04/03/2020 - 19ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 11/03/2020:

Resumo da Sessão
Presidência : CORONEL TELHADA / LECI BRANDÃO
Secretaria : CARLOS GIANNAZI

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  CARLOS GIANNAZI
Apela ao presidente do Tribunal de Justiça para convocar os aprovados no concurso para assistente social, que deve caducar nos próximos dias. Lamenta a falta de profissionais na instituição.
3 -  JANAINA PASCHOAL
Para comunicação, faz coro ao pronunciamento do deputado Carlos Giannazi.
4 -  PAULO LULA FIORILO
Lamenta a aprovação da reforma da Previdência estadual. Detalha os problemas da Linha 15-Prata do monotrilho, que está paralisada. Informa que protocolara pedido de CPI do citado modal. Questiona a segurança desse meio de transporte.
5 -  LECI BRANDÃO
Assume a Presidência.
6 -  CORONEL TELHADA
Parabeniza o município de Queluz, que aniversaria hoje. Saúda o Dia do Corpo de Intendentes da Marinha, comemorado ontem. Lembra a conquista da batalha de Santa Maria Villiana, durante a 2ª Guerra Mundial, neste dia. Lamenta a morte e o desaparecimento de bombeiros em operação de resgates durante as chuvas no Guarujá. Argumenta que a culpa do incidente é de toda a sociedade. Tece comentários acerca da votação da reforma previdenciária do estado. Elogia a conduta dos policiais militares diante das manifestações ocorridas nesta Casa, ontem. Assevera que o Parlamento tem de ser respeitado. Critica matéria veiculada hoje no jornal "Agora São Paulo", que noticiara a ação da Polícia Militar.
7 -  PRESIDENTE LECI BRANDÃO
Agradece a visita de integrantes do Exército da Salvação.
8 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência.
9 -  LECI BRANDÃO
Lamenta os desabamentos resultantes das chuvas na Baixada Santista. Solicita ao Governo do Estado que libere recursos para a região. Informa que as vítimas estão recebendo auxílio das escolas de samba da localidade. Faz coro ao pronunciamento do deputado Carlos Giannazi acerca do concurso do Tribunal de Justiça. Enaltece o respeito entre os parlamentares. Solicita a união entre os pares em prol da população.
10 -  DOUGLAS GARCIA
Discorre acerca de reportagem exibida no "Fantástico" a respeito de detentas transexuais. Argumenta que o estado e suas instituições devem ser imparciais com questões particulares dos presos.
11 -  LECI BRANDÃO
Assume a Presidência.
12 -  SARGENTO NERI
Parabeniza a Polícia Militar pelos trabalhos realizados nesta Casa, em 03/03. Discorre sobre emenda ao PLC 18/19, que beneficiara a Segurança Pública na reforma da Previdência. Reitera sua posição de deputado da Segurança Pública. Tece comentários acerca da reação da delegada Raquel Kobashi Gallinati à aprovação da reforma.
13 -  JOSÉ AMÉRICO LULA
Endossa o pedido de CPI da Linha 15-Prata do monotrilho, apresentado pelo deputado Paulo Lula Fiorilo. Detalha os problemas deste modal de transportes. Discorre acerca da reforma da Previdência do estado. Elogia a delegada Raquel Kobashi Gallinati, da Polícia Civil.
14 -  SARGENTO NERI
Para comunicação, lastima que a Segurança Pública não tenha sido, a seu ver, defendida neste Parlamento, no passado. Qualifica-se como policial militar e não político de carreira.
15 -  ALTAIR MORAES
Manifesta respeito pela deputada Leci Brandão. Desculpa-se por pronunciamento em que teria agredido verbalmente a parlamentar. Reafirma seu voto consciente na reforma previdenciária estadual. Exibe vídeo e elogia a ação dos policiais militares durante manifestações neste Parlamento. Repudia o que chamara de vandalismo dos manifestantes.

GRANDE EXPEDIENTE
16 -  TENENTE NASCIMENTO
Pelo art. 82, faz comparação entre as reformas da Previdência em âmbito estadual e federal, no que diz respeito ao impacto que terão sobre os servidores da Segurança Pública. Valoriza a reforma previdenciária do estado, que, a seu ver, é benefício para todo o funcionalismo. Elogia parlamentares que apoiaram a proposta.
17 -  DOUGLAS GARCIA
Para comunicação, afirma que entrará com representação no Ministério Público, questionando os sindicatos responsáveis pelas ocorrências nesta Casa, no dia 03/03.
18 -  TENENTE NASCIMENTO
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
19 -  PRESIDENTE LECI BRANDÃO
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 05/03, à hora regimental, com Ordem do Dia. Lembra a realização de sessão solene, amanhã, às 9 horas e 30 minutos, em "Homenagem ao presidente do Conselho da União dos Vereadores do Estado de São Paulo, Sr. Sebastião Misiara, por seus 50 anos de dedicação à causa municipalista". Levanta a sessão.
alesp