21/11/2019 - 149ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 27/11/2019:

Resumo da Sessão
Presidência : GILMACI SANTOS
Secretaria : CORONEL TELHADA

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  GILMACI SANTOS
Assume a Presidência e abre a sessão. Convoca os Srs. Deputados para uma sessão extraordinária a ser realizada hoje, às 19 horas.
2 -  LECI BRANDÃO
Cumprimenta o presidente Cauê Macris por impedir homenagem, nesta Casa, a Augusto Pinochet. Critica reação de deputado federal à arte exposta na Câmara dos Deputados. Comenta crimes praticados em razão de intolerância étnica e religiosa. Manifesta solidariedade ao professor Juarez, esfaqueado após rebater injúria racial. Clama por unidade e por resistência. Lembra manifestação da demanda da população negra, ocorrida ontem, na Avenida Paulista. Agradece o apoio do deputado Carlos Giannazi à causa negra.
3 -  PRESIDENTE GILMACI SANTOS
Endossa o discurso da deputada Leci Brandão.
4 -  CORONEL TELHADA
Saúda as cidades de Auriflama e Nazaré Paulista pelas datas comemorativas de seus aniversários. Comenta indicações de emendas parlamentares para os municípios de Capela do Alto e Tatuí. Defende a manutenção dos direitos dos servidores da Segurança Pública. Critica anulação de concurso público após 11 anos da propositura da ação judicial, em Capela do Alto. Manifesta-se contrário a qualquer tipo de preconceito. Valoriza a Polícia Militar. Parabeniza o deputado federal Coronel Tadeu por reação à arte ofensiva à Polícia Militar.
5 -  PRESIDENTE GILMACI SANTOS
Convoca, em nome da Presidência efetiva, sessão solene a ser realizada no dia 28/11, às 9 horas, para "Homenagem ao Presidente do Conselho da UVESP - União dos Vereadores do Estado de São Paulo, Sr. Sebastião Misiara, pelos 50 Anos de Dedicação à Causa Municipalista", a pedido do deputado Itamar Borges.
6 -  CARLOS GIANNAZI
Repudia tentativa do deputado Frederico d'Avila de homenagear Augusto Pinochet, em ato solene, nesta Casa. Comenta decisão, do presidente Cauê Macris, de proibir a solenidade. Critica política adotada no Chile, nos anos 70. Acrescenta que as manifestações atuais, no citado país, são contra o liberalismo.
7 -  CORONEL NISHIKAWA
Manifesta-se contrário à arte que responsabiliza policial militar pela morte de negro, exposta na Câmara dos Deputados. Afirma que a Polícia Militar não discrimina a população negra. Critica PEC cujo texto deve afetar direitos de profissionais da Segurança Pública. Defende a autonomia dos parlamentares em relação ao Poder Executivo.
8 -  SARGENTO NERI
Combate discriminação contra policiais militares. Afirma que jamais abordara cidadão em razão da raça. Comenta parecer judicial sobre a paridade e a integralidade para policiais militares, assegurada constitucionalmente. Comenta emendas, de sua autoria, a projeto de iniciativa do Governo do Estado, quanto à Previdência estadual.
9 -  CONTE LOPES
Lembra promessa do governador João Doria de valorização salarial para a Polícia Militar. Afirma que há incoerência entre novas nomeações de policiais militares e recusa em valorizar a categoria. Reflete acerca de sua experiência como policial militar. Assevera que não há racismo na instituição. Afirma que não vota contra servidores públicos.
10 -  CARLOS GIANNAZI
Critica projeto do governo estadual de reforma da Previdência e a DRU - Desvinculação das Receitas da União. Cita estudo da Unicamp sobre a não existência de crise na Previdência Social.
11 -  PROFESSORA BEBEL LULA
Faz coro ao pronunciamento do deputado Carlos Giannazi. Lamenta a falta de valorização salarial para o funcionalismo público. Discorre acerca dos efeitos da eventual majoração da alíquota da contribuição previdenciária, pretendida pelo governador João Doria. Defende a retirada do projeto da pauta. Parabeniza o presidente Cauê Macris por proibir ato solene em homenagem a Augusto Pinochet.
12 -  PROFESSORA BEBEL LULA
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
13 -  PRESIDENTE GILMACI SANTOS
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária do dia 22/11, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Lembra sessão extraordinária a ser realizada hoje, às 19 horas, e sessão solene a ser realizada amanhã, às 10 horas. Levanta a sessão.
alesp