11/11/2019 - 143ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 20/11/2019:

Resumo da Sessão
Presidência : CORONEL TELHADA / LECI BRANDÃO / JANAINA PASCHOAL
Secretaria : LECI BRANDÃO

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência e abre a sessão. Registra a presença de alunos da Escola Pinheiro, do Jardim Primavera.
2 -  LECI BRANDÃO
Menciona a sua presença na inauguração da Casa da Mulher Brasileira. Lamenta que mulheres envolvidas em movimentos sociais não puderam participar do evento. Assevera que o local deverá ser livre para todas as mulheres. Solicita audiência com a Secretaria de Direitos Humanos para acompanhar o funcionamento da instituição. Afirma que denunciará qualquer tipo de preconceito contra as mulheres. Exige que o local seja íntegro e democrático.
3 -  LECI BRANDÃO
Assume a Presidência.
4 -  CORONEL TELHADA
Elogia a TV Alesp pela transmissão com legendas "Closed Caption", que permite que deficientes auditivos acompanhem a programação. Lembra que em 11/11/1918 terminou a 1ª Guerra Mundial, conhecido como Dia do Armistício. Narra fatos referentes ao combate. Parabeniza os veteranos pelo seu dia, comemorado hoje. Convida todos para a sessão solene que será realizada hoje, às 19 horas para comemorar o "Dia do Veterano Militar das Forças Armadas Brasileiras e das Forças Auxiliares". Menciona sua participação em eventos, no final de semana. Exibe vídeo referente à agressão a guardas civis na Cracôlandia. Lamenta o ocorrido.
5 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência.
6 -  JANAINA PASCHOAL
Parabeniza o Hospital Geral de Pirajussara, em Taboão da Serra, pelo cumprimento da Lei nº 17.137/19. Solicita que os demais hospitais também cumpram a citada lei. Parabeniza o término de várias CPIs na Casa. Elogia a seriedade dos pares na execução das comissões. Enaltece a CPI da Furp. Relata que, a seu ver, há divergências na CPI dos Animais.
7 -  DOUGLAS GARCIA
Clama calma à população, mas que lute pelo País. Elogia a deputada Janaina Paschoal por protocolar pedido de impeachment contra o ministro do STF, Dias Toffoli. Exige que o ministro Gilmar Mendes também seja impedido de seu cargo. Comunica que haverá manifestação no dia 17/11. Lamenta que a decisão do STF deva libertar muitos criminosos.
8 -  CARLOS GIANNAZI
Discorre acerca do projeto de reforma da Previdência do Estado que, segundo ele, será protocolado amanhã, nesta Casa. Detalha o documento. Assevera que a citada reforma será um ataque à população. Critica PECs anunciadas pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. Reitera que continuará fiscalizando o governo Bolsodoria.
9 -  CORONEL NISHIKAWA
Saúda veteranos militares pelo seu dia. Lamenta a decisão do STF contra a prisão após condenação em segunda instância. Relata sua visita a hospitais que fazem atendimentos oncológicos nos municípios de Barretos, São José do Rio Preto e Marília. Elogia o trabalho dessas instituições. Clama aos pares que enviem recursos aos hospitais. Agradece por ter recebido título de cidadão barretense.
10 -  JANAINA PASCHOAL
Assume a Presidência.
11 -  CORONEL TELHADA
Exibe e comenta vídeo referente a confronto de policiais com traficantes em São Vicente. Critica a imprensa que, a seu ver, distorceu a informação. Alega que o local tem alta periculosidade. Elogia o trabalho dos policiais na ocorrência.
12 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência.
13 -  GIL DINIZ
Elogia o vereador do município de Assis, Valmir Dionízio por protocolar ação contra o governador João Doria. Lamenta a libertação do ex-presidente Lula. Critica a decisão do Supremo Tribunal Federal. Saúda o povo da Bolívia pela renúncia do presidente Evo Morales. Sugere que boa parte da droga consumida no Brasil é proveniente desse País. Exibe vídeo em que guardas civis são atacados na Cracolândia. Lamenta o ocorrido.

GRANDE EXPEDIENTE
14 -  JANAINA PASCHOAL
Pelo art. 82, discorre sobre os últimos acontecimentos na Bolívia. Esclarece que não foi dado um golpe. Afirma que o golpe estava sendo dado por Evo Morales. Faz esclarecimentos sobre os quatro mandatos do ex-presidente da Bolívia. Nega a afirmação de que a situação na Bolívia é parecida com a do Chile, cujo presidente foi eleito legitimamente. Comenta os atuais mandatos na América do Sul, legítimos e que devem ser respeitados. Cita sua denúncia a Nicolás Maduro perante o Tribunal Penal Internacional, cuja investigação preliminar não anda. Ressalta que a comunidade internacional precisa acompanhar os acontecimentos na Bolívia para que ocorram eleições limpas. Considera o ocorrido como um resgate de democracia na Bolívia.
15 -  ADALBERTO FREITAS
Para comunicação, afirma que o PSL é responsável pela resistência ao retorno da esquerda ao poder. Esclarece que o seu partido irá resistir e o Brasil não voltará ao socialismo.
16 -  FREDERICO D'AVILA
Considera como uma boa notícia a renúncia do presidente da Bolívia. Lamenta reportagem, publicada pela revista "Isto É", criando uma teórica conspiração judaica e colocando o secretário de Comunicação Fábio Wajngarten como um articulador do mal. Critica a reportagem por comparar o secretário ao ministro da Propaganda nazista Joseph Goebbels. Esclarece que há judeus em todos os segmentos políticos. Considera que o objetivo da reportagem, além de denegrir o povo de Israel, foi criar um ambiente hostil para atacar os canais de televisão evangélico e judeu, lançando Luciano Huck como o candidato da mídia. Diz que Luciano Huck é contra tudo que o presidente Bolsonaro faz e representa. Repudia a revista "Isto É" (aparteado pelos deputados Janaina Paschoal e Adalberto Freitas).
17 -  GIL DINIZ
Para comunicação, concorda com o pronunciamento do deputado Frederico d´Avila. Faz questionamentos sobre proximidade de Luciano Huck com o ex-presidente Lula. Diz que gostaria que Luciano Huck viesse a público para prestar esclarecimentos.
18 -  GIL DINIZ
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
19 -  PRESIDENTE CORONEL TELHADA
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de amanhã, à hora regimental, com Ordem do Dia. Lembra a realização da sessão extraordinária, hoje, às 19 horas para "Comemoração do Dia do Veterano Militar das Forças Armadas Brasileiras e das Forças Auxiliares". Levanta a sessão.
alesp