30/09/2019 - 114ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 05/10/2019:

Resumo da Sessão
Presidência : GILMACI SANTOS
Secretaria : FREDERICO D'AVILA

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  GILMACI SANTOS
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  CORONEL TELHADA
Parabeniza os municípios que aniversariam nesta data. Afirma que hoje comemora-se o aniversário do grupo TOR - Tático Ofensivo Rodoviário. Informa ser hoje o Dia da Secretária e da Polícia Civil. Discorre acerca de sua visita à CBPM - Caixa Beneficente da Polícia Militar de São Paulo. Comenta reunião realizada na última sexta-feira com o vice-governador Rodrigo Garcia. Comenta participação em palestra, em São Carlos, com a presença de autoridades locais. Fala sobre visita à exposição automotiva de veículos antigos no município de Guarulhos. Exibe vídeo com ação de criminosos.
3 -  FREDERICO D'AVILA
Lê e comenta moção da Câmara Municipal de Itapeva, ao governo estadual, acerca do orçamento da cidade. Defende obras na SP/258 e 249 e pede para que a Secretaria de Desenvolvimento Regional de São Paulo tome providências sobre o assunto. Discorre a respeito de matéria do jornal "O Estado de São Paulo" sobre índices de criminalidade. Tece considerações sobre o consumo de carnes e urbanização mundial. Expõe foto da propaganda agropecuária do governo Bolsonaro nos EUA. Informa redução nos índices de criminalidade na gestão Witzel.
4 -  CARLOS GIANNAZI
Discorre acerca da insegurança em escolas públicas. Critica a falta de políticas públicas de combate à violência nas instituições. Lamenta caso de abuso sexual à professora, na EMEF Dama entre Rios Verdes, na zona leste da capital. Critica o cancelamento de contratos de terceirização da segurança, em escolas. Apela para que Secretaria de Segurança Pública tome providências. Comenta que professores da EMEF Dr. Hellio Tavares, localizada na região do Itaim Paulista, têm sido vítimas de assaltos no estacionamento da instituição.
5 -  GIL DINIZ
Anuncia que hoje comemora-se o Dia da Polícia Civil. Discorre acerca de manifestações de agentes de Segurança Pública do Estado, na região da Sé. Discorda do pronunciamento do deputado Coronel Telhada, que considera desnecessária a mobilização dos servidores. Demonstra apoio à Polícia Militar. Cobra reajuste salarial para a categoria. Lembra promessas de campanha do atual governador para atender a demandada do funcionalismo deste setor.
6 -  MAJOR MECCA
Parabeniza integrantes da Segurança Pública do Estado, presentes em manifestação na Praça da Sé, na última sexta-feira. Cobra reajuste salarial para servidores da pasta. Lembra reunião com o governador João Doria, ocasião em que ele prometera aumento salarial para policiais militares. Lamenta dificuldades vivenciadas por pensionistas.
7 -  CONTE LOPES
Cumprimenta policiais pela redução nos índices de criminalidade. Cobra reajuste salarial para a categoria, prometido pelo governador. Faz comparação entre faixas salariais destes profissionais e juízes, promotores e defensores públicos. Afirma acreditar no cumprimento da promessa, por parte do governo estadual.
8 -  ADALBERTO FREITAS
Comenta evento sobre a linguagem brasileira de sinais, libras, realizado nesta Casa, na sexta-feira passada. Frisa necessidades de pessoas surdas. Ressalta a condição de seu chefe de gabinete que, explicou, ser cadeirante. Lista autoridades presentes no encontro. Informa ser o autor de projeto a respeito de tradução de libras e de uso de pisos táticos. Lembra que hoje comemora-se o Dia da Secretária e da Polícia Civil.
9 -  GIL DINIZ
Parabeniza o deputado Adalberto Freiras pela realização da oficina de libras, nesta Casa. Discorre acerca de entrevista em que nega se sentir o sexto filho do presidente da República, Jair Bolsonaro. Comenta especulações sobre sua possível candidatura à Prefeitura Municipal de São Paulo. Fala sobre como conheceu Eduardo Bolsonaro. Afirma estar à disposição do presidente da República.
10 -  CARLOS GIANNAZI
Apela para que o prefeito de São Roque, Cláudio Góes, reveja sua posição quanto à adesão ao novo currículo paulista de Educação. Defende o respeito à gestão democrática. Manifesta-se contrário ao PL 899/19.

GRANDE EXPEDIENTE
11 -  ADALBERTO FREITAS
Para comunicação, endossa o pronunciamento do deputado Gil Diniz. Destaca a relevância do PSL no cenário político nacional.
12 -  FREDERICO D'AVILA
Para comunicação, manifesta apoio ao deputado Gil Diz. Repudia comentários contrários ao parlamentar, nas redes sociais.
13 -  MAJOR MECCA
Para comunicação, elogia o deputado Gil Diniz.
14 -  CORONEL TELHADA
Para comunicação, expressa apoio à eventual candidatura do deputado Gil Diniz à Prefeitura Municipal de São Paulo.
15 -  CORONEL TELHADA
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
16 -  PRESIDENTE GILMACI SANTOS
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária do dia 01/10, à hora regimental, com Ordem do Dia. Lembra sessão solene a ser realizada hoje, às 19 horas, para "Homenagem ao Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer e recepção ao Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, na Exposição "PAX XXI"'. Levanta a sessão.
alesp