20/09/2019 - 35a Solene

CELEBRAÇÃO DOS 50 ANOS DE FUNDAÇÃO DO GRÊMIO RECREATIVO CULTURAL ESCOLA DE SAMBA TORCIDA JOVEM (SANTOS)
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 25/10/2019:

Resumo da Sessão
Presidência : CAIO FRANÇA
1 -  CAIO FRANÇA
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  MANUEL NETO
Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.
3 -  PRESIDENTE CAIO FRANÇA
Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, para a "Celebração dos 50 anos de Fundação do Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Torcida Jovem do Santos". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a exibição de vídeo em homenagem à Torcida Jovem do Santos Futebol Clube. Anuncia o "Parabéns a você", cantado pelos presentes, para a Torcida Jovem. Faz breve relato da história da Torcida Jovem. Cumprimenta as autoridades e o público presente. Agradece a oportunidade de poder celebrar o jubileu de ouro da torcida jovem do clube. Afirma ser um admirador dos que ajudaram a construir a história destes torcedores. Exalta os que acompanham o Santos em todos os seus momentos. Relembra o início da história da Torcida Jovem e os percalços e dificuldades enfrentadas. Lembra a primeira sede da torcida e as conquistas do clube. Destaca que hoje são milhares de filiados à Torcida Jovem, sem discriminação, com um amor incondicional pelo time. Menciona o posicionamento da torcida frente aos acontecimentos políticos do Brasil. Comenta a história da bateria e a criação da Escola de Samba da Torcida Jovem. Ressalta que tanto a diretoria como os conselheiros e os melhores jogadores passam, mas a torcida não. Defende o respeito e a valorização dos que acompanham o time nas arquibancadas, a quem demonstra gratidão. Presta homenagem, com entrega de placa, ao Sr. Fernando Raposa, representando o Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Torcida Jovem do Santos.
4 -  CELSO JATENE
Vereador, cumprimenta as autoridades presentes. Diz ter sido presidente da Torcida Jovem, mas não seu fundador. Destaca seu carinho, respeito e admiração por aqueles que fundaram a torcida, a quem parabeniza. Lembra a primeira sede da Torcida Jovem. Conta fatos da época da fundação da torcida organizada. Rememora as primeiras viagens da torcida organizada, para assistir os jogos do Santos. Considera o deputado Caio França como o representante da Torcida Jovem no Parlamento. Ressalta que o deputado é um representante de todos. Pede um minuto de silêncio e uma salva de palmas a todos os que fizeram a história da torcida jovem até hoje, e que já se foram.
5 -  MATHEUS RODRIGUES
Representante do Comitê de Gestão e da Diretoria da Torcida Jovem, cumprimenta as autoridades presentes. Parabeniza o deputado Caio França por esta solenidade. Faz agradecimentos à torcida do Santos. Diz ser o membro que mais acompanha a delegação do Santos e tem presenciado todo o esforço e a dedicação da torcida. Parabeniza os integrantes da Torcida Jovem, não só pelos 50 anos, mas também por tudo o que fazem e ainda vão fazer pelo clube. Considera que a torcida é a única que nunca abandona o time. Elogia Celso Jatene, Márcio França e Caio França pelo trabalho realizado, o qual considera fundamental.
6 -  ADEMIR QUINTINO
Radialista, afirma que o patrimônio de um clube é a sua torcida. Esclarece que alguns clubes têm arenas bonitas e estádios marcantes, mas que um time sem torcida não existe. Cumprimenta o deputado Caio França pela solenidade. Lamenta a perda da oportunidade única de construir a arena do Santos, em 2014. Esclarece que, se Márcio França tivesse sido eleito governador, não teriam perdido esta oportunidade. Considera o Santos como um gigante e que merece uma arena à altura, como a de seus rivais. Parabeniza a Torcida Jovem do Santos.
7 -  ANDRÉ VINÍCIUS FEITOSA GUIMARÃES
Vice-presidente da Torcida Jovem dos Santos, agradece a homenagem, em nome da diretoria. Lamenta que atualmente as festas populares estejam se acabando. Considera que a cultura popular está morrendo. Agradece esta Casa pela homenagem. Afirma que o Santos precisa se modernizar e ter um estádio estruturado e moderno. Pede que a torcida do Santos seja tratada com mais carinho.
8 -  MARCELO PEREIRA RAMOS
Agradece o deputado Caio França pela comemoração desta data especial. Afirma que contar a história da torcida é falar de liberdade. Lembra o nascimento da Torcida Jovem, em 1969, em um momento difícil para o País. Compara a torcida à liberdade, ao direito de ir e vir e de fazer o seu samba e o seu ritmo. Esclarece que a violência não é da torcida organizada, mas, sim, porque vivemos em um mundo violento. Menciona o atentado ao presidente Jair Bolsonaro e o assassinato da vereadora Marielle Franco. Afirma que a torcida organizada é formada pela classe trabalhadora, por aqueles que trabalham para pagar os seus ingressos. Destaca que o futebol é um dos poucos momentos de felicidade desta classe. Ressalta que foi o povo quem fez o futebol ser um sucesso. Diz que, enquanto a Torcida Jovem existir, estarão lutando pelos seus direitos. Enfatiza que precisam pensar nos próximos 50 anos. Pede o apoio do deputado Caio França.
9 -  MÁRIO BADURES
Vice-presidente da OAB de São Vicente e advogado da Torcida Jovem do Santos Futebol Clube, enaltece o deputado Caio França pela iniciativa desta homenagem. Ressalta que a grandeza da Torcida Jovem merece o reconhecimento desta Casa. Lembra a fundação da Torcida Jovem, em 1969, por um grupo de 13 jovens. Destaca que a fundação ocorreu no mesmo ano em que o Santos conquistou o tricampeonato paulista e Pelé fez seu milésimo gol. Afirma que a Torcida Jovem é considerada uma torcida politizada, participando dos maiores eventos políticos do País. Cita alguns destes eventos. Demonstra gratidão pela torcida. Rememora sua história com a Torcida Jovem do Santos e todos os presidentes do clube, com os quais conviveu. Informa que trabalha há dez anos no departamento jurídico da torcida. Pede que os executivos do clube respeitem as arquibancadas. Diz ser responsável por 20 mil associados da Torcida Jovem. Faz agradecimentos à Torcida Jovem dos Santos.
10 -  EDUARDO SUPLICY
Vereador, cumprimenta as autoridades presentes. Lembra sua infância e juventude, quando acompanhava o pai aos jogos do Santos. Fala que todos os seus netos são torcedores fiéis do time. Considera que o futebol sempre reuniu as pessoas. Diz preferir o tempo nos quais todas as torcidas podiam entrar ao mesmo tempo nos estádios. Lembra sua visita ao Haiti, em 2004, quando o Brasil foi coordenador das forças de pacificação durante a guerra civil, e houve um jogo da seleção brasileira de futebol, que reuniu mais de um milhão de pessoas. Reflete sobre o poder do futebol, de promover harmonia entre as pessoas.
11 -  MÁRCIO FRANÇA
Ex-governador, cumprimenta as autoridades e o público presente. Afirma que o futebol no Brasil é mais do que um esporte, ele integra toda a Nação. Destaca a importância das torcidas. Anuncia a presença de seu neto, presente na solenidade, com o intuito de garantir que a Torcida Jovem esteja presente nos próximos 50 anos.
12 -  FERNANDO RAPOSA
Presidente da Torcida Jovem do Santos Futebol Clube, faz uma saudação final para os amigos. Cumprimenta o deputado Caio França e todas as autoridades presentes. Exalta os 50 anos da Torcida Jovem do Santos. Agradece os fundadores da Torcida Jovem e todos os associados presentes. Enaltece o Santos Futebol Clube. Saúda Cosmo Damião, fundador e presidente de honra da Torcida Jovem, que não pode estar presente.
13 -  PRESIDENTE CAIO FRANÇA
Exibe vídeo com depoimentos de grandes personalidades da história do Santos e sua torcida. Traz um bolo para cantar os parabéns para a Torcida Jovem dos Santos. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp