRESIDENTE CAUÊ MACRIS
Informa que convocara a presente sessão solene, em "Homenagem aos Conselhos Comunitários de Segurança - Consegs", por solicitação do deputado Delegado Olim. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Cumprimenta o deputado Delegado Olim por propor esta solenidade. Destaca o seu trabalho, nesta Casa, em prol da Segurança Pública. Ressalta a justeza da homenagem aos Consegs.
4 -  DELEGADO OLIM
Assume a Presidência. Comemora os 34 anos dos Consegs. Discorre sobre a importância dos conselhos para a Segurança Pública. Elogia o governo de Franco Montoro, responsável pela criação dos Consegs. Agradece a todos pela presença. Defende a união entre as forças da Segurança e a sua valorização salarial. Anuncia a exibição de vídeo sobre a história dos Consegs.
5 -  TENENTE NASCIMENTO
Deputado estadual, parabeniza os Consegs pela intermediação entre a população e o Poder Público com respeito às questões de Segurança. Menciona a cartilha "Vizinhança Solidária", que, a seu ver, é uma das principais ferramentas dos conselhos no combate à violência. Informa que várias demandas relacionadas à Segurança Pública foram apresentadas ao governador João Doria, em reunião nesta Casa.
6 -  ADALBERTO FREITAS
Deputado estadual, comenta o período em que foi presidente do Conseg de Capela do Socorro. Frisa a justeza da presente homenagem. Coloca-se à disposição dos conselhos.
7 -  EDUARDO TUMA
Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, faz citação sobre a necessidade de aprender com o passado. Alude à longevidade dos Consegs e à experiência acumulada por seus integrantes. Enfatiza a relevância dos conselhos para a comunidade. Afirma que lutará pela valorização dos trabalhadores da Segurança Pública. Parabeniza os Consegs.
8 -  RICARDO MONTORO
Diretor vice-presidente da Cohab São Paulo, agradece pelas homenagens prestadas a seu pai, Franco Montoro. Considera que os Consegs promovem a participação popular e a descentralização, ideias caras a Montoro. Elenca medidas pioneiras tomadas por seu pai, em diversas áreas, quando governou São Paulo.
9 -  TENENTE NASCIMENTO
Deputado estadual, anuncia a presença do deputado Coronel Nishikawa. Tece elogios ao Conseg de Piracicaba.
10 -  EVALDO ROBERTO CORATTO
Coordenador estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança, agradece a todos os integrantes da instituição, cujo trabalho, ressalta, é voluntário. Comenta que o País tem passado por um período econômico difícil, o que afeta a Segurança Pública. Discorre sobre o aspecto comunitário da atuação dos Consegs e sobre a sua parceria com as forças policiais. Pede o apoio desta Casa à entidade, para que ela possa aumentar sua presença no interior. Menciona as dificuldades que os conselhos enfrentam. Fala sobre a realização da Semana de Cidadania e Segurança. Expressa seu desejo de prestar uma homenagem com a presença de todos os conselhos, em 2020. Cita diversos projetos dos Consegs.
11 -  CORONEL NISHIKAWA
Deputado estadual, descreve sua experiência como presidente de Conseg. Informa que esta legislatura tem muitos parlamentares dedicados ao tema da Segurança Pública.
12 -  MARCIO DA FARMÁCIA
Deputado estadual, elogia o deputado Delegado Olim pela realização desta solenidade. Parabeniza os Consegs pelo seu trabalho. Defende a valorização da instituição por parte do Poder Público.
13 -  GENERAL PETERNELLI
Deputado federal, comenta medidas em prol da Segurança que podem ser tomadas em âmbito nacional. Presta homenagem aos Consegs.
14 -  PRESIDENTE DELEGADO OLIM
Anuncia a exibição de vídeo. Presta homenagem, com a entrega de um certificado, ao Sr. Evaldo Roberto Coratto, coordenador estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança. Informa que os certificados para os representantes dos Consegs presentes nesta solenidade serão entregues posteriormente. Faz breve histórico dos conselhos. Destaca o papel da participação popular na promoção da Segurança Pública. Ressalta a justeza da homenagem prestada nesta sessão. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp