13/03/2020 - 26ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 18/03/2020:

Resumo da Sessão
Presidência : JANAINA PASCHOAL / CORONEL TELHADA / DOUGLAS GARCIA
Secretaria : LECI BRANDÃO

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  JANAINA PASCHOAL
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  LECI BRANDÃO
Anuncia que estivera em posse de conselheiros municipais de Sáude, hoje. Discorre acerca da pandemia de coronavírus em andamento, no mundo. Destaca a relevância do SUS - Sistema Único de Saúde. Critica o ministro da Economia, Paulo Guedes. Defende a suspensão do teto de gastos públicos, para favorecer o atendimento aos pobres.
3 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência.
4 -  JANAINA PASCHOAL
Defende postura preventiva, por parte da sociedade e das autoridades constituídas, quanto ao coronavírus. Informa que sugerira ao governador João Doria atenção à prevenção. Afirma que há risco de caos no sistema de saúde, em razão da escassez de leitos de UTI.
5 -  GIL DINIZ
Critica reportagem da revista IstoÉ, sobre a existência de facção paulista a agir na Assembleia Legislativa. Rebate acusação de "rachadinha", noticiada pela matéria. Lembra que seu sigilo bancário está à disposição do Ministério Público. Aduz que deve processar o jornalista redator do artigo. Anuncia que deve ser criada CPI contra fake news, nesta Casa.
6 -  JANAINA PASCHOAL
Assume a Presidência.
7 -  CORONEL TELHADA
Solidariza-se com os deputados Gil Diniz e Douglas Garcia por matéria da revista IstoÉ. Afirma que há uso de ideologia em parte da mídia. Saúda a cidade de Sarapuí pela data comemorativa de seu aniversário. Lembra que hoje completa-se um ano do massacre em escola de Suzano. Lamenta o falecimento do agente da Secretaria de Administração Penitenciária, Alexandre Roberto de Souza, assassinado em Taboão da Serra. Critica a Lei de Abuso de Autoridade. Discorre acerca do resultado da 42ª Operação Rodovia Mais Segura, realizada hoje. Clama aos governos Doria e Bruno Covas que cumpram a data-base salarial de servidores públicos.
8 -  DOUGLAS GARCIA
Faz coro ao pronunciamento do deputado Gil Diniz. Exibe e comenta foto da matéria da revista IstoÉ. Argumenta que há campanha de degradação da imagem dos parlamentares citados. Sugere ao deputado federal Eduardo Bolsonaro que processe o jornalista responsável pelo artigo. Afirma que o jornal "Estadão" anunciara falso resultado positivo do exame de coronavírus, do presidente Jair Bolsonaro. Critica postagem do PSOL, em rede social, a defender detento entrevistado pelo médico Drauzio Varella.
9 -  CARLOS GIANNAZI
Clama por projeto de segurança a ser aplicado em escolas da rede estadual de ensino. Informa assaltos na Escola Estadual Sítio Conceição, em Cidade Tiradentes. Solicita à Secretaria Estadual de Educação providências. Acrescenta que há escassez de material de limpeza e de higiene pessoal em estabelecimentos de ensino estaduais.
10 -  DOUGLAS GARCIA
Assume a Presidência.
11 -  JANAINA PASCHOAL
Informa que solicitara ao presidente Cauê Macris a suspensão de cerimônias solenes, nesta Casa, como prevenção à pandemia em curso. Afirma que a transmissão do coronavírus é rápida. Acrescentou que há grupos de risco e a necessidade de internações por cerca de três semanas. Manifesta preocupação com a escassez de leitos em UTI e de aparelhos destinados à respiração artificial. Comenta visita a Sorocaba, para evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Sugere à população que evite cumprimentos e visitas a idosos, a fim de protegê-los.
12 -  JANAINA PASCHOAL
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
13 -  PRESIDENTE DOUGLAS GARCIA
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária do dia 16/03, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Lembra sessão solene a ser realizada hoje, às 20 horas, para "Comemoração dos 125 Anos do Centro Espanhol de Santos". Levanta a sessão.
alesp