22/10/2019 - 46a Solene

PRESTAÇÃO DE MENÇÃO HONROSA AO DIA DO AVIADOR E À FORÇA AÉREA BRASILEIRA E OUTORGA DO COLAR DE HONRA AO MÉRITO LEGISLATIVO DO ESTADO DE SÃO PAULO AO TENENTE-BRIGADEIRO DO AR PAULO JOÃO CURY, AO DEPUTADO FEDERAL GENERAL DE DIVISÃO ROBERTO PETERNELLI E AO BRIGADEIRO ENGENHEIRO R1 MAURÍCIO PAZINI BRANDÃO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 14/12/2019:

Resumo da Sessão
Presidência : CASTELLO BRANCO
1 -  CASTELLO BRANCO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  JOSÉ JANTÁLIA
Mestre de cerimônias, nomeia a Mesa e demais autoridades presentes.
3 -  PRESIDENTE CASTELLO BRANCO
Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene para "Prestação de Menção Honrosa ao Dia do Aviador e À Força Aérea Brasileira e Outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Tenente-Brigadeiro do Ar Paulo João Cury, ao Deputado Federal e General de Divisão Roberto Sebastião Peternelli Júnior e ao Brigadeiro Engenheiro R1 Maurício Pazini Brandão", por solicitação deste deputado e do deputado Carlão Pignatari. Anuncia apresentação de vídeo institucional em alusão aos 78 anos de história da Força Aérea Brasileira.
4 -  JOSÉ JANTÁLIA
Mestre de cerimônias, convida os presentes para ouvirem, de pé, o "hino Nacional Brasileiro", e o Hino "Canção do Aviador".
5 -  PRESIDENTE CASTELLO BRANCO
Saúda os presentes. Manifesta-se honrado por presidir a solenidade. Discorre acerca da Semana da Asa, período em que se homenageia categorias da aviação. Lembra que outubro é o mês dos anjos protetores. Tece considerações a respeito do livro O Monge e o Executivo. Enaltece a figura de Santos Dumont. Informa que 63 anos após a invenção do avião, o homem alcançou a lua. Exibe e comenta slides a respeito da história familiar e profissional do pai da aviação, e em homenagem a aeronautas. Manifesta gratidão pela Força Aérea Brasileira. Informa conclusão de cursos de pilotagem. Elogia membros da Mesa. Faz breves relatos curriculares e anuncia a entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo aos homenageados.
6 -  ROBERTO SEBASTIÃO PETERNELLI JUNIOR
General de divisão e deputado federal, saúda os presentes. Estende a homenagem aos aviadores da Marinha, do Exército, da Polícia Militar, da Polícia Civil, da aviação comercial e geral, capitaneados por Santos Dumont. Rende homenagens aos paraquedistas. Agradece ao deputado Castello Branco pela oportunidade. Parabeniza os aviadores e a Força Aérea Brasileira.
7 -  PAULO JOÃO CURY
Tenente-brigadeiro do ar, comandante-geral de apoio da Força Aérea Brasileira, saúda os presentes. Discorre acerca de vitória em concurso, por Maurício Pazini Brandão, a respeito de Santos Dumont. Tece considerações a respeito de suas origens e o início de seu trabalho na Embraer. Afirma que a carreira de aviador é uma vocação. Sugere a prefeitos que voem sobre suas cidades. Lembra visita a local remoto na Amazônia.
8 -  CLÁUDIO HENRIQUE MELLO DE ALMEIDA
Vice-almirante e comandante do 8º Distrito Naval, saúda os presentes. Manifesta cumprimentos da Marinha do Brasil à Força Aérea Brasileira. Cita o apoio a guarnições de fronteira. Lembra atividade de salvamento de homem que caíra de navio mercantil, a cerca de 800 milhas náuticas. Mostra maquete do avião KC-390, a revelar a criatividade e a superação de engenheiros.
9 -  MAURÍCIO PAZINI BRANDÃO
Brigadeiro engenheiro R1 do Comando da Aeronáutica, saúda os presentes. Agradece aos deputados Castello Branco e Carlão Pignatari pela iniciativa da homenagem. Tece considerações sobre a relevância comemorativa do mês de outubro para a aviação. Discorre sobre a criatividade de Santos Dumont. Lembra evento realizado em Belo Horizonte, a envolver a organização técnica na aviação. Defende exibição, ao mundo, da história da aviação. Comenta tecnologia da Nasa. Informa que deve participar de encontro amanhã, na Faap, às 15 horas. Enaltece a importância de Santos Dumont para a população mundial. Comenta primeiro voo certificado no planeta. Cita livro de autor americano, publicado em 1907, a atribuir a Santos Dumont a primeira demonstração pública de voo. Aduz que Vilela, brasileiro, criara avião em 1918 mas a medida política fora adquirir aviões remanescentes da Primeira Guerra Mundial. Discorre acerca da evolução histórica da aviação, no país. Destaca a presença de aviões nacionais na frota da Força Aérea Brasileira. Parabeniza a instituição pela proteção da soberania nacional.
10 -  CARLÃO PIGNATARI
Deputado estadual, saúda os presentes. Manifesta contentamento por estar presente na solenidade. Agradece os serviços prestados pela Força Aérea Brasileira.
11 -  PRESIDENTE CASTELLO BRANCO
Anuncia a exibição de vídeo em homenagem à Força Aérea Brasileira.
12 -  CORONEL TELHADA
Deputado estadual, saúda os presentes. Parabeniza a Força Aérea Brasileira pela missão que executa. Manifesta preocupação com conflitos na América Latina. Clama aos profissionais da categoria que continuem a valorizar a hierarquia, o civismo, e a disciplina.
13 -  GIL DINIZ
Deputado estadual, cumprimenta os presentes. Parabeniza o deputado Castello Branco pela iniciativa da solenidade. Demonstra alegria por participar do evento. Lembra emoção ao ver a Esquadrilha da Fumaça em atividade no céu. Afirma que acompanha, com atenção, o pleito de proteção social de militares, no Congresso Nacional. Parabeniza a Força Aérea Brasileira.
14 -  ADALBERTO FREITAS
Deputado estadual, saúda os presentes. Afirma-se admirador das Forças Armadas. Discorre acerca do momento na gestão política do país. Agradece à Força Aérea Brasileira pelo serviço prestado ao país.
15 -  FREDERICO D'AVILA
Deputado estadual, saúda os convidados. Afirma-se piloto. Parabeniza sargentos que controlam radares. Enaltece a relevância da Força Aérea Brasileira. Acrescenta que deve acontecer encerramento de perseguição a usuários de farda.
16 -  PRESIDENTE CASTELLO BRANCO
Informa a exibição de vídeo em homenagem ao 146º Aniversário de Santos Dumont. Anuncia a entrega de homenagens a entidades, as quais lista.
17 -  PAULO JOÃO CURY
Tenente-brigadeiro do ar, comandante-geral de apoio da Força Aérea Brasileira, faz entrega de homenagem da Força Aérea Brasileira ao deputado estadual Castello Branco.
18 -  JOSÉ JANTÁLIA
Mestre de cerimônias, anuncia a entrega da homenagem Tributo aos Constitucionalistas ao Comando-Geral de Apoio da Aeronáutica. Parabeniza o Sr. Maurício Kirilos pela data comemorativa de seu aniversário.
19 -  PRESIDENTE CASTELLO BRANCO
Anuncia a exibição dos vídeos KC-390 - O Futuro é Agora, e Gripen Brasileiro. Informa a entrega de certificados a autoridades, as quais lista.
20 -  JOSÉ JANTÁLIA
Mestre de cerimônias, anuncia a "Canção do Especialista", executada pela Banda Sinfônica da Base Aérea de São Paulo.
21 -  CASTELLO BRANCO
Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp