19/11/2020 - 96ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 28/11/2020:

Resumo da Sessão
Presidência : CORONEL TELHADA / FREDERICO D'AVILA / TENENTE NASCIMENTO

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  CASTELLO BRANCO
Informa a comemoração do Dia da Bandeira. Apresenta slides sobre aumento da alíquota de ICMS do combustível no Estado, previsto no PL 684/20. Alerta para aumento de custo de vida em São Paulo. Cita frase de Winston Churchill.
3 -  DR. JORGE LULA DO CARMO
Discorre sobre as obras da Linha 15 - Prata do Monotrilho. Lembra que o sistema ficou paralisado por mais de 100 dias em 2020. Exibe reportagens sobre acidentes na linha. Critica a insistência para implementação do modal no Estado. Menciona os gastos e atrasos com a linha. Considera o transporte caro e inseguro.
4 -  MAJOR MECCA
Lamenta a execução de um policial militar. Tece críticas à atuação do governo na Segurança Pública. Afirma que é dever do Estado proteger os agentes. Alega que os policiais são mal remunerados e mal equipados. Discorre sobre os desafios da profissão. Clama pelo impeachment do governador.
5 -  JANAINA PASCHOAL
Pede posicionamento dos candidatos à prefeitura da Capital sobre o conteúdo a ser ministrado nas escolas municipais. Considera a discussão importante, pois, ao seu ver, é direito do cidadão saber o que os candidatos pensam a respeito. Cita a circular enviada aos pais de alunos de escola no Rio de Janeiro utilizando gênero neutro. Afirma que as crianças e os adolescentes não conseguem se impor diante de certas orientações.
6 -  CARLOS GIANNAZI
Rebate o discurso da deputada Janaina Paschoal. Afirma que o PSOL defende a educação libertadora e que estimule o senso crítico. Tece críticas ao projeto "Escola sem Partido". Lembra os secretários de Educação, Paulo Freire e Mário Sergio Cortella, durante o mandato de Luiza Erundina, candidata a vice-prefeita. Lamenta o falecimento de Paulo Henrique Machado, morador do Hospital das Clínicas, em 18/11. Critica o veto do governador ao PL 660/14, elaborado em parceria com Paulo. Discorre sobre a importância da vacinação.
7 -  FREDERICO D'AVILA
Assume a Presidência.
8 -  CORONEL TELHADA
Lembra o Dia da Bandeira, celebrado hoje. Informa os municípios aniversariantes. Parabeniza a Brigada Militar do Rio Grande do Sul pelo aniversário. Comenta o falecimento do coronel Edilberto de Oliveira Melo, aos 99 anos. Discorre sobre a trajetória militar do coronel. Noticia a realização de megaoperação nas marginais para fiscalização de caminhões. Endossa o discurso da deputada Janaina Paschoal. Repudia o que considerou "ideologia de gênero". Critica os pedidos de fechamento da Polícia Militar. Comenta as dificuldades da força no Estado.
9 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência.
10 -  FREDERICO D'AVILA
Tece elogios à atuação do deputado Carlos Giannazi. Faz coro às falas do deputado Coronel Telhada e Janaina Paschoal. Comenta visita ao cônsul da Hungria. Afirma que a constituição húngara irá definir família como homem e mulher. Repudia o que considera "ideologia de gênero". Discorre sobre o treinamento de cães da polícia pelo 5º Batalhão de Polícia de Choque. Agradece ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, pelo discurso em relação ao presidente Bolsonaro na reunião dos Brics. Comenta o aumento de ICMS de diversos itens pelo PL 529/20. Alerta para repasse aos consumidores. Critica o governador João Doria.
11 -  TENENTE NASCIMENTO
Assume a Presidência.
12 -  CASTELLO BRANCO
Comenta o recebimento de reclamações sobre possíveis fraudes nas urnas eletrônicas. Pede para que os eleitores que tiveram problemas registrem uma reclamação no Tribunal Superior Eleitoral. Clama para que os responsáveis investiguem o caso.
13 -  CARLOS GIANNAZI
Discorre sobre o fechamento de turnos na Escola Estadual Visconde de Congonhas do Campo, no Tatuapé. Alega que a comunidade é contra a ação. Considera o encerramento de turnos como improbidade administrativa. Afirma que irá acionar o Ministério Público Estadual. Lembra que todos têm direito ao acesso à Educação de qualidade. Critica a atuação do secretário de Educação Rossieli Soares e do governador João Doria.
14 -  CARLOS GIANNAZI
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
15 -  PRESIDENTE TENENTE NASCIMENTO
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 20/11, à hora regimental. Levanta a sessão.
alesp