22/11/2019 - 54a Solene

HOMENAGEM AOS 25 ANOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO - UNIFESP
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 29/01/2020:

Resumo da Sessão
Presidência : TEONILIO BARBA LULA
1 -  TEONILIO BARBA LULA
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  SALVADOR GEORGE DONIZETI KHURIYEH
Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.
3 -  PRESIDENTE TEONILIO BARBA LULA
Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, juntamente com os deputados Enio Lula Tatto e Márcia Lula Lia, em "Comemoração aos 25 anos da Unifesp - Universidade Federal de São Paulo". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo; a quem agradece.
4 -  SALVADOR GEORGE DONIZETI KHURIYEH
Mestre de cerimônias, anuncia a exibição de um vídeo institucional da Unifesp.
5 -  MARIA APARECIDA DE ANDRADE MORAIS MACHADO
Pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, representando o magnífico reitor da Usp, Profº Vahan Agopyan, discorre acerca da homenagem prestada aos 25 anos da Unifesp.
6 -  NEWTON LIMA NETO
Consultor do Instituto Federal São Paulo, representando o reitor Eduardo Antônio Modena, comenta assuntos relativos à esta sessão.
7 -  DÁCIO ROBERTO MATHEUS
Reitor da Universidade Federal do ABC, representando a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, tece comentários a respeito da temática da presente solenidade.
8 -  MARIMÉLIA PORCIONATTO
Representante da Secretaria Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, parabeniza a Unifesp pelos 25 anos e pela homenagem recebida.
9 -  NELSON SASS
Vice-reitor da Unifesp, discorre sobre o tema desta solenidade.
10 -  FLÁVIA CRISTINE
Enfermeira, doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação da Escola Paulista de Enfermagem, mestre em Saúde Coletiva e especialista em Saúde da Família e Comunidade, celebra o aniversário de 25 anos da Unifesp.
11 -  LAIS MENNITTI
Doutora em Nutrição, estudante egressa do Instituto Saúde e Sociedade do Campus Baixada Santista, faz comentários sobre a universidade homenageada hoje por esta Casa.
12 -  THABATA GANGA
Cientista tecnológica e engenheira biomédica pelo Instituto de Ciência e Tecnologia, Campus São José dos Campos e diretora tecnológica da Ekoar, empresa de educação tecnológica instalada no CIETEC/USP e parceira do MCTIC, conta sobre a sua história e experiência com a Unifesp.
13 -  PAULA APARECIDA VIEIRA GERALDELLI
Pedagoga pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas do Campus Guarulhos, e professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Guarulhos, demonstra sua emoção em homenagear a Universidade Federal de São Paulo.
14 -  IVO FERREIRA
Graduando de Relações Internacionais pela Escola Paulista de Política, Economia e Negócios do Campus Osasco, presta homenagem à Unifesp pelo aniversário de 25 anos.
15 -  CÁSSIO NASCIMENTO
Licenciado em Ciências com ênfase em Matemática, pelo Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas do Campus Diadema, fala sobre a Universidade Federal de São Paulo.
16 -  VERÔNICA FERNANDES DE CAMPOS
Graduanda do curso médico pela Escola Paulista de Medicina do Campus São Paulo, congratula a Unifesp pelos seus 25 anos.
17 -  PROFESSORA BEBEL LULA
Deputada estadual, enaltece a Universidade Estadual de São Paulo pelo aniversário de 25 anos.
18 -  SORAYA SOUBHI SMAILI
Reitora da Unifesp, discorre sobre a homenagem, prestada por este Legislativo, à Unifesp.
19 -  PRESIDENTE TEONILIO BARBA LULA
Cumprimenta as autoridades presentes. Agradece os deputados Enio Lula Tatto e Márcia Lula Lia, proponentes desta sessão solene juntamente com este deputado. Elogia a atuação da Professora Bebel Lula, deputada estadual e presidente da Apeoesp. Enaltece o presidente desta Casa, deputado Cauê Macris, por não autorizar a homenagem ao ditador Pinochet. Lembra trechos marcantes de pronunciamentos de ex-alunos da Unifesp, durante esta homenagem. Rememora suas origens em Minas Gerais até a chegada em São Paulo. Destaca sua responsabilidade em prestar esta homenagem a Unifesp. Discorre sobre o seu histórico de vida e trabalho. Considera que o Brasil é atrasado na área de ciência e tecnologia, quando se comparam os investimentos feitos por países de primeiro mundo. Menciona projetos, de sua autoria, para discutir a indústria e o enfrentamento à intolerância religiosa neste Parlamento. Comenta sobre a situação da indústria de transformação hoje no País. Defende a geração de empregos e renda para o desenvolvimento da economia. Critica os projetos enviados pelo governador João Doria para aprovação nesta Casa. Afirma que o modelo de governar de João Doria envolve a desestatização, a privatização, a junção, a concessão e a extinção de empresas. Esclarece que o debate principal neste momento, nesta Casa, é a reforma da Previdência estadual. Lamenta que o projeto apresentado seja totalmente diferente do já aprovado em Brasília, que considera ruim. Parabeniza a Unifesp pelos 25 anos. Agradece todos os presentes. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp