20/05/2019 - 44ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 25/05/2019:

Resumo da Sessão
Presidência : GILMACI SANTOS
Secretaria : CORONEL TELHADA

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  GILMACI SANTOS
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  LECI BRANDÃO
Afirma que as manifestações em defesa da Educação, ocorridas na última sexta-feira, foram democráticas. Manifesta-se contra o parlamentarismo. Defende a liberdade de expressão. Solidariza-se com a população de Peruíbe, por deslizamentos em razão de chuvas. Lista escolas do município destinadas ao recebimento de doações. Informa que nesta semana deve haver trabalho da Comissão de Defesa e dos Direitos das Mulheres. Clama por equilíbrio na CPI das Universidades, por parte da Presidência e dos estudantes eventualmente presentes.
3 -  GIL DINIZ
Defende o governo federal. Lista bandeiras de campanha do governo Bolsonaro. Comenta a legitimidade das manifestações populares, tanto da esquerda quanto da direita. Informa que o Movimento Brasil Livre tem perdido seguidores nas redes sociais. Lembra manifestação a ser realizada no dia 26/05, em defesa do governo Bolsonaro.
4 -  PAULO LULA FIORILO
Comenta posição contrária, da deputada Janaina Paschoal, a respeito de manifestações convocadas pelo governo federal. Convida a população para manifestação a ser realizada no dia 30/05, a favor da Educação. Informa que visitara escolas estaduais. Defende plano de reforma das estruturas físicas das instituições de ensino públicas. Afirma que o Governo do Estado detém os recursos necessários para tal fim. Combate loteamento em adjacência de escola no Parque São Rafael, em São Mateus. Critica o governador João Doria.
5 -  GIL DINIZ
Para comunicação, defende a participação do povo nas ruas. Faz coro ao pronunciamento do deputado Paulo Fiorilo quanto à necessidade de reformas em escolas.
6 -  CASTELLO BRANCO
Manifesta apoio ao presidente Jair Bolsonaro. Defende as reformas da Previdência, Tributária, Trabalhista, do Judiciário, e Política, e as revisões do Pacto Federativo e da Constituição Federal de 1988. Critica o Centrão por tentativa de inviabilizar, a seu ver, medidas políticas do governo federal. Convoca a população para manifestação a ser realizada no dia 26/05. Corrobora o discurso do deputado Paulo Fiorilo em defesa da Educação.
7 -  CORONEL TELHADA
Saúda o deputado federal Eduardo Bolsonaro pela presença nesta Casa. Comenta o trabalho filantrópico da Casa de David, em prol de deficientes físicos. Cumprimenta cidades paulistas aniversariantes, as quais lista. Homenageia o capitão Hallison Pontes por lograr-se campeão e vice-campeão em campeonatos de jiu-jitsu. Informa que completara 34 anos de matrimônio no dia 18/05. Defende a nomeação de remanescentes de concursos públicos para a Segurança Pública. Solicita ao governo estadual a regulamentação da Lei 16.110, de 2016, a favor da atividade de vigilância. Anuncia o falecimento do autor da Teoria das Janelas Quebradas, George Kelling. Afirma que houve desordem na Virada Cultural. Critica a aplicação de 18,6 milhões de reais na contratação de cantores.
8 -  GIL DINIZ
Para comunicação, faz coro ao pronunciamento do deputado Coronel Telhada. Cumprimenta o deputado federal Eduardo Bolsonaro. Manifesta-se honrado por ter trabalhado pela eleição da citada autoridade.
9 -  PRESIDENTE GILMACI SANTOS
Endossa o pronunciamento do deputado Gil Diniz.
10 -  ADALBERTO FREITAS
Sáuda o capitão Halisson Pontes e o deputado federal Eduardo Bolsonaro. Reitera convite à população, para manifestação em apoio ao governo federal, a ser realizada no dia 26/05. Defende o contingenciamento de recursos orçamentários anunciados pelo governo Bolsonaro.
11 -  MARCIO DA FARMÁCIA
Cumprimenta o deputado federal Eduardo Bolsonaro. Lamenta falecimentos decorrentes de dengue, no Estado. Defende a intensificação do combate ao mosquito transmissor da doença, inclusive com conscientização da população. Reconhece o trabalho da Sabesp na região do ABC, principalmente em Diadema, de identificação e de reparação de vazamentos. Agradece a empresa pelo pronto atendimento à população.
12 -  CORONEL TELHADA
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
13 -  PRESIDENTE GILMACI SANTOS
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária do dia 21/05, à hora regimental, com Ordem do Dia. Levanta a sessão.
alesp