16/03/2020 - 27ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 18/03/2020:

Resumo da Sessão
Presidência : CORONEL TELHADA / DOUGLAS GARCIA
Secretaria : DOUGLAS GARCIA

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  CASTELLO BRANCO
Exibe slides acerca do Covid-19. Frisa casos de coronavírus, no Brasil. Elenca sintomas da doença. Discorre sobre a importância da prevenção da pandemia. Afirma que amanhã a Mesa deve tomar providências a fim de combater o vírus infeccioso, nesta Casa.
3 -  CARLOS GIANNAZI
Declara apoio aos aprovados em concurso para o cargo de Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária, de 2014, que clamam por suas convocações. Defende a suspensão imediata de aulas em escolas da rede estadual e municipal de ensino. Critica o governador João Doria por suspensão gradativa de atividades em escolas públicas. Afirma ser a iniciativa uma afronta às recomendações mundiais de prevenção à Saúde. Disserta acerca do Iamspe que, a seu ver, encontra-se sucateado. Clama pela convocação de aprovados em concursos para o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual.
4 -  DOUGLAS GARCIA
Assume a Presidência.
5 -  CORONEL TELHADA
Declara apoio ao público presente nas galerias. Parabeniza os municípios que aniversariaram no último fim de semana e os que fazem aniversário nesta data. Disserta acerca do coronavírus. Afirma que amanhã a Presidência desta Casa deverá tomar iniciativas a fim de prevenir a disseminação do Covid-19. Clama para que a população siga as recomendações de higiene pessoal como medida preventiva. Comenta morte de guarda municipal, vítima da criminalidade urbana.
6 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência.
7 -  CORONEL NISHIKAWA
Declara apoio aos manifestantes presentes nas galerias. Defende medidas preventivas contra o Covid-19 para agentes de Segurança Pública. Disserta acerca de seu mandato, nesta Casa. Repudia denúncias sobre o seu suposto envolvimento em esquema de rachadinha. Afirma que este ano seu mandato deve fazer a Semana do Corpo de Bombeiros, prevista para o final junho.
8 -  DOUGLAS GARCIA
Tece críticas a matéria, do jornal "O Globo", em que afirma que o presidente do Movimento Conservador, Edson Salomão, teria pedido a instauração de um inquérito contra o presidente da CPMI das Fake News, o senador Angelo Coronel, por suposto crime de desobediência, abuso de autoridade, fraude processual e obtenção ilícita de prova. Lamenta troca de insultos envolvendo o senador Major Olímpio e o governador João Doria durante evento na sede do Departamento de Operações Policiais Estratégicas. Tece críticas à postura do governador durante o incidente.
9 -  VINÍCIUS CAMARINHA
Disserta acerca da importância da prevenção do coronavírus. Afirma que o vírus deve ser contido para que o Brasil não entre em situação semelhante à da Itália. Frisa a importância de medidas preventivas contra a proliferação do vírus, pela população.
10 -  JANAINA PASCHOAL
Faz coro ao discurso do deputado Vinícius Camarinha, acerca do Covid-19. Clama para que as autoridades brasileiras tomem medidas urgentes a fim de conter a disseminação do coronavírus. Defende o funcionamento desta Casa apenas para serviços emergenciais. Tece críticas a iniciativa do presidente Jair Bolsonaro, em 15/03, durante protesto favorável ao seu governo que, a seu ver, fora um crime à Saúde pública. Declara-se arrependida por seu voto ao presidente da República.
11 -  PRESIDENTE CORONEL TELHADA
Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de amanhã, à hora regimental, com Ordem do Dia. Levanta a sessão.
alesp