19/08/2019 - 84ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 24/08/2019:

Resumo da Sessão
Presidência : CORONEL TELHADA / LECI BRANDÃO / FREDERICO D'AVILA
Secretaria : LECI BRANDÃO

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência e abre a sessão. Em nome da Presidência efetiva, cancela sessões solenes a serem realizadas no dia 26/08, às 20 horas, para "Comemoração do Dia do Maçom", a pedido do deputado Itamar Borges; e no dia 30/09, às 19 horas, para "Comemoração do Dia da Polícia Civil", por solicitação do deputado Jorge Caruso. Em nome da Presidência efetiva, convoca sessões solenes para os dias 26/08, às 20 horas, para "Comemoração do Dia do Maçom", a pedido dos deputados Itamar Borges e Jorge Caruso; e 30/09, às 19 horas, para "Comemoração do Dia da Polícia Civil", por solicitação dos deputados Itamar Borges e Delegado Olim. Anuncia a presença, às galerias, de visitantes de Piracicaba, a convite de seu gabinete.
2 -  CARLOS GIANNAZI
Critica medidas anunciadas pelo governador João Doria para implantação de escolas de tempo integral na rede estadual de ensino. Pontua que essas ações acarretam diminuição do número de vagas nas escolas. Reprova o modelo de avaliação do magistério do Estado. Lista problemas enfrentados pelo funcionalismo público em São Paulo, sobretudo na área da Educação.
3 -  CASTELLO BRANCO
Felicita-se pelo aniversário de 50 anos da Embraer. Fala sobre o histórico da empresa, sua importância e pioneirismo no contexto global. Anuncia a realização de sessão solene nesta Casa, hoje, em homenagem ao coronel Ozires Silva, a quem tece elogios.
4 -  GIL DINIZ
Anuncia sua presença em evento da Academia Militar das Agulhas Negras. Comenta a participação do presidente Jair Bolsonaro na solenidade. Enfatiza a aprovação do político pelo público presente. Faz críticas à postura do governador João Doria em relação ao presidente e ao PSL.
5 -  LECI BRANDÃO
Comunica que é comemorado, hoje, o Dia do Ciclista. Defende projeto de lei, de sua autoria, que autoriza o embarque de bicicleta em transportes públicos do Estado. Informa que a proposição é inspirada em outra, de igual teor, do deputado estadual do Rio Grande do Sul, Juliano Rosso. Reconhece a importância das Forças Armadas. Pontua sua discordância em relação a políticas adotadas pelo Ministério da Educação. Agradece ao deputado Enio Tatto e seus irmãos por carta de pêsames que lhe enviaram. Pede apoio dos parlamentares para o PL 226/17. Tece comentários sobre discriminação religiosa.
6 -  LECI BRANDÃO
Assume a Presidência.
7 -  CORONEL TELHADA
Saúda os visitantes presentes às galerias. Parabeniza os municípios de Guarani d'OEste e Cajuru por seu aniversário. Lembra a comemoração, hoje, do Dia do Historiador. Cumprimenta o deputado Castello Branco por solenidade que presidiu, hoje, em comemoração ao Dia do Soldado. Frisa a relevância, a seu ver, da história de Duque de Caxias. Narra ocorrência policial de roubo à residência. Mostra vídeo com reportagem sobre o evento. Critica abordagem da mídia em relação ao caso. Faz saudação a militares.
8 -  ENIO TATTO
Fala sobre o Dia do Ciclista. Mostra matéria televisiva a respeito do uso de transporte público por ciclistas. Apresenta histórico da ampliação da rede de ciclovias na cidade de São Paulo pelo ex-prefeito Fernando Haddad e o ex-secretário de Trasnportes Jilmar Tatto. Critica a gestão de Bruno Covas nesse setor. Tece comentários acerca dos benefícios do ciclismo para o trânsito, o meio ambiente e a Saúde Pública. Exorta as vantagens da redução dos limites de velocidade nas rodovias. Informa ações para implantação de bicicletário público nesta Casa.
9 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência.
10 -  CARLOS GIANNAZI
Reprova o caráter político-partidário, segundo ele, da TV Cultura. Cita ações de seu gabinete para investigar e combater o uso indevido de recursos públicos pela rede. Desaprova a falta, a seu ver, de diversidade de ideias em debates promovidos pela emissora. Reprova a veiculação, hoje, do programa Roda Viva com o entrevistado Alexandre Frota, a quem faz críticas.
11 -  GIL DINIZ
Cumprimenta os presentes às galerias. Faz eco ao pronunciamento do deputado Carlos Giannazi em relação à TV Cultura. Fala sobre a expulsão do PSL do deputado federal Alexandre Frota. Reprova sua relação com o PSDB. Reitera críticas do deputado Coronel Telhada à abordagem midiática de crimes. Critica a revista Veja pela investigação em curso acerca da vida pessoal de Michelle Bolsonaro. Saúda o presidente Jair Bolsonaro por sua atuação e postura política.
12 -  FREDERICO D'AVILA
Assume a Presidência.

GRANDE EXPEDIENTE
13 -  CARLOS GIANNAZI
Pelo art. 82, discorre sobre os problemas que afetam o Iamspe. Observa que o instituto é financiado unicamente pela contribuição compulsória dos servidores, sem contrapartida do governo estadual. Dá conhecimento de denúncias de superfaturamento no contrato da Fidi, uma das empresas terceirizadas que prestam serviço à entidade.
14 -  CARLOS GIANNAZI
Para comunicação, comenta reportagem da "Folha de S. Paulo" acerca de denúncias envolvendo as obras do Rodoanel Norte. Defende a criação de CPI para investigar o caso.
15 -  CARLOS GIANNAZI
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
16 -  PRESIDENTE FREDERICO D'AVILA
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 20/08, à hora regimental, com Ordem do Dia. Lembra a realização de sessão solene, hoje, às 20 horas, para a "Outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Coronel Ozires Silva". Levanta a sessão.
alesp