19/02/2020 - 12ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 29/02/2020:

Resumo da Sessão
Presidência : GILMACI SANTOS / EDNA MACEDO
Secretaria : CORONEL TELHADA

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  GILMACI SANTOS
Assume a Presidência e abre a sessão. Convoca, em nome da Presidência efetiva, duas sessões extraordinárias a serem realizadas hoje, a primeira às 19 horas, e a segunda 10 minutos após o término da primeira.
2 -  CORONEL TELHADA
Saúda municípios aniversariantes na data de hoje. Lembra o "Dia do Esportista", comemorado nesta data. Exibe fotos referentes a evento que participara no quartel do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva, nesta manhã. Menciona os 75 anos da invasão da Ilha de Iwo Jima, no Japão, durante a 2ª Guerra Mundial. Exibe fotos e comenta o nascimento de seu neto, Cássio, ocorrido ontem. Elogia o trabalho da Polícia Militar na Operação Lei Seca, durante o pré-carnaval. Lamenta o aumento no número de ocorrências com relação ao ano anterior.
3 -  PRESIDENTE GILMACI SANTOS
Cumprimenta o deputado Coronel Telhada pelo nascimento de seu neto. Em nome da Presidência efetiva, transfere sessão solene convocada para o dia 06/03, às 20 horas, para "Outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Senhor Coronel PM Marcelo Vieira Salles", para o dia 22/06, às 10 horas, a pedido do deputado Wellington Moura.
4 -  LECI BRANDÃO
Lamenta os comentários que o deputado Arthur do Val, ontem, neste Parlamento, fez a seu respeito. Discorre acerca de sua conduta nesta Casa. Narra fatos de sua vida antes de ser parlamentar. Enaltece os salários dos professores estaduais do estado do Maranhão. Cita música que compôs em 1995, que é considerada um hino para os professores. Valoriza o funcionalismo público.
5 -  FREDERICO D'AVILA
Rebate acusação, ao presidente da República, de ofensa a repórter do jornal "Folha de S.Paulo". Defende o presidente Jair Bolsonaro. Lamenta a postura de Luciano Huck, a respeito do tema. Critica o ator José de Abreu. Elogia o pronunciamento da deputada federal Bia Kicis, ao defender o líder do Poder Executivo federal.
6 -  LETICIA AGUIAR
Faz coro à fala do deputado Frederico d'Avila. Repudia mulheres parlamentares federais que fizeram menção de pedido de impeachment de Jair Bolsonaro. Lembra pronunciamentos do ex-presidente Lula, não igualmente criticado. Reitera seu apoio ao presidente da República.
7 -  CARLOS GIANNAZI
Reitera sua posição contrária à reforma da Previdência do Estado. Presta solidariedade à deputada Leci Brandão. Elogia a carreira da deputada, como cantora. Lastima os problemas estruturais nos prédios da rede pública. Exibe vídeos e fotos acerca do tema. Exige que o Governo do Estado tome providências imediatas. Critica o governador João Doria.
8 -  EDNA MACEDO
Argumenta sobre seu voto contrário à reforma da Previdência do Estado. Lamenta que os funcionários públicos devem ser prejudicados se a reforma for aprovada. Critica o governador João Doria e o PSDB.
9 -  PAULO LULA FIORILO
Elogia o discurso da deputada Edna Macedo. Tece críticas à PEC 18/19. Lastima discussões entre parlamentares, durante sessão extraordinária ocorrida em 18/02, nesta Casa. Condena a conduta do presidente Jair Bolsonaro direcionada a repórter do jornal "Folha de S.Paulo". Discorre acerca do assunto.
10 -  MAJOR MECCA
Critica a reforma da Previdência estadual. Elogia funcionários públicos e a importância desta classe. Narra sua trajetória na Polícia Militar. Apela aos pares para que votem a favor do funcionalismo. Relata sua visita à Escola Estadual Augusto Ribeiro de Carvalho. Narra o remanejamento de alunos nesta instituição. Solicita que o secretário da Educação tome providências para não prejudicar os alunos.
11 -  EDNA MACEDO
Assume a Presidência.
12 -  FREDERICO D'AVILA
Comenta trâmite dos PL 688, e 1099/19. Exibe fotos de visita de João Doria a Brasília. Lembra promessas de campanha da citada autoridade, não cumpridas.

GRANDE EXPEDIENTE
13 -  RAFAEL SILVA
Pretigiou a deputada Edna Macedo. Rememora fatos históricos do Brasil e de países da Europa. Assevera que a história deve ser usada como um instrumento para entender os acontecimentos atuais. Lamenta a falta de investimentos no Hospital das Clínicas, de Ribeirão Preto.
14 -  PRESIDENTE EDNA MACEDO
Endossa o discurso do deputado Rafael Silva.
15 -  PAULO LULA FIORILO
Discorre sobre a reforma da Previdência Estadual, aprovada em primeiro turno nesta Casa. Exibe vídeo de residente do Parque São Rafael, na zona leste, que critica o recapeamento de asfalto na principal via da região. Condena a falta de recapeamento de rodovias estaduais que, a seu ver, encontram-se em situação inapropriada para o tráfego de automóveis. Disserta sobre o assalto na Emei Dona Maria de Lourdes Coutinho Torres, no Jardim Ester, na zona leste. Critica o sucateamento de escolas públicas periféricas.
16 -  EMIDIO LULA DE SOUZA
Comenta ser hoje o aniversário de Osasco. Discorre sobre a história do município. Rememora seu mandato como prefeito da cidade. Exibe vídeo de policiais em ação na Escola Estadual Emygdio de Barros, na zona oeste. Acusa agentes da Polícia Militar de agredirem discentes. Repudia agressões ao público presente nas galerias deste plenário, por parlamentares. Sai em defesa dos manifestantes.
17 -  GILMACI SANTOS
Assume a Presidência. Faz coro ao discurso do deputado Emidio Lula de Souza.
18 -  EMIDIO LULA DE SOUZA
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
19 -  PRESIDENTE GILMACI SANTOS
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de amanhã, à hora regimental, com Ordem do Dia. Lembra a realização de sessão extraordinária, hoje, às 19 horas. Levanta a sessão.
alesp