18/10/2019 - 128ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 23/10/2019:

Resumo da Sessão
Presidência : CORONEL TELHADA / LECI BRANDÃO
Secretaria : LECI BRANDÃO

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  LECI BRANDÃO
Tece considerações sobre o Dia da Música Popular Brasileira, comemorado ontem. Enaltece o valor histórico da cantora Chiquinha Gonzaga. Lista gêneros musicais que compõem o patrimônio imaterial do povo brasileiro. Celebra a arte como forma de luta a favor de minorias e da população menos favorecida.
3 -  PRESIDENTE CORONEL TELHADA
Convoca, em nome da Presidência efetiva, sessão solene a ser realizada no dia 11/11, às 19 horas, para "Comemoração do Dia do Veterano Militar das Forças Armadas Brasileiras e das Forças Auxiliares", a pedido do deputado Coronel Telhada.
4 -  LECI BRANDÃO
Assume a Presidência.
5 -  CORONEL TELHADA
Saúda a cidade de Pontal, e seu irmão Cláudio Telhada, pela data comemorativa de seus aniversários. Acrescenta que hoje comemora-se o Dia do Médico, o Dia do Pintor, e o centenário do ator Orlando Drumond, o "Seu Peru". Lamenta a morte do policial militar aposentado, Carlos Roberto Costa Martins Júnior, assassinado em São Gonçalo, Rio de Janeiro. Parabeniza a Polícia Militar pela operação em roubo no aeroporto de Viracopos. Critica matéria jornalística que sugere excesso e avaliação da Corregedoria da Polícia Militar. Clama ao governador João Doria que conceda condecorações aos policiais. Defende o reajuste salarial para a categoria.
6 -  CARLOS GIANNAZI
Anuncia visita de integrantes do Centro de Convivência do Idoso, do Parque da Água Branca. Valoriza o trabalho da instituição. Defende a manutenção de contrato da entidade com ONG. Repudia comunicado da Secretaria Municipal da Educação, de Vinhedo, contra professoras que pleiteiam participar de manifestação. Lembra que o direito de greve é constitucional. Afirma que deve acionar o Tribunal de Contas e o Ministério Público. Manifesta-se contra projeto municipal, que autoriza o governo Bruno Covas a alienar terrenos. Lista escolas ameaçadas pela medida.
7 -  CORONEL TELHADA
Para comunicação, faz coro ao pronunciamento do deputado Carlos Giannazi. Informa que deve visitar, nesta data, Igaraçu do Tietê, para receber comenda do município.
8 -  PRESIDENTE LECI BRANDÃO
Parabeniza o deputado Coronel Telhada.
9 -  TENENTE NASCIMENTO
Para comunicação, parabeniza forças policiais pelo trabalho em ocorrência de roubo no aeroporto de Viracopos, em Campinas. Ressalta que a decisão do profissional de Segurança Pública é tomada em segundos. Critica manifestação de advogada contra a ação policial de abater meliante que mantinha reféns.
10 -  JANAINA PASCHOAL
Para comunicação, apoia o desfecho de operação policial em roubo no aeroporto de Viracopos. Defende a preservação da vida e da integridade física de vítimas. Lembra conteúdo por ela ministrado em aulas de Bioética, a respeito da tomada de decisões. Afirma que é importante não desmerecer ação policial que obedece à lei.
11 -  SARGENTO NERI
Faz coro ao pronunciamento da deputada Janaina Paschoal. Valoriza ação policial em roubo no aeroporto de Viracopos. Lamenta a ineficiência da legislação penal vigente. Exibe e critica vídeo de pronunciamento de deputado federal, a respeito da Polícia Militar. Clama ao comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo que reestruture as classes de praças e de oficiais, com manutenção do posto imediato.
12 -  EDNA MACEDO
Critica o governador João Doria por pronunciamento contra policiais militares veteranos, em evento em Taubaté. Discorre acerca do trabalho policial, em prol da sociedade. Tece considerações filosóficas sobre liderança. Lembra promessas da citada autoridade, em campanha eleitoral, não cumpridas.
13 -  JANAINA PASCHOAL
Mostra-se preocupada com conflito político no PSL, a prejudicar o governo federal e o país. Lamenta a dificuldade de discussão de ideias, de projetos e de políticas públicas, no presente contexto. Clama aos envolvidos que compreendam a relevância das funções que ocupam. Coloca-se à disposição para dialogar com as partes, em prol da conciliação, se for o caso.
14 -  JANAINA PASCHOAL
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
15 -  LECI BRANDÃO
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária do dia 21/10, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Lembra sessão solene a ser realizada no dia 21/10, às 10 horas, para "Homenagem ao Dia da Comunidade Húngara". Levanta a sessão.
alesp