05/08/2019 - 16a Solene

COMEMORAÇÃO DO DIA DO AGRICULTOR E DO DIA DO PRODUTOR RURAL
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 16/08/2019:

Resumo da Sessão
Presidência : FREDERICO D'AVILA
1 -  FREDERICO D'AVILA
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  MARCUS VINICIUS
Mestre de cerimônias, nomeia a Mesa e demais autoridades presentes.
3 -  PRESIDENTE FREDERICO D'AVILA
Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene para "Comemoração do Dia do Agricultor e do Produtor Rural", por solicitação deste deputado. Convida os presentes para ouvirem, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Saúda os presentes. Manifesta contentamento com a realização da presente solenidade. Lembra que São Paulo é o estado com o maior PIB agrícola do país. Enaltece a relevância da agricultura e do agronegócio. Comenta viagem do governador João Doria à China, para tratar de interesses afetos ao tema. Teceu considerações sobre a goma resina e o pneu de soja. Cita Petrolina como pujante município agricultor no Nordeste.
4 -  CONTE LOPES
Deputado estadual, cumprimenta os presentes. Menciona a importância da segurança na zona rural. Tece considerações a respeito da criminalidade, inclusive contra autoridades. Critica decisão da Justiça concernente a Adélio Bispo, agressor do presidente Jair Bolsonaro. Parabeniza o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, por defender a categoria homenageada.
5 -  ITAMAR BORGES
Deputado estadual, saúda os presentes. Parabeniza o deputado Frederico d`Avila pela iniciativa da solenidade. Lembra que preside a Comissão de Agricultura há 10 anos, nesta Casa. Afirma-se testemunha do currículo de Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente. Elogia o Governo do Estado. Acrescenta que o Brasil depende da agricultura para o seu desenvolvimento.
6 -  GIL DINIZ
Deputado estadual, saúda os presentes. Parabeniza o deputado Frederico d`Avila pela iniciativa da solenidade. Comenta a atividade parlamentar da citada autoridade. Mostra-se orgulhoso por exercer a liderança do PSL, nesta Casa. Comenta experiência em Serra Talhada, sua cidade natal, em Pernambuco. Enaltece a importância do agronegócio para a economia do Brasil. Lembra-se da presença de Ricardo Salles em evento da Unica.
7 -  MARCELO VIEIRA SALLES
Comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, saúda os presentes. Elogia o deputado Frederico d`Avila por defender a agricultura. Cita fala de Geraldo Alckmin sobre a relevância do setor. Enaltece a coragem do ministro Ricardo Salles. Manifesta contentamento com a composição do Ministério do Meio Ambiente. Assevera que o governador João Doria preocupa-se com a segurança no interior. Elogia policiais militares presentes na solenidade.
8 -  PRESIDENTE FREDERICO D'AVILA
Solicita aos presentes aplausos, de pé, para Polícia Militar do Estado de São Paulo.
9 -  DUARTE NOGUEIRA
Prefeito de Ribeirão Preto, cumprimenta os presentes. Afirma que fora deputado estadual por três mandatos. Informa que se formara em Agronomia. Atribui importância à agricultura, como geradora de vida, a partir do uso da luz solar. Assevera que o Brasil é um país vocacionado para a produção de alimentos. Acrescenta que é importante valorizar a comunicação com a sociedade. Tece considerações sobre populações urbanas e rurais. Comenta a elevação da produção de alimentos, no país. Informa que o Brasil detém 28% das florestas naturais do mundo. Acrescenta que há parlamentares que defendem a pesquisa, os defensivos, as máquinas, a extensão rural, e os produtores.
10 -  MARCUS VINICIUS
Mestre de cerimônias, anuncia a exibição de vídeo com depoimentos de agricultores e de produtores rurais.
11 -  FLÁVIO TELLES DE MENEZES
Ex-presidente e conselheiro da SRB - Sociedade Rural Brasileira, cumprimenta os presentes. Elogia o deputado estadual Frederico d´Avila e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Discorre acerca da dicotomia entre a globalização e o nacionalismo. Assevera que a defesa do Meio Ambiente importa em também proteger o cidadão residente na área. Faz breve relato histórico sobre a origem da agricultura e sua relação com a civilização. Afirma que todo brasileiro é homem do campo. Comenta investimentos em tecnologia na agricultura. Discorre acerca da relação entre as guerras e leis protecionistas de países europeus. Informa que a balança comercial agrícola do país alcançou um trilhão de dólares. Agradece à Assembleia Legislativa pela homenagem ao setor.
12 -  MARCUS VINICIUS
Mestre de cerimônias, anuncia a exibição de vídeo sobre a preservação ambiental no Brasil, da Sociedade Rural do Paraná.
13 -  PRISCILA SILVÉRIO SLEUTJES
Diretora executiva da ASPIPP - Associação do Sudoeste Paulista de Irrigantes e Plantio na Palha, saúda os presentes. Agradece ao deputado Frederico d`Avila pela iniciativa da solenidade. Defende o trabalho conjunto entre a Agricultura e o Meio Ambiente. Agradece ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Destaca a relevância do agricultor, apesar das incertezas climáticas. Defende a gestão integrada das bacias hidrográficas e a desmistificação da irrigação. Comenta estudo realizado pela Embrapa, a respeito do uso da água em São Paulo. Asseverou que há, no Brasil, sete milhões de hectares irrigados, sendo 204 mil em São Paulo. Tece considerações sobre a agricultura no sudoeste paulista.
14 -  MARCUS VINICIUS
Mestre de cerimônias, anuncia a exibição de vídeo com depoimento da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Sra. Tereza Cristina, e do presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado federal Alceu Moreira.
15 -  GUILHERME COELHO
Deputado federal e vice-presidente da Abrafrutas - Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados, cumprimenta os presentes. Afirma que viera de Petrolina, Pernambuco, para participar da solenidade. Informa que seus filhos estudam em São Paulo. Revela dificuldades vivenciadas no semiárido do país, em razão da escassez de água. Afirma que a região é o terceiro PIB agrícola do país, em decorrência da irrigação. Comenta a ascensão econômica de agricultor, após o uso do citado recurso tecnológico. Discorre acerca da produção de uva no Vale do São Francisco, responsável por 95% das exportações da fruta. Afirma que acompanha o trabalho do deputado Frederico d´Avila há muitos anos, pela defesa da Agricultura e da Segurança Pública. Aduz que ao político não cabe o cansaço. Lembra fala de seu pai, a respeito da seca nordestina.
16 -  MARCOS DA ROSA
Vice-presidente da Famato, Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado do Mato Grosso, saúda os presentes. Manifesta contentamento por participar da solenidade. Estabelece relação entre o trabalho diário e a necessidade da alimentação. Elogia o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.
17 -  MARCUS VINICIUS
Mestre de cerimônias, anuncia a apresentação de vídeo de animação sobre críticas indevidas à agricultura.
18 -  PRESIDENTE FREDERICO D'AVILA
Assevera que deve trabalhar contra a ideia contida na animação.
19 -  MARCUS VINICIUS
Mestre de cerimônias, anuncia a entrega de homenagens. Anuncia a exibição de vídeo com depoimento do presidente da Aprosoja Brasil, Sr. Bartolomeu Braz, e do ex-presidente da Sociedade Rural Brasileira, Sr. Pedro de Camargo Neto.
20 -  GABRIELA CHISTE
Secretária da Agricultura e Abastecimento, em exercício, a representar Rodrigo Garcia, governador em exercício, saúda os presentes. Cumprimenta a Presidência pela iniciativa da solenidade. Enaltece a importância dos produtores de alimentos. Informa dados estatísticos sobre o PIB agrícola do estado. Afirma que a Secretaria da Agricultura e Abastecimento, via programa "Rotas Rurais", deve levar ao produtor rural a polícia, a saúde e a educação. Comenta o programa "Cidadania no Campo". Informa que, baseado em critério técnico, municípios foram classificados em ranking agrícola.
21 -  MARCUS VINICIUS
Mestre de cerimônias, anuncia a exibição de vídeo do chefe-geral da Embrapa Territorial, Sr. Evaristo de Miranda e do presidente da Abramilho, Sr. Sérgio Bortolozzo.
22 -  RICARDO DE AQUINO SALLES
Ministro do Meio Ambiente, cumprimenta os presentes. Mostra-se honrado pelo convite feito pela Presidência, para participar desta solenidade. Tece considerações elogiosas aos componentes da Mesa. Lembra-se de artigo a favor da política adotada pelo Ministério do Meio Ambiente. Comenta e valoriza o Código Florestal Brasileiro. Informa visita de bananicultor do Vale do Ribeira, em 2017, em vias de ser expulso da sua propriedade, pela falta de bom senso e covardia. Comemora a eleição de Jair Bolsonaro à Presidência da República, pela montagem de governo técnico, pelo acordo do Mercosul com a União Europeia, e pela redução da taxa de juros e da criminalidade. Afirma-se orgulhoso por compor o governo federal, sem loteamento político e sem demagogia.
23 -  PRESIDENTE FREDERICO D'AVILA
Discorre acerca de seu apoio ao governo federal. Critica países que pretendem interferir na política brasileira. Combate a expulsão de agricultores, de suas propriedades, em razão da criação de PAC. Informa que há quadrilhas especializadas em furto de defensivos agrícolas. Discorre sobre a criação de grupos de segurança para o agronegócio. Agradece a ajuda prestada pela Polícia Militar. Critica a Rede Globo de Televisão por matérias ofensivas ao produtor rural. Lista praças afiliadas que sobrevivem em razão do agronegócio. Aduz que o Ministério Público não é Poder, é órgão de controle. Comenta a qualidade de vida no Paraguai. Defende o boicote a países que têm perseguido o ministro Ricardo Salles. Ressalta a importância da Segurança Pública. Elogia a Polícia Militar do Estado de São Paulo. Defende a valorização salarial da categoria. Lamenta a discrepância na remuneração de membros do Ministério Público e da Polícia Militar. Lembra fala de Jair Bolsonaro, durante a campanha eleitoral, sobre o desfazimento de políticas adotadas por governos anteriores. Manifesta-se contra a instalação de hidrômetros em irrigações. Critica o Ministério Público e ONGs por perseguição a produtores rurais. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp