10/05/2019 - 6a Solene

ALUSÃO À PRIMEIRA OUTORGA DA MEDALHA ETERNO HERÓI - CAPITÃO PM ALBERTO MENDES JR.
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 05/06/2019:

Resumo da Sessão
Presidência : ADRIANA BORGO / CORONEL TELHADA
1 -  ADRIANA BORGO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  IZABEL DE JESUS PINTO
Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.
3 -  PRESIDENTE ADRIANA BORGO
Informa que convocara a presente sessão solene, para realizar a "Primeira Outorga da Medalha Eterno Herói - Capitão PM Alberto Mendes Jr". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".
4 -  ADILSON CEZAR
Presidente do Conselho de Honrarias e Mérito do Governo do Estado de São Paulo, profere palestra sobre o herói da Polícia Militar, capitão Alberto Mendes Jr., que empresta seu nome a esta honraria, a Medalha Eterno Herói. Discorre sobre o que torna alguém um herói.
5 -  CORONEL TELHADA
Deputado estadual, parabeniza a deputada Adriana Borgo pela criação desta comenda. Faz comentários sobre sua trajetória dentro da Polícia Militar. Enaltece a figura do capitão Alberto Mendes Jr. Lembra a história do seu assassinato por guerrilheiros em 1970. Considera que hoje há grande representação policial neste Parlamento.
6 -  TENENTE NASCIMENTO
Deputado estadual, saúda os demais parlamentares e autoridades presentes. Pede salva de palmas à cabo Elaine de Melo, em homenagem à importância das policiais femininas na Corporação. Discorre sobre os sacrifícios dos policiais em benefício da sociedade, inclusive com a própria vida.
7 -  GIL DINIZ
Deputado estadual, lembra que foi soldado policial temporário da Polícia Militar e, neste período, conheceu a história do capitão Alberto Mendes Jr. Recorda o falecimento do policial militar Fernando Flavio Flores, executado em São Paulo pelo crime organizado. Defende a união das polícias Civil e Militar.
8 -  FREDERICO D'AVILA
Deputado estadual, cumprimenta os demais deputados e autoridades presentes nesta solenidade. Destaca que ouviu a história do capitão Alberto Mendes Jr. em sua infância. Saúda os membros do Exército que prenderam Carlos Lamarca. Lamenta que Carlos Lamarca tenha sido promovido enquanto membro do Exército pelo ministro da Justiça Tarso Genro.
9 -  PRESIDENTE ADRIANA BORGO
Anuncia homenagem "in memoriam" ao capitão PM Alberto Mendes Jr., com a entrega da "Medalha Eterno Herói" ao Sr. Adauto Mendes, irmão do homenageado, entregue pela deputada estadual Adriana Borgo e demais autoridades policiais.
10 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência. Anuncia homenagens póstumas a cinco integrantes da Polícia Militar e Civil que morreram em serviço: cabo PM Everton dos Santos Jacinto, representado pela sua mãe Joélia e sua irmã Débora Aparecida dos Santos; soldado PM Antonio Bezerra Costa, representado por sua viúva Paula Luciana dos Santos; 2º sargento PM Swamy Welder Weigert, representado por sua viúva Edirene Alves da Silva Weigert; 3º sargento PM Daniel Gonçalves Palandi, representado por sua viúva Joyce Pacini Palandi; e policial civil Marco Aurélio de Toledo, representado por sua mãe Suely Soares de Toledo, tendo as homenagens sido entregues pela deputada estadual Adriana Borgo. Solicita a todos que permaneçam em posição de respeito para o Toque de Silêncio executado pelo soldado do Exército Brasileiro Mateus Xavier de Moraes, do Hospital Militar de Área de São Paulo. Lembra que hoje, em conformidade com a Lei estadual 13.026/08, comemora-se o "Dia do Herói Policial Militar". Anuncia a outorga de medalhas e diplomas a diversos policiais militares que sofreram lesões no cumprimento de suas missões, entregues pelas seguintes autoridades: deputada estadual Adriana Borgo; coronel PM Mário Fonseca Ventura, presidente da Sociedade Veteranos de 32; sargento Tarcísio Candido de Aguiar, secretário municipal de Olímpia; sargento Vivaldo Marcos Borgo; coronel PM Antonio Carlos Mendes; coronel PM Anderson Lima de Oliveira; comendador Roberto Mendes, conselheiro da Ordem do Mérito da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, chanceler; doutor Bruno Apolônio, presidente da Real Proteção; doutor Alfredo Duarte dos Santos, policial civil; tenente Marllon Roberto Ribeiro; e doutor Antônio Basile.
11 -  ADRIANA BORGO
Assume a Presidência.
12 -  ANTONIO CARLOS MENDES
Coronel da Polícia Militar, para falar em nome de todos os homenageados, informa ser primo do capitão Alberto Mendes Jr e destaca seu heroísmo. Agradece a deputada estadual Adriana Borgo pela homenagem.
13 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência.
14 -  ANTONIO CARLOS MENDES
Coronel da Polícia Militar, convida a Sra. Dorotéia, esposa de Adilson César, para prestar homenagem à deputada estadual Adriana Borgo com flores.
15 -  ADRIANA BORGO
Deputado estadual, manifesta sua emoção ao presidir esta sessão solene. Convida seu esposo, sargento Vivaldo Marcos Borgo, para acompanhá-la na tribuna. Discorre sobre a rotina de esposas e familiares dos policiais militares. Defende a valorização dos membros da Polícia Militar. Pede o apoio dos policiais em relação ao seu trabalho parlamentar. Esclarece que os deputados precisam estar unidos em defesa dos direitos dos policiais. Agradece o apoio recebido por sua equipe de assessores parlamentares. Lamenta as mortes de policiais ocorridas no Brasil. Assume a Presidência. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp