20/02/2020 - 13ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 03/03/2020:

Resumo da Sessão
Presidência : GILMACI SANTOS
Secretaria : CARLOS GIANNAZI

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  GILMACI SANTOS
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  LECI BRANDÃO
Discorre acerca da votação da reforma da Previdência estadual, nesta Casa, em 19/02. Lamenta episódios de agressão envolvendo parlamentares, neste plenário. Acusa a mídia de responsabilizar a oposição pelos ataques. Tece críticas à postura do deputado Frederico d'Avila, na noite de 19/02. Lembra samba-enredo da escola de samba Estação Primeira de Mangueira.
3 -  PRESIDENTE GILMACI SANTOS
Endossa o discurso da deputada Leci Brandão.
4 -  MAJOR MECCA
Disserta sobre a atuação da Polícia Militar. Afirma ser a categoria desvalorizada. Critica agressões envolvendo parlamentares desta Casa, em 19/02, durante a votação da reforma previdenciária estadual. Assevera que a PEC 18/19 deve prejudicar policiais militares. Tece críticas à matéria.
5 -  CARLOS GIANNAZI
Faz coro ao discurso do deputado Major Mecca sobre a reforma da Previdência estadual. Afirma que a matéria deve prejudicar professores. Discorre sobre audiência pública, de sua iniciativa, realizada em 19/02, que tratara do descredenciamento de uma escola para crianças autistas, no Campo Belo.
6 -  CONTE LOPES
Discursa sobre a votação da reforma da Previdência estadual, nesta Casa. Rememora caso de agressão em escola pública, na zona oeste, envolvendo alunos e policiais. Tece críticas ao pronunciamento do governador sobre o episódio. Comenta ataque ao senador Cid Gomes, no Ceará. Defende o funcionalismo público.
7 -  CORONEL TELHADA
Informa ser hoje comemorado o Dia da Justiça Social. Repudia agressões durante discussão de projetos, neste plenário. Defende a Polícia Militar. Critica a iniciativa do senador Cid Gomes, que tentara entrar em um batalhão da Polícia Militar com uma retroescavadeira, no Ceará. Declara voto contrário à reforma da Previdência estadual.
8 -  CARLOS GIANNAZI
Acusa o Departamento de Perícias Médicas de obrigar professores a atuarem com a saúde fragilizada. Exibe vídeo de educadora da Escola Estadual Julieta Caldas Ferraz, em Taboão da Serra, que teria desmaiado durante o expediente. Mostra fotos de alagamento na Escola Estadual Doutor Kyrillos, no Butantã. Combate o sucateamento de escolas estaduais. Tece críticas ao secretário da Educação, Rossieli Soares.
9 -  JANAINA PASCHOAL
Discorre acerca de sua visita, acompanhada do deputado Arthur do Val, à escola bilíngue Emebs Helen Keller, na Aclimação. Acrescenta que a instituição atende alunos com deficiência auditiva. Defende o ensino de matérias em Libras. Declara-se favorável ao ensino da Língua Brasileira de Sinais no magistério.
10 -  CORONEL TELHADA
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
11 -  PRESIDENTE GILMACI SANTOS
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de amanhã, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Levanta a sessão.
alesp