19/08/2019 - 21a Solene

HOMENAGEM AO DIA DO SOLDADO - EXÉRCITO BRASILEIRO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 07/09/2019:

Resumo da Sessão
Presidência : CASTELLO BRANCO
1 -  CASTELLO BRANCO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  SÉRGIO HENRIQUE JEFFERSON DE SOUZA
Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa e demais autoridades presentes.
3 -  PRESIDENTE CASTELLO BRANCO
Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, para prestar "Homenagem ao Dia do Soldado".
4 -  SÉRGIO HENRIQUE JEFFERSON DE SOUZA
Mestre de cerimônias, convida o público a cantar, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro" e a "Canção do Exército". Anuncia a apresentação de dois vídeos institucionais, em homenagem ao Dia do Soldado, elaborados pelo Exército Brasileiro: "CMSE" e "Dia do Soldado.
5 -  PRESIDENTE CASTELLO BRANCO
Saúda as autoridades presentes. Considera que esta solenidade merece abrir a semana de comemorações do Dia do Soldado, a ser comemorado no próximo domingo. Lembra o aniversário de nascimento de Duque de Caxias, em 25/08. Ressalta a importância de Duque de Caxias, que considera uma das mais ilustres personalidades brasileiras, um brilhante patriota e possuidor do melhor caráter que esta Nação já conheceu. Diz espantar-se pela atualidade de seus feitos e sua competência. Afirma que o mesmo merece um lugar de destaque ainda maior na história do Brasil. Faz apresentação de slides sobre a vida e a atuação de Duque de Caxias na história brasileira. Esclarece que o mesmo deixou um legado incomensurável para os brasileiros.
6 -  SÉRGIO HENRIQUE JEFFERSON DE SOUZA
Mestre de cerimônias, anuncia a apresentação de três vídeos institucionais, elaborados pelo Exército Brasileiro: "Lanchas Guardian", "O preço da Liberdade é a eterna Vigilância" e "Astros 2020".
7 -  MARCOS ANTONIO AMADO DOS SANTOS
General de Exército, do Comando Militar do Sudeste , saúda as autoridades presentes. Diz ser uma satisfação comparecer a esta Casa para homenagear o Exército Brasileiro e o maior soldado que o País já teve, Duque de Caxias. Lembra o nascimento do patrono do Exército, no dia 25/08. Discorre sobre o significado do verbete "caxias" no dicionário Aurélio. Afirma que o nome do patrono é associado a princípios caros a nossa sociedade como responsabilidade, profissionalismo, eficiência e dedicação. Cita a participação de Duque de Caxias na Guerra da Tríplice Aliança, pela qual recebeu o titulo de duque, e outras campanhas internas nas quais assumiu papel principal. Descreve brevemente a atuação de Duque de Caxias na revolução liberal, em 1842, na qual destacou-se como pacificador e unificador da Pátria. Expressa a gratidão do povo brasileiro à ele, que nunca hesitou em atender os chamados da Pátria. Considera que a sua dedicação à Pátria permanece viva no coração dos soldados do Exército brasileiro. Relata a simplicidade de Duque de Caxias, ao solicitar que o seu caixão fosse carregado por seis soldados de bom comportamento. Agradece a presença de todos e o deputado Castello Branco pela iniciativa desta solenidade.
8 -  PRESIDENTE CASTELLO BRANCO
Homenageia, com entrega de placa comemorativa o Comando Militar do Sudeste e o general Marcos Antonio Amado Dos Santos, simbolizando a união entre as forças deste País.
9 -  ROBERTO PETERNELLI
Deputado federal, cumprimenta o deputado Castello Branco pela homenagem e as autoridades presentes. Demonstra sua emoção ao participar desta homenagem. Considera que o Exército brasileiro é o significado de amor à Pátria, atuando como guardião da lei, da ordem, da Constituição e da soberania. Menciona o compromisso, a honestidade e a dedicação à Pátria do Exército, com foco no bem comum de todos os cidadãos brasileiros. Diz orgulhar-se de pertencer ao Exército, no qual permaneceu durante 44 anos. Parabeniza todos os presentes. Agradece os deputados que sempre prestigiam o Exército.
10 -  CORONEL NISHIKAWA
Deputado estadual, parabeniza o deputado Castello Branco pela iniciativa. Cumprimenta as autoridades presentes. Afirma que nunca sonhou em ser deputado estadual, mas sua luta contra a corrupção o trouxe à esta Casa. Esclarece que o mal deve ser erradicado de nosso País. Menciona sua dedicação ao Corpo de Bombeiros, irmãos de farda do Exército.
11 -  CORONEL TELHADA
Deputado estadual, saúda o deputado Castello Branco e as autoridades presentes. Considera uma honra esta homenagem ser feita por um oficial do Exército. Lembra o seu ingresso na Polícia Militar com 17 anos. Comemora a grande representação das Forças de Segurança em todas as Casas Legislativas. Afirma que a história de Duque de Caxias de dedicação, honra e civismo sempre deve ser lembrada. Diz que nunca pensou em ser político, mas que atua nesta Casa com a mesma disciplina. Parabeniza todos os presentes. Pede que os mesmos não desanimem e que acreditem em um País muito melhor. Esclarece que cada um dos presentes tem uma grande importância nesta nova fase do Brasil.
12 -  TENENTE COIMBRA
Deputado estadual, cumprimenta as autoridades presentes. Agradece a oportunidade e o convite para participar desta solenidade. Afirma ser o momento atual único, já que há mais de 20 anos o Exército não tinha nenhuma representação nesta Casa. Lembra Maria Quitéria, a primeira soldado a combater na Guerra da Independência. Esclarece que ser soldado é um sinônimo de pluralidade e simplicidade. Parabeniza todos os soldados e o deputado Castello Branco pela homenagem.
13 -  SERGIO DOS SANTOS SZELBRACIKOWSKI
General e diretor do Hospital Militar, cumprimenta as autoridades presentes. Diz ser uma honra participar desta homenagem ao soldado maior Duque de Caxias. Informa que o patrono do serviço de Saúde foi tenente e capitão sob as ordens de Duque de Caxias na Guerra do Paraguai. Lembra que o maior número de mortos e feridos deu-se em razão da cólera e não por ferimentos. Considera o Hospital Militar o melhor de todos no País, com dedicação a alta complexidade e ao ensino e pesquisa. Agradece a oportunidade de prestar esta homenagem ao Exército. Cita o surgimento do Hospital Militar em 1766, quando o Brasil ainda era colônia de Portugal.
14 -  SÉRGIO HENRIQUE JEFFERSON DE SOUZA
Mestre de cerimônias, anuncia a exibição do vídeo "Forças Armadas ao longo da história". Convida os presentes a cantarem a "Canção do Paraquedista" e "Fibra de Heroi", executadas pela Banda do Comando Militar do Sudeste.
15 -  PRESIDENTE CASTELLO BRANCO
Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp