07/02/2020 - 4ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 13/02/2020:

Resumo da Sessão
Presidência : CORONEL TELHADA / LECI BRANDÃO
Secretaria : LECI BRANDÃO

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  JANAINA PASCHOAL
Relata visita que fez à unidade da Sabesp em Franca. Destaca o importante papel ali desempenhado pelo sanitarista José Everaldo Toffano Vanzo, responsável por projeto levado a cabo na unidade, que considera exemplar. Lamenta os problemas enfrentados pelo Brasil na área de saneamento básico.
3 -  LECI BRANDÃO
Lamenta ataque feito a um terreiro de umbanda, no dia 03/02, em Ribeirão Preto. Comenta artigo a respeito do tema, do colunista Chico Alves. Afirma que a intensidade das agressões a religiões de matriz africana tem aumentado. Defende a convivência pacífica entre todas as religiões.
4 -  PRESIDENTE CORONEL TELHADA
Convoca as seguintes sessões solenes, a realizar-se: no dia 06/03, às 20 horas, para fazer a "Outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Sr. Coronel PM Marcelo Vieira Salles", por solicitação do deputado Wellington Moura; no dia 16/03, às 20 horas, para a "Concessão do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo à escritora Ruth Rocha", por solicitação do deputado Carlos Giannazi; e no dia 27/03, às 20 horas, para a "Outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Sr. José Trajano", por solicitação do deputado Paulo Lula Fiorilo.
5 -  JANAINA PASCHOAL
Para comunicação, faz coro ao pronunciamento da deputada Leci Brandão acerca de agressões a religiões de matriz africana.
6 -  LECI BRANDÃO
Assume a Presidência.
7 -  CORONEL TELHADA
Informa que hoje é comemorado o Dia do Gráfico. Concorda com a deputada Leci Brandão. Relata a morte de um policial militar, no Rio de Janeiro. Discorre sobre acidente que vitimou um cavalo da Polícia Militar. Comemora o anúncio da retomada das obras da Linha-6 do Metrô. Tece críticas a reportagem a respeito da letalidade da Rota.
8 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência.
9 -  GIL DINIZ
Endossa as críticas do deputado Coronel Telhada a matéria jornalística sobre a letalidade da Rota. Afirma que as mortes de policiais não são noticiadas pela imprensa. Concorda com as palavras da deputada Leci Brandão. Afirma que a ministra Damares Alves sofre chacota por conta de sua religião.
10 -  DOUGLAS GARCIA
Comenta os pronunciamentos dos parlamentares Leci Brandão e Gil Diniz, com relação à intolerância religiosa. Discorre sobre a perseguição de cristãos na China. Defende a atuação de Abraham Weintraub à frente do Ministério da Educação. Elogia diversos projetos da Pasta.
11 -  FREDERICO D'AVILA
Concorda com os pronunciamentos dos deputados que o antecederam acerca da intolerância religiosa. Critica reportagem jornalística sobre a letalidade da Rota. Ressalta que os índices de violência em São Paulo têm diminuído. Defende melhores condições de trabalho para os policiais militares.
12 -  JANAINA PASCHOAL
Aprova a criação de lei, no Rio Grande do Sul, que trata da idade mínima para que os alunos possam progredir do ensino infantil para o ensino fundamental. Informa que apresentou, nesta Casa, projeto de teor semelhante, para o qual pede o apoio de seus pares. Explica decisão do STF a respeito da questão.

GRANDE EXPEDIENTE
13 -  FREDERICO D'AVILA
Tece críticas a Dimitri Sales, presidente do Condepe. Questiona sua atuação à frente do órgão, que considera motivada por interesses político-partidários. Destaca a proximidade entre Sales e partidos e movimentos de esquerda. Defende o fim do Condepe e da Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo. Comenta diversas declarações feitas por Dimitri Sales.
14 -  DOUGLAS GARCIA
Faz coro ao pronunciamento do deputado Frederico d'Avila, com relação ao Condepe. Tece comentários a respeito do assunto. Elogia o projeto de extinção da Ouvidoria das Polícias do Estado de São Paulo (aparteado pelos deputados Frederico d'Avila e Gil Diniz).
15 -  ALTAIR MORAES
Pelo art. 82, discorre acerca da importância da base familiar na sociedade, o que chama de família tradicional. Narra crime ocorrido em São Bernardo do Campo em que, supostamente, a filha assassinara os pais e o irmão. Lamenta o que julgara ser um descaso da grande mídia e de autoridades com relação ao fato.
16 -  ALTAIR MORAES
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
17 -  GIL DINIZ
Para comunicação, corrobora a fala do deputado Altair Moraes. Cumprimenta seu filho, que aniversaria hoje.
18 -  PRESIDENTE CORONEL TELHADA
Defere o pedido do deputado Altair Moraes. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária em 10/02 à hora regimental, sem Ordem do Dia.
alesp