10/05/2019 - 38ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 15/05/2019:

Resumo da Sessão
Presidência : JANAINA PASCHOAL / GIL DINIZ
Secretaria : CORONEL TELHADA

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  JANAINA PASCHOAL
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  MAJOR MECCA
Comenta vídeo, a seu ver premeditado, de crítica do governador João Doria a esse parlamentar. Afirma que deve dar voz aos anseios de policiais militares. Lembra diálogo com o vice-governador, Rodrigo Garcia. Defende a recomposição salarial para a categoria, prometida em campanha eleitoral. Comenta dificuldades financeiras a afetar a qualidade de vida de soldados. Tece considerações sobre a coragem e a lealdade. Lamenta o suicídio de dois policiais militares na mesma semana.
3 -  CORONEL TELHADA
Informa que hoje homenageia-se o capitão Alberto Mendes Júnior, assassinado por Carlos Lamarca. Comenta a ocorrência. Anuncia que hoje comemora-se a Arma de Cavalaria. Discorre acerca da exposição de arte "Construir uma Nova Era". Tece considerações sobre os 20 anos do jornal "Semanário da Zona Norte". Lembra sessão solene realizada nesta data, em homenagem aos Consegs - Conselhos Comunitários de Segurança. Manifesta preocupação com fake news.
4 -  GIL DINIZ
Faz coro ao pronunciamento do deputado Major Mecca. Critica o governador João Doria. Lembra luto pela morte do policial militar Fernando Flores, assassinado. Reitera a defesa das forças policiais. Lamenta o não cumprimento de promessa de valorização salarial para a categoria.
5 -  CARLOS GIANNAZI
Discorre acerca da base da GCM - Guarda Civil Metropolitana, abandonada há mais de dois anos, nas proximidades da Emei Carlos Eduardo Aranha. Revela que há assaltos nas adjacências. Clama pela retomada das atividades de segurança na região. Exibe vídeo sobre assalto em frente à citada instituição de ensino. Roga ao governador João Doria e ao prefeito Bruno Covas que tomem providências. Acrescenta que deve acionar o Ministério Público.
6 -  PRESIDENTE JANAINA PASCHOAL
Informa que hoje, às 18 horas, deve ser realizada audiência pública para tratar de candidaturas avulsas.
7 -  FREDERICO D'AVILA
Informa que estivera em solenidade em homenagem ao capitão Alberto Mendes Júnior, na Rota. Exibe foto do homenageado. Comenta a captura de Carlos Lamarca, o qual critica. Defende o envio de viaturas da GCM para a Emei Carlos Eduardo Aranha.
8 -  CARLOS GIANNAZI
Comenta a escassez de servidores do quadro de apoio na Escola Estadual Érico de Abreu Sodré. Acrescenta que o problema afeta outras instituições de ensino. Critica a repartição de férias e a mudança nos horários das aulas, pelo Governo do Estado. Assevera que as medidas enganam a opinião pública. Agradece o apoio do deputado Frederico d´Avila. Defende Carlos Lamarca.
9 -  GIL DINIZ
Para comunicação, rebate o pronunciamento do deputado Carlos Giannazi a respeito de Carlos Lamarca. Discorre acerca do assassinato do capitão Alberto Mendes Júnior.
10 -  CARLOS GIANNAZI
Para comunicação, rechaça o posicionamento do deputado Gil Diniz. Comenta luta armada no Brasil, após o AI5. Critica Olavo de Carvalho. Defende Carlos Lamarca.
11 -  MAJOR MECCA
Exibe foto da escola estadual Alberto Schweitzer, no Itaim Paulista, a demandar por atenção em suas instalações. Informa que 800 crianças estudam na instituição. Reitera críticas ao Governo do Estado. Lista mazelas a afetar policiais militares. Enaltece o direito de exercer sua representatividade. Comenta morte de mulher, baleada na cracolândia, no centro de São Paulo. Comenta sua experiência de trabalho na citada região.
12 -  PROFESSORA BEBEL LULA
Para comunicação, lamenta a realidade na infraestrutura de escolas públicas e em hospitais. Defende a valorização do funcionalismo público, a favor de melhores condições de trabalho. Solicita a inclusão do nome Lula, em chamamento, aos nomes parlamentares que o detêm.
13 -  PRESIDENTE JANAINA PASCHOAL
Informa que não há fundamento legal, a seu ver, para tal pedido.
14 -  EDNA MACEDO
Para comunicação, solidariza-se com o deputado Major Mecca. Critica o governador João Doria.
15 -  GIL DINIZ
Exibe e critica vídeo a respeito de fala do governador João Doria direcionada ao deputado Major Mecca. Afirma que reunião do Governo do Estado com a bancada do PSL deve ser realizada nesta Casa. Assevera que sempre que considerar necessário deve fazer uso da crítica. Clama por respeito aos parlamentares.
16 -  GIL DINIZ
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
17 -  PRESIDENTE JANAINA PASCHOAL
Anota o pedido.

GRANDE EXPEDIENTE
18 -  PROFESSORA BEBEL LULA
Pelo art. 82, corrobora o pronunciamento do deputado Gil Diniz a respeito de críticas ao governador João Doria. Enaltece a relevância desta Casa. Comenta problemas em escolas, como a exposição de fios elétricos. Defende a aplicação de recursos orçamentários em escolas públicas, em oposição à terceirização no setor.
19 -  GIL DINIZ
Assume a Presidência. Defere o pedido de levantamento da sessão, por acordo de lideranças. Lembra sessão solene a ser realizada hoje, às 20 horas, para "Alusão à Primeira Outorga da Medalha Eterno Herói - Capitão PM Alberto Mendes Jr." Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária do dia 13/05, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Levanta a sessão.
alesp