21/10/2019 - 44a Solene

COMEMORAÇÃO DO DIA DA COMUNIDADE HÚNGARA
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 28/11/2019:

Resumo da Sessão
Presidência : FREDERICO D'AVILA
1 -  FREDERICO D'AVILA
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  BALÁZS JOZSEF
Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.
3 -  PRESIDENTE FREDERICO D'AVILA
Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, para prestar "Homenagem ao Dia da Comunidade Húngara".
4 -  BALÁZS JOZSEF
Mestre de cerimônias, convida o público a ouvir, de pé, o "Hino da Hungria" e o "Hino Nacional Brasileiro", executados pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo; a quem agradece.
5 -  PRESIDENTE FREDERICO D'AVILA
Demonstra alegria em realizar esta homenagem, comemorando a Revolução Húngara contra o domínio soviético. Esclarece que seu bisavô é húngaro e que sua família sempre cultivou as tradições no Brasil. Informa que a comunidade húngara veio para o Brasil após as guerras mundiais. Menciona que sua família se estabeleceu na cidade de Buri, que possui uma grande comunidade húngara, com atuação na atividade rural. Discorre sobre a dedicação da família de seu pai, em Petrolina, ao cultivo de uva, com as técnicas e a mecanização estabelecidas por técnicos húngaros em 1990. Diz que a técnica de cultivo das uvas do Vale do São Francisco foi idealizada por húngaros e, a irrigação, por israelenses. Cumprimenta o deputado Altair Moraes, presente na solenidade. Destaca a contribuição dos húngaros em várias áreas da Ciência. Afirma que a Hungria, após o fim do comunismo, tornou-se uma das economias mais pujantes da Europa. Enfatiza o estreitamento de laços entre Brasil e a Hungria. Parabeniza os primeiros ministros da Hungria e da Áustria, a seu ver, por serem fortes o suficiente para manterem suas nacionalidades. Pede que as culturas e as tradições sejam respeitadas. Considera que o excesso de liberalismo leva ao que vemos hoje na França e na Alemanha. Comenta que, apesar da profusão de raças no Brasil, todos seguem as regras do País. Diz que a Hungria e a Áustria se sairão muito melhores do que entraram no século XXI. Cumprimenta todos os húngaros que investem no Brasil e os brasileiros que investem naquela nação. Avalia que o agronegócio da Hungria é uma potência. Coloca o seu gabinete à disposição. Ressalta que onde estiver, continuará homenageando a comunidade húngara, que merece esta homenagem há muito tempo em razão de sua contribuição para o desenvolvimento do estado de São Paulo.
6 -  BALÁZS JOZSEF
Mestre de cerimônias, anuncia um filme turístico sobre a Hungria.
7 -  ZOLTÁN SZENTGYORGYI
Embaixador da Hungria, cumprimenta as autoridades presentes. Diz ser uma honra participar desta solenidade. Considera a comunidade húngara no Brasil, especialmente a de São Paulo, como uma fonte de grande orgulho para sua pátria. Ressalta que esta comunidade aumenta a reputação da Hungria, com o trabalho e o empenho com que preservam a entidade nacional. Lembra que dia 23/10 é comemorado o aniversário da Revolução de 1956, na qual os húngaros lutaram contra o regime autoritário comunista. Esclarece que 1956 foi o ano que o povo decidiu não aguentar mais, e assim lutar contra os tanques soviéticos, mesmo que tivessem menos armas e recursos. Lembra que alguns dos sobreviventes desta revolução moram, hoje, aqui no Brasil. Discorre sobre as atuais relações entre seu país e o Brasil, compartilhando valores e princípios.
8 -  SZILÁRD TELEKI
Cônsul-geral da Hungria em São Paulo, diz ser a comunidade húngara muito grande e ativa em São Paulo. Cumprimenta as autoridades e os amigos presentes. Informa que um dos jovens da comunidade preparou um documentário a revolução de 1956, que terá algumas partes exibidas ainda nesta solenidade. Esclarece que o povo húngaro sempre foi a favor da liberdade. Lê frase de um ministro do governo revolucionário, afirmando que o povo húngaro pagou com sangue para demostrar sua fé inabalável ao direito da liberdade e da justiça. Agradece a atenção de todos.
9 -  BALÁZS JOZSEF
Mestre de cerimônias, anuncia a apresentação de duas músicas, por um coral da África do Sul, como um presente para a comunidade húngara, proporcionado pelo deputado Altair Moraes.
10 -  ALTAIR MORAES
Deputado estadual, informa ser esta uma singela homenagem à comunidade da Hungria. Diz ser um admirador do trabalho do deputado Frederico d´Avila. Cumprimenta as autoridades presentes. Esclarece que os integrantes deste coral da África do Sul vieram conhecer esta Casa e ficaram felizes de prestar esta homenagem. Afirma que os mesmos cantarão uma música em zulu, em agradecimento à vida, à saúde e a Deus.
11 -  INTEGRANTE DO CORAL
Afirma que a música representa um agradecimento em zulu para glorificar a Deus. Informa que zulu é a língua principal da África do Sul.
12 -  ALTAIR MORAES
Deputado estadual, agradece o deputado Frederico d´Avila, as autoridades presentes e a comunidade húngara.
13 -  BALÁZS JOZSEF
Mestre de cerimônias, anuncia um vídeo sobre Budapeste.
14 -  FRANCISCO MONTANO FILHO
Presidente da Associação Húngara de São Paulo, cumprimenta as autoridades presentes. Diz ser uma honra receber esta homenagem. Esclarece que a imigração húngara ocorreu em cinco ondas migratórias. Informa que a primeira delas for após a abolição da escravatura, quando a princesa Isabel pediu que fossem enviados colonos da Europa para trabalhar nas fazendas brasileiras. Lembra que a segunda onda migratória aconteceu após a Primeira Guerra Mundial, com o estabelecimento de cerca de 100 mil húngaros em São Paulo, contribuindo para o desenvolvimento da indústria frigorífica. Relata que a terceira foi um pouco antes da Segunda Guerra Mundial, com a vinda de judeus e outros descendentes, fugindo das atrocidades da guerra. Cita a última onda, motivada pela guerra, entre os anos de 1947 e 1949. Comenta a vinda de imigrantes após a Revolução de 1956, nos anos de 1957-1958, após anos de espera em acampamentos de refugiados, pleiteando a possibilidade de vir para o Brasil. Ressalta que os húngaros esperaram o momento certo de se estabelecerem em outras terras. Esclarece que a partir de maio de 2010, foi promulgada uma lei permitindo a segunda cidadania de forma simplificada, sendo um dos requisitos conhecer e falar a língua húngara. Comenta diversas atividades desenvolvidas pela Casa Húngara, em São Paulo. Convida todos a conhecerem o local. Agradece pela oportunidade de participar desta solenidade.
15 -  BALÁZS JOZSEF
Mestre de cerimônias, anuncia a apresentação de um filme sobre os participantes da Revolução de 1956, que depois fugiram para o Brasil; e uma apresentação de dança folclórica húngara.
16 -  PRESIDENTE FREDERICO D'AVILA
Afirma que o filme exibido sobre a fuga dos húngaros do comunismo foi retratado da mesma forma, em sua casa, pelo seu bisavô, que tirou 12 pessoas de sua família da Hungria. Ressalta que se alegra com a derrubada da estátua de Stalin e da estrela, colocada sobre o Parlamento Húngaro. Parabeniza o primeiro ministro húngaro e todos aqueles que são acusados de serem intolerantes, mas que somente não querem a volta do comunismo. Coloca-se à disposição de todos. Parabeniza a comunidade húngara. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp