20/09/2019 - 34a Solene

HOMENAGEM AOS 40 ANOS DO PROJETO SOL E OUTORGA DO COLAR DE HONRA AO MÉRITO LEGISLATIVO DO ESTADO DE SÃO PAULO À IRMÃ ANGELA MARY E AO SENHOR LUIZ CARLOS DOS SANTOS
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 24/10/2019:

Resumo da Sessão
Presidência : ENIO LULA TATTO
1 -  ENIO LULA TATTO
Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a composição da Mesa e demais autoridades presentes. Comunica que o deputado federal Nilto Tatto fora convidado, pelo Papa Francisco, para participar do Sino da Amazônia, a realizar-se em outubro. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene para "Homenagem aos 40 Anos do Projeto Sol e Outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo à Irmã Ângela e ao Senhor Luiz Carlos dos Santos", por solicitação do deputado Enio Lula Tatto. Convida os presentes para, de pé, ouvirem o "Hino Nacional Brasileiro", executado pela Orquestra Acadêmica da Unesp, sob regência do maestro professor Lutero Rodrigues, a quem agradece. Anuncia apresentação, pela Orquestra Acadêmica da Unesp, da música "Ponteio", do compositor Cláudio Santoro. Lembra a realização de exposição do Projeto Sol, em andamento nesta Casa.
2 -  ARSELINO TATTO
Vereador à Câmara Municipal de São Paulo, saúda os presentes. Ressalta a importância da atuação de Irmã Ângela e de Luiz Carlos dos Santos, "Carlinhos". Lembra-se do movimento "Tome Atitude Zona Sul", contra a violência. Discorre acerca das origens do Projeto de Sol, na periferia. Comemora o acesso de crianças e de jovens carentes às universidades. Informa que a Irmã Ângela Mary e Luiz Carlos dos Santos foram agraciados, respectivamente, com o título de Cidadã Paulistana e Medalha Anchieta.
3 -  NILTO TATTO
Deputado federal, saúda os presentes. Parabeniza os fundadores e colaboradores do Projeto Sol. Comenta influência da Irmã Ângela e de Luiz Carlos dos Santos em sua trajetória política. Destaca conselho de Dom Paulo Evaristo Arns, a favor da atividade política em prol dos oprimidos e de trabalhadores. Assevera que decisões em parlamentos repercutem no dia a dia dos cidadãos. Defende o respeito às diversidades e à inclusão, no país. Critica o governo federal. Reflete acerca de mortes violentas de negros e de jovens.
4 -  PRESIDENTE ENIO LULA TATTO
Informa a exibição de vídeo institucional do Projeto Sol. Anuncia apresentação da "Dança Primavera", por membros do referido projeto. Comunica apresentação da "Dança Mãe Natureza", por integrantes do Projeto Sol. Critica política do governo federal sobre o meio ambiente. Tece considerações regimentais a respeito do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo. Anuncia a entrega das comendas à Irmã Ângela e ao Sr. Luiz Carlos dos Santos, "Carlinhos". Anuncia apresentação musical da Orquestra Acadêmica da Unesp, com a música "Moda e Rasqueado", do compositor Guerra-Peixe. Lembra exposição da Unesp, realizada recentemente, nesta Casa.
5 -  IRMÃ ÂNGELA MARY
Fundadora e presidente do Projeto Sol, afirma-se emocionada. Agradece ao deputado Enio Lula Tatto pela iniciativa da solenidade. Menciona a relevância do mandato do vereador Arselino Tatto para o Projeto Sol. Destaca seu empenho, alegria e esperança. Lista colaboradores, educadores e apoiadores do projeto social. Defende a permanência da comunidade com os interesses do Projeto Sol.
6 -  LUIZ CARLOS DOS SANTOS
Fundador do Projeto Sol, "Carlinhos", convida para assomarem à tribuna, cinco educadoras do Projeto Sol, as quais lista. Afirma que está em formação uma nova geração de jovens que poderão se marginalizar. Lembra diálogo com o ex-presidente Lula, sobre os efeitos da violência para a democracia. Acrescenta que a citada mazela é organizada, inclusive em partidos. Argumenta que a periferia padece com o controle do tráfico, a prostituição, e a escassez de lazer, de cultura, de esporte e de educação. Lamenta a prática da violência do pobre em desfavor do pobre. Comenta índices de mortes de jovens negros em periferias. Defende políticas em defesa da geração de empregos, em prol da dignidade e da transformação social. Critica o governo federal.
7 -  MARA CALOI
Agradece ao Sr. Luiz Carlos dos Santos. Afirma que os 30 anos de trabalho no Projeto Sol constitui sua razão de vida.
8 -  PRESIDENTE ENIO LULA TATTO
Lembra casos de tortura, em supermercados, em razão de furtos de chocolate e de carne. Comenta a expansão da violência. Informa que o segundo maior orçamento do estado é destinado à Segurança Pública. Narra breve histórico do Projeto Sol e seus objetivos em prol de crianças em vulnerabilidade social. Lista mazelas sociais e econômicas a afetar a população das periferias. Destaca o trabalho de prevenção à delinquência e ao consumo de drogas ilícitas. Ressalta o incentivo às artes plásticas, à leitura, às artes cênicas, à dança, ao esporte, e às atividades externas, como ferramentas de inclusão, adotadas pelo Projeto Sol. Tece breve comentário a respeito dos históricos de Irmã Ângela e de Luiz Carlos dos Santos, em apoio à população da Capela do Socorro e da Comunidade 20. Afirma que, ontem, o educador Paulo Freire completaria 100 anos. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp