05/08/2020 - 32ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 14/08/2020:

Resumo da Sessão
Presidência : CORONEL TELHADA / DOUGLAS GARCIA / GIL DINIZ

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  JANAINA PASCHOAL
Tece considerações sobre projeto, de autoria do deputado Frederico d'Avila, de extinção da Ouvidoria da Polícia Militar. Compara as ouvidorias, de modo genérico, às compliances. Defende a realização de audiência pública acerca do tema. Aduz que deve solicitar a presença de representantes de instituições de Segurança Pública, a fim de favorecer o diálogo.
3 -  CARLA MORANDO
Rebate crítica ao governo de Orlando Morando, prefeito de São Bernardo do Campo, a respeito de extinção do Corpo de Bombeiros da Av. Kennedy. Afirma tratar-se de inverdade. Acrescenta que novo batalhão fora aberto no bairro Nova Petrópolis.
4 -  DOUGLAS GARCIA
Assume a Presidência.
5 -  VALERIA BOLSONARO
Elogia Paulo Chuchu, ex-assessor do deputado federal Eduardo Bolsonaro. Informa que sua desoneração decorre de exigência para a disputa eleitoral. Assevera que há mentiras e conspirações sendo divulgadas pela mídia, com o objetivo de promover a queda do governo Bolsonaro.
6 -  CORONEL TELHADA
Solidariza-se com a comunidade libanesa, em razão de explosão ocorrida no Líbano, ontem. Defende o fim do estado de calamidade, no estado. Informa que hoje comemora-se o Dia Nacional da Saúde e o Dia Nacional da Farmácia. Lembra que a primeira batalha na Primeira Guerra Mundial ocorrera em 05/08. Exibe e rebate matéria do jornal "Folha de S.Paulo" a respeito de resistência de deputados, a retomarem o trabalho presencial nesta Casa. Afirma que visitara a cidade de Santa Branca, cujo prefeito gastara 70 reais por máscara.
7 -  MARCIO DA FARMÁCIA
Informa que a GCM de Diadema recebera veículos, coletes à prova de bala, e armamentos para favorecer o trabalho da Segurança Pública. Manifesta contentamento por ter designado emenda parlamentar para tal fim. Reflete acerca de equipes de patrulhamento formadas pela Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana, para combater o crime, inclusive pancadões.
8 -  PRESIDENTE DOUGLAS GARCIA
Desculpa-se com o deputado Marcio da Farmácia, por comentário em sessão extraordinária em ambiente virtual.
9 -  LETICIA AGUIAR
Reflete sobre o grupo de parlamentares denominado PDO, Parlamentares em Defesa do Orçamento, cujo objetivo é fiscalizar o governo estadual. Indaga qual o objetivo da existência de escritório do Governo do Estado, na China. Assevera que fizera requerimento de informações enviado em abril, ainda sem resposta.
10 -  DR. JORGE LULA DO CARMO
Afirma-se defensor da moradia digna, a favorecer a cidadania. Comenta trabalho como secretário de Habitação e Meio Ambiente de Ferraz de Vasconcelos, antes de ocupar mandato nesta Casa. Informa que direcionara emenda parlamentar para o programa Cidade Legal, a beneficiar 19 núcleos habitacionais na citada cidade, os quais listou.
11 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência.
12 -  DOUGLAS GARCIA
Solicita ao governo estadual medidas em prol da retomada da atividade econômica da rede de profissionais envolvidos com eventos. Comenta manifestação de condutores de perua escolar. Clama ao Governo do Estado que invista na manutenção da Fatec de Praia Grande. Menciona a relevância do curso de Processos Químicos.
13 -  ED THOMAS
Elogia o deputado Coronel Telhada. Manifesta-se a favor do trabalho parlamentar presencial nesta Casa. Afirma que o recurso público deve ser honrado por representantes do povo. Clama ao Governo do Estado que repasse recursos orçamentários para Apaes, para pacientes autistas, para portadores de síndrome de down, e para idosos.

GRANDE EXPEDIENTE
14 -  DOUGLAS GARCIA
Repudia decisão da ministra Cármem Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, de estabelecer prazo de 48 horas para o ministro da Justiça e Segurança Pública explicar dossiê antifascista. Vincula os Antifas à esquerda. Exibe e comenta notícia da CNN, com frase de antifa, a defender o uso da violência. Critica artigo anarquista, o PT e o PSOL. Informa o teor de boletim de ocorrência contra antifa. Lembra morte de cinegrafista da TV Bandeirantes, atingido por rojão no Rio de Janeiro.
15 -  GIL DINIZ
Assume a Presidência.
16 -  DOUGLAS GARCIA
Assume a Presidência.
17 -  GIL DINIZ
Faz coro ao pronunciamento do deputado Ed Thomas, sobre a importância do trabalho presencial nesta Casa, com a devida cautela. Lembra que não conseguira se pronunciar, em ambiente virtual, na CPI das Fake News. Discorre acerca de sua expulsão do PSL, ainda não notificada. Critica o senador Major Olímpio por pleitear que suplente ocupe o seu mandato parlamentar. Lembra que quem o acusara, em 2019, responde atualmente por denunciação caluniosa e extorsão, e que está integrado ao DEM de Suzano, junto ao candidato Jorge Romanos, assessor do deputado Estevam Galvão.
18 -  JANAINA PASCHOAL
Defende debate em prol da celeridade nos processos de adoção de bebês. Afirma que o Cadastro Nacional de Adoção não é suficiente. Assevera que a adoção em tenra idade favorece o vínculo com a família adotante. Informa que deve propor frente parlamentar sobre o tema. Valoriza o instituto da Entrega Legal, que estimula a gestação até o final.
19 -  GIL DINIZ
Para comunicação, defende a realização de obras do Rodoanel em Suzano.
20 -  ED THOMAS
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
21 -  PRESIDENTE DOUGLAS GARCIA
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária do dia 06/08, à hora regimental, com Ordem do Dia. Levanta a sessão.
alesp