25/10/2019 - 48a Solene

OUTORGA DO COLAR DE HONRA AO MÉRITO LEGISLATIVO DO ESTADO DE SÃO PAULO AO DEPUTADO FEDERAL EDUARDO BOLSONARO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 18/12/2019:

Resumo da Sessão
Presidência : GILMACI SANTOS / DOUGLAS GARCIA / GIL DINIZ
1 -  GILMACI SANTOS
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  IZABEL DE JESUS PINTO
Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa e demais autoridades.
3 -  PRESIDENTE GILMACI SANTOS
Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido do deputado Douglas Garcia, para a "Outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Excelentíssimo Senhor Deputado Federal Eduardo Bolsonaro". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Cumprimenta o deputado federal Eduardo Bolsonaro e as autoridades presentes. Diz ser uma grande satisfação abrir esta solenidade, representando o presidente Cauê Macris, que encontra-se em viagem fora do País. Ressalta a importância do deputado para o estado de São Paulo. Lembra que Eduardo Bolsonaro recebeu mais de um milhão e 800 mil votos. Parabeniza o deputado Douglas Garcia por esta iniciativa. Dá as boas-vindas ao deputado federal, em nome da Mesa Diretora desta Casa.
4 -  DOUGLAS GARCIA
Assume a Presidência. Agradece as palavras do deputado Gilmaci Santos. Afirma que o mesmo batalha pelos valores da família. Diz estar honrado por ter o deputado Gilmaci Santos abrindo esta sessão. Cumprimenta as autoridades e todos os presentes. Anuncia a declamação da "Canção do Expedicionário", por José Jantália.
5 -  ALTAIR MORAES
Deputado estadual, cumprimenta o deputado federal Eduardo Bolsonaro e as autoridades presentes. Diz estar muito honrado com sua presença nesta Casa. Destaca sua admiração pelo trabalho e caráter do deputado. Deseja boas-vindas a esta Casa. Informa que é pastor evangélico há 25 anos e que já foi atleta da Seleção Brasileira de Karatê. Discorre sobre a história do rei Davi, que considera um dos maiores líderes. Esclarece que o mesmo era comprometido com a verdade e criticado por todos. Cita conselho dado pelo rei Davi a seu filho Salomão em seu leito de morte. Afirma ser Eduardo Bolsonaro um homem comprometido com a verdade, a família e os bons costumes.
6 -  FREDERICO D'AVILA
Deputado estadual, destaca sua alegria em estar nesta Casa com Eduardo Bolsonaro recebendo esta homenagem. Diz ser esta uma iniciativa mais do que merecida. Cumprimenta as autoridades presentes. Lembra quando conheceu Eduardo Bolsonaro. Ressalta sua felicidade em ter o pai como presidente do País e o filho como deputado federal. Afirma que sempre gostou do presidente Jair Bolsonaro, que conhece há muitos anos. Esclarece que seu mandato deve-se ao presidente. Declara seu apoio ao mesmo. Conta histórias sobre a sua família, uma parte vinda da Áustria e outra nascida em Petrolina. Comenta que as famílias de seus pais tinham em comum o ideal de lutar contra o comunismo e o socialismo. Cita a luta de sua família contra Miguel Arraes no Nordeste e, no pós-guerra, contra a ditadura na Romênia, Eslováquia e Alemanha Oriental. Considera necessário destruir o comunismo neste País. Exibe carta, assinada por 80% dos deputados do PSL desta Casa, em apoio total a Eduardo Bolsonaro na liderança do PSL, em São Paulo.
7 -  MAJOR MECCA
Deputado estadual, demonstra satisfação em receber o deputado federal Eduardo Bolsonaro nesta Casa. Parabeniza o mesmo pela honraria recebida, em nome da família policial. Destaca sua luta para que o País fosse liderado por um homem de honra, honesto e que reconstruísse a malha social, fortalecendo a família, que diz ser o alicerce da sociedade. Afirma que Eduardo Bolsonaro faz parte de uma família na qual os brasileiros depositam esperança e expectativa. Ressalta o seu apoio e lealdade. Diz esperar um País com dignidade e respeito para as pessoas honestas e de bem. Enfatiza sua admiração pelo deputado, que considera como um exemplo para todos.
8 -  CORONEL NISHIKAWA
Deputado estadual, considera-se como um dos soldados do presidente Jair Bolsonaro. Informa ter sido coronel da Polícia Militar, tendo trabalhado no ABC e na Capital. Diz estarem unidos para o bem. Lembra que o petismo nasceu em São Bernardo do Campo, onde mora. Esclarece que São Bernardo era o maior parque industrial da América Latina e que hoje tem muitos galpões vazios. Afirma que o Brasil será recuperado pela família Bolsonaro, que colocará o País onde merece. Comenta que a nação japonesa aplaudiu o presidente Jair Bolsonaro, um líder reconhecido no mundo inteiro. Parabeniza Eduardo Bolsonaro pela honraria recebida hoje.
9 -  TENENTE COIMBRA
Deputado estadual, cumprimenta Eduardo Bolsonaro e as autoridades presentes. Discorre sobre a campanha para deputado estadual, quando conheceu Douglas Garcia. Diz ser o mesmo o deputado mais jovem e mais aguerrido desta Casa. Parabeniza o deputado Douglas Garcia por esta homenagem e pelo trabalho desenvolvido neste Parlamento. Comenta sobre sua filiação ao PSL. Demonstra seu apoio ao presidente Jair Bolsonaro. Parabeniza Eduardo Bolsonaro pela homenagem recebida.
10 -  ADALBERTO FREITAS
Deputado estadual, cumprimenta o deputado Douglas Garcia pela solenidade e as autoridades presentes. Diz ser uma honra participar desta homenagem com o deputado federal Eduardo Bolsonaro. Ressalta que sempre acompanhou a luta de Eduardo e de sua família, sendo um admirador do trabalho de todos. Lamenta o atentado sofrido pelo presidente Jair Bolsonaro. Demonstra sua confiança na família Bolsonaro. Considera que o governo anterior queria somente acabar com o País. Declara apoio ao presidente. Lamenta a discussão, no Supremo Tribunal Federal, sobre a prisão em segunda instância. Agradece a todos pela presença.
11 -  VALERIA BOLSONARO
Deputada estadual, diz ser uma alegria participar desta homenagem. Cumprimenta as autoridades presentes. Parabeniza o deputado Douglas Garcia pela iniciativa desta solenidade. Ressalta que deixou as salas de aula para dedicar-se a esta luta, que considera complexa. Afirma ser o presidente Jair Bolsonaro iluminado, sendo este o motivo pelo qual tantas pessoas o acompanham. Esclarece que o mesmo enxerga o caminho para salvar o País. Demonstra seu apoio ao deputado federal Eduardo Bolsonaro, a quem parabeniza pela homenagem.
12 -  CASTELLO BRANCO
Deputado estadual, afirma ser o deputado Eduardo Bolsonaro merecedor do Colar de Honra ao Mérito Legislativo. Elogia o seu desempenho na Comissão de Relações Exteriores. Cita algumas de suas conquistas na comissão. Declara a lealdade de sua família ao deputado federal e ao presidente Jair Bolsonaro. Esclarece que sua família sempre esteve ao lado de grandes reis e grandes líderes. Ressalta que Jair Bolsonaro levará o Brasil para um novo momento. Discorre sobre três características necessárias para os homens: honra, lealdade e dever. Lembra quando conheceu o presidente Jair Bolsonaro e como o mesmo o convidou a entrar para a política. Relata que o presidente fez com que ele acreditasse que era possível estar aqui nesta Casa. Considera que as eleições foram duras. Agradece toda a militância conservadora de São Paulo. Parabeniza o deputado Douglas Garcia pela solenidade. Destaca que o presidente sempre colocou o Brasil acima de tudo. Agradece Jair Bolsonaro, que diz ser uma síntese da esperança de um Brasil muito melhor do que vivemos hoje. Deseja que tenhamos um Brasil livre, soberano e fraterno.
13 -  ROBERTO SEBASTIÃO JR.
Deputado federal, cumprimenta as autoridades presentes. Ressalta que Eduardo Bolsonaro, líder do PSL, irá conduzir o partido em prol do Brasil que todos queremos. Esclarece que fez questão de estar presente nesta solenidade para prestar homenagem ao deputado federal e sua família. Menciona a grande manifestação pela família e liberdade econômica. Afirma que a melhor resposta para combater aqueles que não acreditam, é fazer um governo exemplar, com foco na economia. Destaca que todos os índices estão subindo, refletindo na qualidade do ensino, da Saúde e na mudança de atitude das Forças de Segurança, essenciais para o País. Discorre sobre a queda nos índices de homicídio no País. Comenta sobre a discussão da prisão em segunda instância. Lembra que o Supremo Tribunal Federal não é o único responsável pelas decisões, mas também a classe política precisa mudar as leis, e a sociedade se manifestar. Demonstra o desejo de ter um povo unido. Coloca-se à disposição. Parabeniza Eduardo Bolsonaro pela homenagem.
14 -  GIL DINIZ
Deputado estadual, cumprimenta Eduardo Bolsonaro, deputado federal mais votado da história do País e líder do PSL na Câmara Federal, e as autoridades presentes. Parabeniza o deputado Douglas Garcia pela homenagem, que considera ser mais do que merecida. Esclarece que esta é a maior condecoração desta Casa, entregue a personalidades civis ou militares. Conta a história de como conheceu Eduardo, distribuindo panfletos, pedindo votos para o seu primeiro mandato. Lembra quando conheceu o presidente Jair Bolsonaro. Pede uma salva de palmas ao mais antigo bolsonarista, que segue a família há muito tempo, Eduardo Guimarães. Diz ter viajado por todo o Brasil com a família Bolsonaro, o que diz ser uma escola política. Lamenta o atentado sofrido por Jair Bolsonaro. Relata a luta do presidente pela vida. Discorre sobre sua denúncia e a exibição pela mídia. Afirma que Eduardo Bolsonaro é uma liderança do Estado e naturalmente sucessor de seu pai no Palácio do Planalto. Informa que neste plenário defende o trabalho da família Bolsonaro, sendo leal aos ideais do presidente. Recorda o surgimento do Movimento Conservador, com o desejo de Douglas Garcia fazer uma manifestação em prol de Jair Bolsonaro no Largo da Batata. Menciona os ataques sofridos por Douglas nesta Casa. Diz estar honrado em estar ao lado de seu amigo Eduardo Bolsonaro, a quem também deve seu mandato, além de seu pai. Parabeniza o deputado federal pela comenda recebida.
15 -  GIL DINIZ
Assume a Presidência.
16 -  DOUGLAS GARCIA
Deputado estadual, agradece a presença de todos e de Eduardo Bolsonaro para receber esta medalha nesta Casa. Diz estar emocionado com esta solenidade. Destaca suas lutas diárias neste Parlamento, em nome do povo conservador. Discorre sobre os motivos que o levaram a homenagear Eduardo Bolsonaro com o Colar de Honra ao Mérito do Legislativo Paulista. Esclarece que o presidente não vendeu o País, não foi denunciado por mandar matar ninguém, não está na prisão, mas, sim, governando o Brasil. Afirma ser fanático por honestidade, pela família e por aqueles que defendem o País, sendo estes os motivos pelos quais defende Jair Bolsonaro. Considera que Eduardo Bolsonaro tem trabalhado muito para trazer de volta para o País os valores familiares que perdemos com os governos anteriores. Informa que Eduardo Bolsonaro trouxe recursos para o estado de São Paulo, tendo tido o seu mandato mais de seis milhões de reais em emendas para a Saúde. Fala que o mesmo se preocupa com a população do estado de São Paulo. Menciona o trabalho exemplar do deputado na Comissão de Relações Exteriores, trazendo recursos para o País. Recorda o surgimento do Movimento Conservador, com a participação de Eduardo Bolsonaro em sua manifestação. Considera que o deputado federal merece ser honrado pelo estado de São Paulo. Agradece sua presença nesta Casa. Coloca-se à disposição.
17 -  DOUGLAS GARCIA
Assume a Presidência.
18 -  JOSÉ DAMIÃO PINHEIRO MACHADO COGAN
Desembargador, representando o presidente do Tribunal de Justiça, cumprimenta as autoridades, todos os presentes e o deputado federal Eduardo Bolsonaro. Diz ser a época atual muito complexa e difícil, com a perda dos valores. Avalia que o mundo esteja virado de ponta cabeça. Demonstra sua preocupação com decisões da Justiça. Afirma que devemos acreditar nas instituições. Ressalta que fazer uma grande reforma e colocar o Brasil de pé depende de todos os Poderes.
19 -  EDSON PIRES SALOMÃO
Presidente do Movimento Conservador, diz estar honrado em participar deste momento especial. Lembra da manifestação, em maio de 2016, quando marchou juntamente com Eduardo Bolsonaro na Avenida Faria Lima. Ressalta ser este o momento de defender alguém que preza pelos valores conservadores. Recorda sobre o início de sua batalha pela manutenção dos vdesses ideias em 2013, após a onda de manifestações no País. Lembra quando conheceu Jair Bolsonaro e viu nele uma esperança de alguém para se empenhar em prol dos valores conservadores. Demonstra orgulho em ter no poder um homem conservador, temente a Deus e, juntamente com sua família, batalhando por estes valores. Coloca-se à disposição. Esclarece que o movimento cresceu junto com a família Bolsonaro. Afirma que vencerão a guerra.
20 -  DOUGLAS GARCIA
Anuncia a exibição de um vídeo com mensagens de pessoas que não puderam comparecer; e um vídeo resumido sobre o homenageado. Anuncia a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao deputado federal Eduardo Bolsonaro.
21 -  EDUARDO BOLSONARO
Deputado federal, agradece a presença de todos e as boas-vindas do deputado Gilmaci Santos, representando o presidente desta Casa. Diz ter se emocionado com a poesia de José Jantália. Afirma ser o presidente Jair Bolsonaro um homem aguerrido aos seus ideiais. Destaca que a verdade consegue combater qualquer coisa e permite alcançar os seus objetivos. Elogia o projeto do deputado Altair Moraes, em tramitação nesta Casa. Discorre sobre a influência de Olavo de Carvalho na política, com milhões de seguidores. Comenta a eleição de Jair Bolsonaro, em 2018, o que considera um "tsunami". Parabeniza o deputado Frederico d´Avila, que diz ser um exemplo no agronegócio brasileiro, com a construção de estradas que melhorem a vida dos produtores. Considera as pessoas que o apoiaram ainda mais importantes que o partido, o que diz ser uma questão de lealdade e princípios. Destaca os valores judaico-cristãos. Lamenta que o conceito de pobreza seja ligado à criminalidade. Fala que, se a pessoa tiver valores, pode estar desempregado, mas nunca roubará. Esclarece que a família Bolsonaro irá mudar o País, e que precisa do apoio de todos os presentes. Critica matéria, publicada na revista "Isto É" sobre ele. Agradece o apoio do deputado Tenente Coimbra. Lamenta que a mídia venha construindo uma narrativa de que os filhos do presidente Jair Bolsonaro é que são o problema. Considera que o julgamento será o povo quem fará nas próximas eleições. Agradece o apoio dos deputados Valeria Bolsonaro, Castello Branco e General Peternelli. Comenta a reativação da base de Alcântara que, de acordo com o deputado, gerará muita riqueza e qualidade de vida para o povo da região. Elogia a atuação do deputado federal General Peternelli no projeto de reestruturação da Previdência das carreiras militares. Defende o projeto Escola sem Partido, que trará pluralidade de ideias para as escolas, acabando com o monopólio intelectual de esquerda. Lembra o atentado sofrido pelo seu pai. Elogia a atuação dos policiais federais, já que considera muito difícil fazer a segurança do presidente. Agradece o apoio de todos. Combate a atuação da jornalista Patrícia Lélis. Critica o trabalho desenvolvido pela TV Globo e revistas Isto É, Veja e Época. Agradece o deputado Douglas Garcia pela homenagem recebida. Esclarece que o Estado não pode interferir na vida privada de ninguém. Agradece o vídeo com aqueles que não puderam comparecer a este evento e todos os presentes. Faz comparativos entre o primeiro ano dos mandatos de Jair Bolsonaro e de Lula em relação ao armamento da população. Informa que trará para o Brasil empresas que produzam armas de fogo aqui. Diz ser esta uma questão de liberdade e que cada um deve escolher o que considera melhor.
22 -  DOUGLAS GARCIA
Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp