04/11/2019 - 138ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 09/11/2019:

Resumo da Sessão
Presidência : CORONEL TELHADA / LECI BRANDÃO / CASTELLO BRANCO
Secretaria : LECI BRANDÃO

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência e abre a sessão. Agradece a presença de estudantes da Mackenzie.
2 -  LECI BRANDÃO
Cumprimenta universitários dispostos na galeria. Lembra o Dia da Favela, comemorado hoje. Ressalta que a inclusão de direitos e cidadania deve ser questão fundamental para gestão pública. Saúda o povo da "quebrada". Cita matéria sobre desigualdade no País. Destaca sua visita, na semana passada, na Cufa - Central Única das Favelas. Elenca projetos culturais desenvolvidos pelos moradores das favelas. Elogia os trabalhos voluntários. Assevera que liberdade não pode ser cerceada. Comenta que o concurso da área de Saúde que não possuía questões sobre o tema foi cancelado. Elogia a deputada Janaina Paschoal por ter levantado a questão.
3 -  LECI BRANDÃO
Assume a Presidência.
4 -  CORONEL TELHADA
Parabeniza municípios do Estado pelos seus aniversários. Saúda o Dia do Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, instituído pela Lei n°16.945/19. Lastima a morte de policiais militares em serviço. Comenta sobre sua visita ao Comgap, hoje pela manhã. Lamenta o reajuste salarial da Polícia Militar. Critica a estratégia do governador João Doria. Menciona a realização, hoje, de manifestações por conta do reajuste. Pede valorização da categoria. Agradece a concessão de apoio jurídico total e gratuito aos policiais militares.
5 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência.
6 -  JANAINA PASCHOAL
Lamenta o falecimento de familiar do deputado Tenente Nascimento. Explica situação do concurso público na área da Saúde, cancelado no último sábado. Cumprimenta autoridades da USP pela atitude. Solicita que os candidatos entrem em contato com os organizadores para que saibam detalhes acerca do cancelamento. Presume que todos tenham direito de refazer o certame. Indica temas atuais vinculados à Saúde pública, para o desenvolvimento da prova.
7 -  PRESIDENTE CORONEL TELHADA
Manifesta condolências à família do deputado Tenente Nascimento.
8 -  CONTE LOPES
Elogia a operação da Polícia Militar contra os "pancadões", no Parque Novo Mundo, no último final de semana. Critica os eventos dizendo que prejudicam a população e incentivam a prostituição de menores. Valoriza o trabalho da Polícia Militar. Comenta sobre os reajustes salariais da categoria. Solicita que o governador cumpra suas promessas de melhores salários. Exige que a Segurança Pública e a Educação sejam mais notadas pelo Executivo.

GRANDE EXPEDIENTE
9 -  CASTELLO BRANCO
Assume a Presidência.
10 -  CORONEL TELHADA
Faz coro ao discurso do deputado Conte Lopes referente a operação contra os "pancadões". Discorre acerca da Lei n° 16.049/15, de sua autoria, juntamente com o ex-deputado Coronel Camilo, que permite tal operação. Comenta sobre as consequências dos "pancadões" para a população. Exige que sejam feitas operações em todos os finais de semana. Lembra que o reajuste salarial é pequeno, mas não pode ser recusado. Ressalta ações de apoio à Polícia Militar. Considera necessária a emancipação do Corpo de Bombeiros. Destaca que todo o funcionalismo público estadual deva ter aumentos salariais consideráveis.
11 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência.
12 -  CASTELLO BRANCO
Lamenta a morte do policial militar sargento Ronaldo Ruas, no último final de semana, em Paraisópolis. Solidariza-se com a Polícia Militar. Pede um maior reconhecimento aos policiais.
13 -  CASTELLO BRANCO
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
14 -  PRESIDENTE CORONEL TELHADA
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 05/11, à hora regimental, com Ordem do Dia. Levanta a sessão.
alesp