19/08/2019 - 22a Solene

OUTORGA DO COLAR DE HONRA AO MÉRITO LEGISLATIVO DO ESTADO DE SÃO PAULO AO CORONEL OZIRES SILVA
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 13/09/2019:

Resumo da Sessão
Presidência : LETICIA AGUIAR
1 -  LETICIA AGUIAR
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  IZABEL DE JESUS PINTO
Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa e demais autoridades presentes.
3 -  PRESIDENTE LETICIA AGUIAR
Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene para "Outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Coronel Ozires Silva", por solicitação da deputada Leticia Aguiar. Convida os presentes para ouvirem, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Justifica o motivo da solenidade. Tece considerações elogiosas ao homenageado. Assevera que o coronel Ozires Silva é um ícone na aviação brasileira. Comenta a criação do avião Bandeirante. Reflete sobre a realização de sonhos. Faz relato da história familiar e profissional do coronel Ozires Silva. Comenta a fusão das empresas Boeing e Embraer. Informa-se autora de projeto que visa a denominar São José dos Campos como Capital Estadual da Indústria Aeroespacial e Capital do Avião. Comemora investimentos, da ordem de 30 milhões de dólares, a serem utilizados na expansão da Embraer, na citada cidade. Informa condecorações internacionais recebidas pelo homenageado. Anuncia a exibição do vídeo "Paixão por voar".
4 -  CASTELLO BRANCO
Deputado estadual, saúda os presentes. Cumprimenta a deputada Leticia Aguiar pela iniciativa da solenidade. Comenta encontros com o coronel Ozires Silva. Cita frase do homenageado sobre a existência. Agradece ao conselho do coronel Ozires Silva.
5 -  CORONEL TELHADA
Deputado estadual, cumprimenta os presentes. Manifesta contentamento por participar da solenidade. Afirma-se admirador da aviação brasileira. Elogia o coronel Ozires Silva. Comenta a biografia do homenageado.
6 -  NEIDE PEREIRA PINTO
Presidente da Associação Invoz, saúda os presentes. Discorre acerca de polo de ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico, em São José dos Campos, no âmbito da aviação. Elogia o coronel Ozires Silva. Tece considerações sobre projetos de sustentação econômica para a referida cidade, que culminou com a criação da Invoz. Comenta o trabalho e a consolidação da empresa, no setor aeronáutico.
7 -  CARLOS RIBEIRO
Vice-reitor do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica -, saúda os presentes. Agradece o convite para participar da solenidade. Afirma que o coronel Ozires Silva é uma referência de atitude para o país. Afirma que estrangeiros se surpreendem com a qualidade dos aviões brasileiros. Agradece ao homenageado.
8 -  PAULO JOÃO CURY
Tenente-brigadeiro-do-ar, comandante-geral de Apoio, a representar o Comando Geral da Aeronáutica, saúda os presentes. Tece considerações sobre suas origens, em São José dos Campos. Agradece ao coronel Ozires Silva. Atribui relação entre o desenvolvimento da citada cidade e a presença da Embraer. Revela que o homenageado tem pensado em construir avião movido a água.
9 -  MANOEL DE OLIVEIRA
Presidente do Conselho Deliberativo do Invoz, cumprimenta os presentes. Parabeniza a deputada Letícia Aguiar pela iniciativa da solenidade. Relata testemunho do trabalho do homenageado. Assevera que segue os passos do coronel Ozires Silva. Acrescenta que a Embraer é orgulho para o Brasil. Informa que a cada 10 segundos um avião da Embraer decola, no mundo. Destaca a virtude, a excelência, e a liderança como atributos do homenageado. Comenta o processo de privatização da Embraer, liderado pelo coronel Ozires Silva.
10 -  IZABEL DE JESUS PINTO
Mestre de cerimônias, anuncia a entrega de maquetes do avião 14 Bis para a deputada estadual Leticia Aguiar e para o coronel Ozires Silva.
11 -  RUBENS HERÉDIA
Pesquisador de Santos Dumont, saúda os presentes. Informa que pesquisa a vida de Santos Dumont há 18 anos. Argumenta que o invento é um trabalho baseado na teimosia. Acrescenta que o coronel Ozires Silva complementa o trabalho de Santos Dumont.
12 -  GIL DINIZ
Deputado estadual, saúda os presentes. Tece considerações elogiosas ao coronel Ozires Silva. Manifesta-se honrado por conhecer o homenageado.
13 -  ANDERSON SENA
Faz leitura de mensagem enviada por Francisco Gomes Neto, presidente da Embraer.
14 -  PRESIDENTE LETICIA AGUIAR
Anuncia a exibição de vídeo a ilustrar a ousadia e a atitude do coronel Ozires Silva. Exibe foto e faz menção honrosa ao tenente-brigadeiro-do-ar Paulo Vitor da Silva, pelo destaque no projeto Bandeirante e na criação da Embraer. Anuncia a entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao coronel Ozires Silva.
15 -  IZABEL DE JESUS PINTO
Mestre de cerimônias, convida todos para ouvirem o "Hino do Aviador".
16 -  OZIRES SILVA
Coronel e fundador da Embraer, cumprimenta os presentes. Agradece a homenagem recebida. Argumenta que o Brasil vivencia um período relevante em busca da transformação do país. Destaca a importância da Educação. Afirma que recursos governamentais possibilitaram sua formação. Comenta a comemoração dos 50 anos da Embraer, em São José dos Campos, realizada hoje. Agradece aos amigos presentes na solenidade. Comenta o crescimento da Ânima, empresa destinada à Educação. Agradece à deputada Leticia Aguiar pela iniciativa da homenagem.
17 -  PRESIDENTE LETICIA AGUIAR
Registra cumprimentos em nome do presidente Jair Bolsonaro. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp