21/10/2019 - 129ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 24/10/2019:

Resumo da Sessão
Presidência : CORONEL TELHADA / TENENTE NASCIMENTO
Secretaria : LECI BRANDÃO

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  CARLOS GIANNAZI
Critica política pública de privatização, levada a efeito pelo governo Doria. Repudia proposta de terceirização da merenda escolar. Assevera que deve tomar providências. Lembra tentativa de implantação da farinata, na rede municipal de ensino, quando João Doria fora prefeito da capital. Comenta a operação policial Prato Feito. Lembra contratação, pelo governo estadual, de frigoríficos vetados pelo Ministério da Agricultura.
3 -  LECI BRANDÃO
Faz coro ao pronunciamento do deputado Carlos Giannazi. Lembra ocupação deste plenário por estudantes, por questões relacionadas à merenda escolar. Afirma que não se manifesta em desfavor de siglas partidárias. Comenta crise no estabelecimento da liderança do PSL, na Câmara dos Deputados. Elogia discurso da deputada Janaina Paschoal, a respeito do tema.
4 -  TENENTE NASCIMENTO
Assume a Presidência.
5 -  CORONEL TELHADA
Lista e parabeniza cidades que aniversariaram no final de semana. Comenta visita a Igaraçu do Tietê, na sexta-feira. Lamenta e comenta falecimentos de quatro bombeiros militares, em incêndio no Rio de Janeiro. Discorre acerca da amizade entre dois dos vitimados, sepultados no mesmo túmulo. Lembra PEC 7/19, que defende a emancipação do Corpo de Bombeiros.
6 -  PRESIDENTE TENENTE NASCIMENTO
Endossa o discurso do deputado Coronel Telhada.
7 -  JANAINA PASCHOAL
Faz coro ao pronunciamento da deputada Leci Brandão. Defende deputadas do PSL, nesta Casa, por posição contrária a projeto referente à presença masculina, em creches, durante intimidade de crianças. Acrescenta que pais e mães estão desconfortáveis e que sua intenção é favorecer a tranquilidade das famílias. Defende o trabalho íntimo com crianças restrito a mulheres. Argumenta que não deve se render a pressões ou a constrangimentos. Conclui que criança é prioridade.
8 -  GIL DINIZ
Manifesta apoio ao deputado federal Eduardo Bolsonaro por pleitear a liderança do PSL na Câmara dos Deputados. Critica gravação de áudio e respectiva divulgação de fala do presidente Jair Bolsonaro. Mostra-se constrangido com o teor de manifestações contra o governo federal.
9 -  CONTE LOPES
Reitera cobrança, ao governo estadual, de valorização salarial para policiais militares. Lembra promessas sobre o tema, durante campanha eleitoral. Transmite condolências aos familiares dos quatro bombeiros falecidos em incêndio no Rio de Janeiro. Comenta suicídio de policial militar, após assassinar sua mulher. Sugere assessoramento psicológico, para evitar ou dificultar novos casos.
10 -  MAJOR MECCA
Informa visita ao Major Moreira, que trabalhara em ocorrência de roubo no aeroporto de Viracopos, em Campinas. Lista integrantes da equipe que se depararam com criminosos em caminhão de lixo. Comenta atendimento hospitalar do policial alvejado por munição de fuzil. Defende a presença de helicóptero para auxiliar policial ferido. Parabeniza as equipes de Segurança Pública presentes na ocorrência. Critica a audiência de custódia. Repudia a falta de amparo do governo estadual à citada categoria. Lamenta o afastamento de policiais, de suas atividades, em razão da natureza do desfecho de operações.
11 -  GIL DINIZ
Para comunicação, faz coro ao pronunciamento do deputado Major Mecca. Repudia pronunciamento de advogada que criticara decisão policial de abater criminoso em roubo no aeroporto de Viracopos. Parabeniza a Polícia Militar do Estado de São Paulo.
12 -  MAJOR MECCA
Para comunicação, lamenta a falta de assessoria jurídica para policiais militares. Lembra que sargento fora levado como refém e como escudo.

GRANDE EXPEDIENTE
13 -  GIL DINIZ
Pelo art. 82, exibe e critica vídeo com pronunciamento de advogada contra a atuação policial em ocorrência de roubo no aeroporto de Viracopos, em Campinas. Elogia a Guarda Municipal da citada cidade. Discorre acerca da bandidolatria, o culto ao criminoso. Defende profissionais da Segurança Pública. Afirma que o meliante assumira o risco pelo cometimento do crime.
14 -  CORONEL TELHADA
Para comunicação, lembra operação Ethos, que prendera advogados envolvidos com o crime organizado.
15 -  CORONEL TELHADA
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
16 -  PRESIDENTE TENENTE NASCIMENTO
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária do dia 22/10, à hora regimental, com Ordem do Dia. Lembra sessão solenes a serem realizadas: dia 21/10, às 20 horas, para "Homenagem ao Governador Franco Motoro", e dia 22/10, às 10 horas, para "Prestação de Menção Honrosa ao Dia do Aviador e à Força Aérea Brasileira e Outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Tenente-Brigadeiro do Ar Paulo João Cury, ao Deputado Federal General de Divisão Roberto Paternelli e ao Brigadeiro Engenheiro R1 Maurício Pazini Brandão". Levanta a sessão.
alesp