28/09/2020 - 65ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 02/10/2020:

Resumo da Sessão
Presidência : GILMACI SANTOS / DOUGLAS GARCIA / CORONEL TELHADA

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  GILMACI SANTOS
Assume a Presidência e abre a sessão. Convoca, em nome da Presidência efetiva, duas sessões extraordinárias a serem realizadas hoje, a primeira às 19 horas e a segunda dez minutos após o término da primeira.
2 -  CARLOS GIANNAZI
Para comunicação, critica a convocação de duas sessões extraordinárias sem prévia reunião das lideranças. Afirma que a medida afeta a autonomia deste Poder.
3 -  CORONEL TELHADA
Faz coro ao pronunciamento do deputado Carlos Giannazi. Critica o PL 529/20. Informa que hoje comemora-se o Dia do Hidrógrafo e o Dia Mundial da Luta contra a Raiva. Defende a retomada do trabalho de profissionais do setor de eventos. Critica o prefeito Bruno Covas pela não liberação de categorias do citado setor, as quais listou. Comenta ocorrência policial em Peruíbe, de salvamento de criança engasgada. Refere-se à apreensão de cerca de 12 toneladas de drogas na Rodovia dos Imigrantes, após perseguição.
4 -  DOUGLAS GARCIA
Assume a Presidência.
5 -  CARLOS GIANNAZI
Critica o secretário da Educação, Rossieli Soares, pela falta de clareza, a seu ver, em anúncio de programa de compra de computadores para a Pasta. Lembra clamor por concessão de banda larga para alunos da rede estadual de ensino. Destaca a importância de agentes de organização escolar, excluídos da medida. Indaga se o anúncio do governo estadual comporta subsídio ou doação de computadores.
6 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência. Retifica, em nome da Presidência efetiva, o horário da realização da primeira sessão extraordinária a ser realizada hoje, para as 19 horas e 30 minutos.
7 -  RICARDO MELLÃO
Lamenta a convocação de sessões extraordinárias para o trâmite do PL 529/20. Aduz que deve obstruir a propositura. Afirma que não há semelhança com a reforma administrativa do Congresso Nacional. Clama por atenção ao art. 24 do citado projeto, por tratar-se de aumento de tributos. Argumenta que a medida visa à transferência do déficit do estado para a população.
8 -  DOUGLAS GARCIA
Critica o PL 529/20. Lembra gastos com compras de aventais, de máscaras, e em hospitais de campanha. Afirma que o governador João Doria praticara crime de responsabilidade. Defende investigações de denúncias contra a citada autoridade. Acrescenta que o chefe do Poder Executivo estadual traíra o presidente da República. Enaltece a relevância do Oncocentro.
9 -  CARLOS GIANNAZI
Anuncia que 75% das pessoas, em pesquisa, são contra a reabertura de escolas. Comenta matéria publicada pelo jornal "Estadão", a informar que o secretário estadual da Educação defende interesses econômicos de estabelecimentos de ensino particulares. Critica pressão por parte do Governo do Estado, pela retomada de aulas presenciais. Defende greve e desobediência civil, a favor da vida. Clama pela concessão de bônus para professores excluídos do direito. Critica a convocação de sessões extraordinárias para o trâmite do PL 529/20.
10 -  DOUGLAS GARCIA
Para comunicação, lamenta o falecimento de Francisco Assis de Souza, combatente do Exército Brasileiro. Transmite condolências aos familiares.
11 -  DOUGLAS GARCIA
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
12 -  PRESIDENTE CORONEL TELHADA
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária do dia 29/09, à hora regimental, com Ordem do Dia. Lembra sessão extraordinária a ser realizada hoje, às 19 horas e 30 minutos. Levanta a sessão.
alesp