05/12/2019 - 159ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 20/12/2019:

Resumo da Sessão
Presidência : GILMACI SANTOS
Secretaria : CARLÃO PIGNATARI

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  GILMACI SANTOS
Assume a Presidência e abre a sessão. Convoca os Srs. Deputados para duas sessões extraordinárias, a realizarem-se hoje, respectivamente dez minutos após o término desta sessão ou às 19 horas e dez minutos após o término da primeira sessão, com Ordem do Dia.
2 -  CASTELLO BRANCO
Discorre acerca da reforma previdenciária estadual. Afirma que a matéria deveria ser similar à reforma em âmbito federal. Frisa problemas, a seu ver, tidos na PEC 18/19. Afirma voto contrário à matéria apresentada pelo Poder Executivo.
3 -  CORONEL TELHADA
Cumprimenta os municípios de Sertãozinho e Taubaté, que aniversariam nesta data. Comunica que hoje é comemorado o Dia Internacional do Voluntariado. Repudia a postura do deputado Arthur do Val, neste plenário, em 04/12. Presta apoio aos servidores públicos estaduais. Discorre acerca de ocorrência na comunidade de Paraisópolis, que vitimara nove jovens. Defende policiais envolvidos no caso. Tece críticas à Rede Globo que, a seu ver, desvaloriza o trabalho da Polícia Militar. Valoriza a categoria. Declara voto contrário à reforma da Previdência estadual.
4 -  DOUGLAS GARCIA
Comenta caso de policial militar que fora atacado em ocorrência em baile funk, em São Vicente. Afirma que policiais envolvidos em ação no Baile da 17, em Paraisópolis, estão sendo acusados injustamente. Valoriza a categoria. Desconsidera bailes funk como expressão artística.
5 -  CORONEL TELHADA
Para comunicação, endossa o discurso do deputado Douglas Garcia. Valoriza o respeito nesta Casa.
6 -  ENIO LULA TATTO
Critica discurso do deputado Arthur do Val neste plenário, em 04/12. Assevera que os culpados pelas mortes no Baile da 17, em Paraisópolis, devem ser penalizados. Considera bailes funk como expressão cultural das periferias. Afirma que o gênero musical é apreciado por todas as classes sociais. Declara que jovens periféricos não possuem poderes aquisitivos para usufruírem de atividades culturais. Lastima a criminalização dos eventos. Rememora a historicidade de gêneros musicais marginalizados pela sociedade.
7 -  CORONEL TELHADA
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
8 -  PRESIDENTE GILMACI SANTOS
Faz aditamento à Ordem do Dia. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária do dia 06/12, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Lembra sessão extraordinária a ser realizada hoje, às 19 horas. Levanta a sessão.
alesp