27/10/2020 - 81ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 10/11/2020:

Resumo da Sessão
Presidência : GILMACI SANTOS / CASTELLO BRANCO / CONTE LOPES / CAUÊ MACRIS / CARLÃO PIGNATARI

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  GILMACI SANTOS
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  JANAINA PASCHOAL
Noticia a possibilidade de ser votada hoje a isenção de ICMS para medicamentos de atrofia muscular espinhal. Pede a colaboração dos pares para aprovação do projeto. Comenta visita ao Icesp, na manhã de ontem. Elogia o trabalho realizado pelo instituto. Diz estar preocupada com a redução no Orçamento de 2021 da entidade. Alerta para redução de atendimentos no instituto e impacto no sistema de Saúde. Defende o aumento da receita. Apoia a emenda apresentada pelo deputado Alex de Madureira para recompor verba para o Instituto do Câncer.
3 -  PRESIDENTE GILMACI SANTOS
Endossa a fala da deputada Janaina Paschoal. Lamenta a morte do presidente municipal do Republicanos, Marcos Alcântara, por câncer de estômago no último domingo. Tece elogios ao colega.
4 -  PROFESSORA BEBEL LULA
Para comunicação, tece considerações sobre a convivência com o secretário de Educação, Rossieli Soares. Afirma que o secretário desligou o aplicativo durante reunião virtual após pergunta do Sr. Moacyr Américo. Lembra pronunciamento sobre o caso nesta tribuna. Informa que o secretário entrou com ação por danos morais. Clama por mais política e democracia.
5 -  CARLOS GIANNAZI
Apoia o discurso da deputada Professora Bebel. Tece críticas ao secretário de Educação, Rossieli Soares. Repudia o uso da Emenda Constitucional nº 93, de 2016, que desvincula as receitas de estado e municípios, na Fapesp. Lembra que tal emenda não pode ser aplicada na Saúde e Educação. Afirma que a retirada de verba da instituição prejudica as pesquisas. Elogia o trabalho realizado nas universidades públicas, Etecs e Fatecs de São Paulo. Alega que apresentou emenda aumentando o orçamento da pesquisa no Estado. Cita decisão do STF contra o corte de recursos nas ciências no Rio de Janeiro. Pede apoio aos pares.
6 -  CORONEL TELHADA
Cumprimenta os municípios aniversariantes do dia de hoje. Informa a comemoração do Dia do Engenheiro Agrícola. Lamenta as mortes do policial civil Jorge Queiroz, no domingo, e do policial militar Isaque Cerqueira, na Bahia, ambos em tentativas de assalto. Comenta a visita a municípios no interior para campanha de candidatos à prefeitura no final de semana. Discorre sobre o deficit de funcionários nas forças policiais do Estado. Cobra o chamamento dos aprovados em concursos.
7 -  CASTELLO BRANCO
Apresenta slides sobre o fim da gratuidade do Bom Prato. Discorre sobre o atendimento dos restaurantes durante a pandemia de coronavírus. Tece críticas ao pagamento das refeições. Afirma que o Ministério Público Estadual e a Defensoria Pública já pediram a manutenção da gratuidade. Rebate a justificativa do governo para a cobrança. Critica o aumento de verbas para publicidade, previsto no Orçamento de 2021.
8 -  DOUGLAS GARCIA
Lê e rebate matéria no jornal "O Globo" sobre debate no STF sugerindo restrições aos cidadãos que não se vacinarem contra a Covid-19. Considera o Estado desrespeitoso ao direito de escolha do indivíduo. Convida para ato marcado para o dia 01/11 contra o governador João Doria e a vacinação compulsória. Defende o direito à liberdade de escolha sobre o uso de máscara, isolamento social e vacinação. Tece críticas à atuação do governador.
9 -  CASTELLO BRANCO
Assume a Presidência.
10 -  CONTE LOPES
Comenta discurso do deputado Gil Diniz sobre o apoio da deputada Janaina Paschoal ao candidato à prefeitura de São Paulo Andrea Matarazzo. Discorre sobre apoio de candidaturas em eleições passadas. Tece críticas à atuação do governador João Doria. Cita promessa de campanha a respeito do aumento nos salários dos policiais militares. Afirma que o governador se preocupa apenas com as eleições. Defende a independência de escolha dos parlamentares.
11 -  DOUGLAS GARCIA
Para comunicação, informa ter enviado indicação ao governo para a criação de comitê para o combate às aglomerações na Cracolândia. Afirma que o Estado respondeu dizendo que já existe um grupo para tal fim, mas que cabe ao município criar os projetos para a região. Cobra esclarecimentos dos secretários de Desenvolvimento Social e Segurança Pública.
12 -  RICARDO MELLÃO
Discorre sobre a aprovação do PL 529/20. Afirma que o texto, ao seu ver, aumenta os impostos. Comenta a publicação do Decreto 65.253/20, que aumenta a alíquota de ICMS para diversos produtos, os quais listou. Alerta para aumento de preços. Defende corte de gastos no Estado.
13 -  CARLOS GIANNAZI
Tece considerações a respeito da não remoção dos agentes de organização escolar da rede estadual. Lamenta a publicação da Portaria 8/20, que marca a remoção para novembro de 2021. Cobra o chamamento de aprovados em concurso público. Cita deficit de servidores nas escolas estaduais. Discorre sobre a não renovação de contratos de servidores do grupo de risco para Covid-19. Informa que irá notificar o Ministério Público Estadual. Critica a atuação do governo na área da Educação.
14 -  CONTE LOPES
Assume a Presidência.

GRANDE EXPEDIENTE
15 -  CASTELLO BRANCO
Discorre sobre as consequências da aprovação, nesta Casa, da Lei 17293/20. Afirma que vários decretos do Executivo têm aumentado a carga tributária. Apresenta estudo técnico sobre o assunto. Comenta ação direta de inconstitucionalidade movida pela Fiesp, pedindo a suspensão da lei. Critica postura do governo estadual, que nega ter havido elevação de impostos.
16 -  MONICA DA MANDATA ATIVISTA
Lamenta veto do Executivo ao PL 1051/19, de sua autoria, que trata de assistência a servidores da Segurança Pública vítimas de violência. Dá conhecimento de estatísticas sobre a violência, que, a seu ver, justificam a propositura. Argumenta que o projeto brasileiro de Segurança Pública é ineficaz. Opõe-se a projeto de lei, em tramitação nesta Casa, que, a seu ver, dificulta a realização de aborto legal, em casos de estupro.
17 -  CASTELLO BRANCO
Assume a Presidência.
18 -  GIL DINIZ
Rebate declarações do governador João Doria, em que este justificou a não contratação de novos policiais. Discorre sobre as condições de trabalho nos distritos policiais do estado. Afirma que o Executivo tem, por meio de decretos, aumentado o imposto sobre itens da cesta básica, após a aprovação da Lei 17.293/20. Ressalta que esta Casa tem autoridade para derrubar os citados decretos.
19 -  GIL DINIZ
Para comunicação, declara apoio a projeto de lei de isenção de ICMS para certos remédios usados no tratamento da atrofia muscular espinal.
20 -  PRESIDENTE CASTELLO BRANCO
Suspende a sessão até as 18 horas e 30 minutos, às 16h04min.

ORDEM DO DIA
21 -  PRESIDENTE CAUÊ MACRIS
Assume a Presidência e reabre a sessão às 18h35min. Encerra a discussão, coloca em votação e declara aprovado requerimento de não realização de sessão ordinária no dia 30/10. Encerra a discussão, coloca em votações simultâneas e declara aprovados requerimentos de urgência aos PLs 391, 809, 1086, 1178, e 1212/19.
22 -  WELLINGTON MOURA
Solicita a prorrogação da sessão por 30 minutos.
23 -  PRESIDENTE CAUÊ MACRIS
Coloca em votação e declara aprovada a prorrogação da sessão por 30 minutos. Encerra a discussão, coloca em votação e declara aprovado requerimento de urgência ao PL 311/20. Suspende a sessão por três minutos, por conveniência da ordem, às 18h37min, reabrindo-a às 18h43min. Suspende a sessão por dois minutos, por conveniência da ordem, às 18h43min, reabrindo-a às 18h45min.
24 -  CARLOS CEZAR
Para comunicação, manifesta-se a favor de projeto que trata da redução do ICMS de medicamento de uso infantil, para tratamento de atrofia muscular espinhal. Defende a detecção da doença no teste do pezinho.
25 -  TEONILIO BARBA LULA
Para comunicação, tece considerações sobre a elaboração da pauta da presente sessão. Afirma-se contra projeto de autoria do deputado Wellington Moura, referente à ideologia de gênero. Argumenta que a pauta cabe à Presidência.
26 -  WELLINGTON MOURA
Para comunicação, critica a deputada Professora Bebel Lula por impossibilitar trâmite de projeto de sua autoria, na Comissão de Educação.
27 -  PROFESSORA BEBEL LULA
Para comunicação, rechaça o discurso do deputado Wellington Moura. Afirma que já fora cerceada na CPI das Universidades. Comenta sua conduta como presidente de comissão.
28 -  MONICA DA MANDATA ATIVISTA
Para comunicação, defende a inclusão, na pauta, de todos os projetos de lei. Lamenta o costume, nesta Casa, de busca de consenso para o estabelecimento da pauta das sessões. Critica o deputado Gilmaci Santos. Afirma que não deve negociar seu posicionamento político.
29 -  PRESIDENTE CAUÊ MACRIS
Convoca as Comissões de Constituição, Justiça e Redação, e de Finanças, Orçamento e Planejamento, para reunião conjunta a realizar-se hoje, às 19 horas e um minuto, para apreciar o PL 646/20; a Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, para reunião extraordinária a ser realizada hoje, um minuto após o término da anterior, para apreciar o PL 391/19; as Comissões de Constituição, Justiça e Redação, de Transportes e Comunicações, e de Finanças, Orçamento e Planejamento, para reunião conjunta a ser realizada hoje, um minuto após o término da anterior, para apreciar o PL 809/19; as Comissões de Constituição, Justiça e Redação, e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e de Finanças, Orçamento, e Planejamento para reunião conjunta a ser realizada hoje, um minuto após o término da anterior, para apreciar o PL 1086/19; as Comissões de Constituição, Justiça e Redação, de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários; e de Finanças, Orçamento e Planejamento, para reunião conjunta a ser realizada hoje, um minuto após o término da anterior, para apreciar o PL 1178/19; as Comissões de Constituição, Justiça e Redação, de Defesa dos Direitos do Consumidor, e de Finanças, Orçamento e Planejamento, para reunião conjunta a ser realizada hoje, um minuto após o término da anterior, para apreciar o PL 1212/19; e as Comissões de Constituição, Justiça e Redação, Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais, e de Finanças, Orçamento e Planejamento, para reunião conjunta a ser realizada hoje, um minuto após o término da anterior, para apreciar o PL 311/20.
30 -  WELLINGTON MOURA
Para comunicação, relata acordo com a deputada Professora Bebel Lula, para ambos apresentarem requerimentos de urgência a projetos, na próxima semana.
31 -  PROFESSORA BEBEL LULA
Para comunicação, informa que acatara o proposto pelo deputado Wellington Moura, mas como excepcionalidade.
32 -  GIL DINIZ
Para comunicação, informa sua intenção de discutir a totalidade dos projetos pautados.
33 -  DOUGLAS GARCIA
Solicita a suspensão da sessão por 25 minutos.
34 -  PRESIDENTE CAUÊ MACRIS
Defere o pedido e suspende a sessão às 19h02min.
35 -  CARLÃO PIGNATARI
Assume a Presidência e reabre a sessão às 19h29min. Convoca, em nome da Presidência efetiva, sessão extraordinária a ser realizada hoje, 10 minutos após o término desta sessão. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária do dia 28/10, à hora regimental, com Ordem do Dia. Lembra sessão extraordinária a ser realizada hoje, 10 minutos após o término desta sessão. Encerra a sessão.
alesp