09/03/2020 - 22ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 18/03/2020:

Resumo da Sessão
Presidência : CORONEL TELHADA / LECI BRANDÃO / TENENTE NASCIMENTO
Secretaria : LECI BRANDÃO

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  CARLOS GIANNAZI
Registra a presença das auxiliares de Educação de São Bernardo do Campo. Esclarece que, apesar de serem professoras auxiliares na prática, são designadas como auxiliares em Educação. Informa que a reivindicação da categoria, vitoriosa em vários municípios, é de redução da jornada de trabalho. Demonstra seu apoio à reivindicação. Considera a causa justa e democrática, beneficiando os alunos da rede municipal de ensino. Apela ao prefeito de São Bernardo do Campo que atenda a reivindicação da categoria. Diz já ter sido elaborada uma minuta do projeto de lei, que está pronto para ser apresentado ao Executivo da cidade. Pede o apoio da deputada Carla Morando, líder do PSDB. Destaca a necessidade de investir nos profissionais da Educação de São Bernardo do Campo.
3 -  LECI BRANDÃO
Parabeniza o deputado Carlos Giannazi pela sua atuação em defesa da Educação nesta Casa. Lembra o Dia Internacional da Mulher, comemorado ontem, dia 08 de março. Menciona a manifestação das mulheres, ontem nas ruas, contra a falta de democracia no País. Destaca a necessidade de modificação no comportamento do governo. Pede que, neste ano de eleições municipais, os eleitores pensem nos candidatos e votem em mulheres cidadãs que se preocupam com questões das mulheres. Agradece a deputada Professora Bebel pela sessão solene para a entrega do Prêmio Inezita Barroso.
4 -  LECI BRANDÃO
Assume a Presidência.
5 -  CORONEL TELHADA
Cita a comemoração do Dia Internacional da Mulher, dia 08 de março. Parabeniza as cidades de Tietê, Altinópolis, Cachoeira Paulista e São José do Barreiro pelos seus aniversários. Lembra o Dia do Corpo de Fuzileiros Navais, comemorado no último dia 07. Parabeniza e agradece todas as mulheres pelo dia. Discorre sobre a morte de quatro agentes de Segurança Pública. Exibe vídeo do assassinato de um deles. Solicita o reajuste salarial do funcionalismo público para o governador João Doria.
6 -  CORONEL NISHIKAWA
Lamenta as mortes ocorridas na Baixada Santista. Critica as construções em morros, sujeitos a deslizamentos. Pede a atenção das autoridades. Destaca a necessidade de reajuste salarial para que a polícia paulista se torne a segunda melhor polícia do País, conforme promessa de campanha do governador. Presta homenagem ao coronel Salles. Considera o mesmo um excepcional comandante, um dos melhores que a Polícia Militar já teve. Lista as qualidades do coronel. Deseja sorte ao coronel Alencar.
7 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência.
8 -  JANAINA PASCHOAL
Pede que os aprovados nos certames da Secretaria de Administração Penitenciária sejam chamados. Reconhece e agradece o coronel Salles pelo seu trabalho. Deseja sucesso ao coronel Alencar, para que a Polícia Militar continue prestando serviços de excelência para São Paulo. Discorre sobre a polêmica envolvendo a entrevista no Fantástico no último domingo, sobre mulheres transexuais presas. Comenta sobre a entrevista com Suzy, uma das presas que não recebia visitas há oito anos, sensibilizando a população. Informa o crime pelo qual Suzy foi presa, condenada a 36 anos de prisão. Repudia a atitude da Rede Globo ao esconder este crime. Critica a Secretaria de Administração Penitenciária por permitir que uma agressora sexual de crianças receba cartas com remetentes de diversas pessoas. Demonstra sua indignação com o ocorrido.
9 -  CONTE LOPES
Deseja boa sorte ao coronel Salles. Faz coro ao pronunciamento da deputada Janaina Paschoal. Lamenta que a Rede Globo tenha feito apologia à criminoso que violentou uma criança. Considera o ocorrido como uma inversão de valores. Afirma que o mesmo cometerá outros crimes da mesma forma quando sair da cadeia. Discorre sobre os policiais mortos listados no discurso do deputado Coronel Telhada. Parabeniza a deputada Janaina Paschoal por defender as pessoas de bem. Cita os diversos benefícios dos presos no Brasil.
10 -  CARLÃO PIGNATARI
Cumprimenta o coronel Alencar por assumir o comando da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Considera que o Dr. Drauzio Varella foi induzido ao erro nesta reportagem. Lamenta que tenha sido feita apologia a um crime bárbaro. Esclarece que o papel da Secretaria da Administração Pública é fazer com que o preso cumpra a sua pena até o fim. Critica o post feito pela secretaria. Destaca que pessoas foram ludibriadas pela Rede Globo, que transformou um assassino em um coitado. Diz ter atendido o pedido da deputada Janaina Paschoal, solicitando ao coronel Nivaldo que retirasse o remetente de todas as cartas enviadas a Suzy. Pede que sejam enaltecidas as pessoas de bem, que estão trabalhando junto aos bombeiros na Baixada Santista.
11 -  DOUGLAS GARCIA
Parabeniza o deputado Carlão Pignatari pelo seu pronunciamento. Esclarece que buscou a informação do crime cometido por Suzy em fonte verdadeira e confiável. Lamenta que tenha sido atacado ontem o dia inteiro. Considera inadmissível a Rede Globo não pedir desculpas pelo ocorrido. Critica a inversão de valores, do criminoso ter sido tratado como herói, em nome de uma agenda politicamente correta. Afirma que as crianças precisam ser protegidas.
12 -  TENENTE NASCIMENTO
Assume a Presidência.

GRANDE EXPEDIENTE
13 -  CARLOS GIANNAZI
Pelo art. 82, manifesta apoio a acampamento, em frente a esta Casa, de aprovados em concurso da SAP - Secretaria de Administração Penitenciária. Afirma que o Governo do Estado comete improbidade administrativa, por não realizar as nomeações. Clama a seus pares que apoiem a citada mobilização. Critica ofício encaminhado pelo Tribunal de Justiça a solicitar alteração no PL 1139/19. Lembra que apresentara emenda à matéria, a fim de valorizar a remuneração de servidores.
14 -  GIL DINIZ
Menciona presença em evento realizado nos Estados Unidos. Discorre acerca de ocorrência de assalto, na Avenida Itaquera, em que marginais colidiram com viatura policial. Parabeniza a equipe da Rota envolvida. Repudia reportagem do programa Fantástico, com condenado pela prática de crime hediondo. Defende manifestação pública do governador João Doria. Critica o culto ao bandido. Assevera que não vira sinal de arrependimento do detento, na entrevista com o Dr. Drauzio Varella. Clama pelo posicionamento oficial da Secretaria de Administração Penitenciária.
15 -  JANAINA PASCHOAL
Para comunicação, argumenta que houve tentativa de manipulação da bondade do povo brasileiro. Acrescenta que não se trata de transfobia. Exige que a informação midiática seja transmitida de forma correta e transparente.
16 -  GIL DINIZ
Para comunicação, saúda amigos de Mogi das Cruzes, presentes nas galerias. Reitera repúdio à Rede Globo de Televisão.
17 -  JANAINA PASCHOAL
Para comunicação, critica a Rede Globo de Televisão por omitir crimes praticados pelo condenado entrevistado pelo Dr. Drauzio Varella. Agradece ao deputado Carlão Pignatari por concordar com a retirada dos nomes de remetentes de cartas para o detento.
18 -  JANAINA PASCHOAL
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
19 -  PRESIDENTE TENENTE NASCIMENTO
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária do dia 10/03, à hora regimental, com Ordem do Dia. Levanta a sessão.
alesp